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Mercedes-Benz traz novidades na linha de ônibus rodoviários O 500

A Mercedes-Benz apresenta novidades na sua linha O 500 de ônibus rodoviários, com o lançamento dos inéditos modelos O 500 RSD 2443 6x2 e O 500 RSDD 2743 8x2, além do novo motor de 430 cv. As novidades não se resumem aos modelos que estão sendo lançados.

A marca faz do O 500 RSDD 2743 8x2 o primeiro ônibus rodoviário brasileiro a vir equipado com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS) como itens de série. Os novos sistemas chegam junto com o modelo a partir de julho.

Essas avançadas tecnologias, já conhecidas e disponíveis para outros modelos da linha O 500 podem ser requisitadas pelos clientes também em ônibus com freio a tambor.

“Ao estender para vários modelos o leque das tecnologias de segurança ativa, como ACC, AEBS e LDWS, nós reafirmamos o posicionamento do O 500 como o ônibus rodoviário mais seguro do País”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Mercedes-Benz: Novo ônibus O 500 RS com carroceria de 14 metros atende à nova legislação do Contran

O pacote de novidades no portfólio da Mercedes-Benz acrescenta também o lançamento do O 500 RS com PBT de 19.600 kg. Seu chassi permite a instalação de carroçarias de 14 metros, atendendo à nova legislação do Contran.

O novo motor OM 457 LA, de 430 cv, segundo Walter Barbosa, foi desenvolvido atendendo desejo dos clientes da marca. Esse propulsor garante excelente performance e baixo consumo de combustível e passa a ser o mais potente da nossa marca para ônibus no País.

Motor de 430 cv

O aumento de potência do motor OM 457 LA deve-se a uma nova parametrização dos módulos eletrônicos, com novas curvas de potência e de torque, chegando-se em 430 cv a 2.000 rpm e a 2.100 Nm a 1.100 rpm. “O mercado estava solicitando um ônibus mais potente, especialmente para carroçarias DD (Double Decker) e HD (High Decker) de 14 e de 15 metros”, destaca Walter Barbosa.

Os novos ônibus O 500 RSD 2443 e RSDD 2743 chegam também com mais destaques ao mercado. Contam com  chave geral com acionamento por tecla no painel de instrumentos, assistente de partida em rampa e a roda de alumínio 9.00 x 22,5 com pneu 295/80 R 22,5.

Além das diferentes variações de potência dos ônibus O 500, o portfólio da marca oferece três versões de caixas de mudanças: mecânica, automatizada e automática, exclusividade da Mercedes-Benz.

Piloto automático adaptativo

Referência em segurança ativa no segmento de ônibus rodoviários, a Mercedes-Benz trouxe para o Brasil, de forma pioneira, o avançado ACC (piloto automático adaptativo). Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente.

Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto. O ACC se habilita a uma velocidade maior que 15 km/h. Independentemente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo.

O piloto automático adaptativo da Mercedes-Benz é indicado para médias e longas distâncias rodoviárias. Em especialmente para aquelas caracterizadas por retas muito longas e declives acentuados, muito comuns no Brasil. Também é ideal para trechos de serra, com muitas curvas e neblina, pelo fato de identificar veículos à frente e, automaticamente, frear ou acelerar, conforme a situação.

Frenagem de emergência

Outro destaque das tecnologias de segurança ativa dos ônibus Mercedes-Benz é o AEBS (Advanced Emergency Braking System). Sistema de frenagem de emergência, o AEBS tem como objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente.

Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo uma leve intervenção nos freios, ou realizando uma freada de emergência.

Com uma câmera montada no parabrisa, o LDWS (Lane Departure Warning System) detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, à direita e à esquerda.

Funcionando em uma velocidade pré-estabelecida, o sistema gera um alerta sonoro e visual que avisa o motorista se o veículo está se movendo para fora da faixa sem o movimento intencional.

Recurso extremamente importante para prevenção de acidentes, o LDWS detecta a mudança de faixa não intencional onde houver marcação na pista. Opcionalmente, pode ser instalado pelo encarroçador um alerta por vibração no assento do motorista, além de alto-falantes no painel.

Walter Barbosa: diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Itens de segurança em ônibus rodoviários O 500

· ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
· AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
· LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
· TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
· Assistente de partida em rampa
· Retarder – sistema auxiliar de freio
· Top-Brake – freio-motor auxiliar
· Suspensão com sistema anti-tombamento
· ABS – sistema anti-travamento
· ASR – sistema de controle de tração
· EBS – sistema eletrônico de freios
· ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
· ESP – controle eletrônico de estabilidade
· Eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade
· Freio a disco
· Power Mode – mais segurança em ultrapassagens

O 500 RS

A Mercedes-Benz vem acompanhando as regulamentações do setor rodoviário e lança uma versão do O 500 RS 4x2 com PBT – peso bruto total de 19.600 kg para carroçarias de 14 metros de comprimento.

“Com o PBT maior para o O 500 RS, estamos preparados para atender à Resolução 210 do Contran que autoriza carroçarias de 14 metros para veículos 4x2. Esse novo modelo se junta à versão já conhecida do O 500 RS de 18.500 kg de PBT para carroçarias de 13,2 metros”, afirma Walter Barbosa.

Com o 0 500 RS, o cliente ganha nova opção para escolher o modelo de acordo com o comprimento de carroçaria mais indicado para sua operação. O aumento de PBT para carroçarias de 14 metros foi obtido a partir de algumas mudanças no chassi, como a introdução de novos eixos dianteiro e traseiro e de freio a disco.

Essa solução permite o aumento de uma fileira a mais de de assentos, podendo chegar a 50 poltronas para passageiros.

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