Os Porsche 911 Targa 4 e 4S são lançados na Europa. Os modelos chegam com a terceira versão de carroceria da oitava geração do 911 e com tração integral. O item de diferenciação do Targa continua sendo seu sistema de teto completamente automático.
Exatamente como no modelo Targa original de 1965, ele traz uma larga barra de proteção anticapotagem (santantônio). Traz também uma área móvel do teto sobre os bancos dianteiros e uma janela traseira envolvente. O teto pode ser aberto e fechado em apenas 19 segundos.
Porsche 911 Targa 4 e 4S: Novos modelos foram beneficiados com mais potência sob o capô
As duas versões do 911 Targa foram beneficiadas pelo aumento de potência proporcionado pelos motores boxer de seis cilindros e três litros. A versão 911 Targa 4 ganhou 15 cv a mais e agora entrega 385 cv.
Em combinação com o pacote opcional Sport Chrono, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos. É um décimo de segundo mais rápido que o anterior.
O motor do 911 Targa 4S, por sua vez, ganhou mais 30 cv e passou a render 450 cv de potência. Ele atinge a marca de 100 km/h em apenas 3,6 segundos, ficando quatro décimos de segundo mais rápido que seu antecessor.
A velocidade máxima do 911 Targa 4 é 289 km/h (dois km/h a mais). Enquanto isso, o 4S ganhou três km/h, atingindo 304 km/h.
Transmissão de dupla embreagem com oito marchas
Os dois carros esportivos da Porsche estão equipados de série com uma transmissão de dupla embreagem com oito marchas (PDK). A lista acresce também a tração integral inteligente Porsche Traction Management (PTM).
Alternativamente, o 911 Targa 4S pode ser encomendado com a caixa de câmbio manual de sete velocidades recentemente desenvolvida. Além disso, pode incluir o pacote Sport Chrono incluso. Novas tecnologias também foram integradas à lista de conteúdos dos dois modelos 911.
Sistema Porsche InnoDrive
Pela primeira vez foi disponibilizado também o sistema Porsche InnoDrive, que inclui o controle de velocidade adaptativo. Graças à função Smartlift aperfeiçoada, a altura livre do solo pode ser programada. Assim, o carro fica mais elevado no uso diário.
A lista de opções é complementada pela linha da Porsche Tequipment. O modelo oferece ainda novas opções de personalização da Porsche Exclusive Manufaktur. A Porsche prepara numa edição especial do 911 Targa que terá sua estreia em meados de maio.
Tração integral
A performance aprimorada dos novos modelos com tração integral acompanha o desenvolvimento da tração no eixo dianteiro. A unidade que reúne a embreagem e o diferencial é resfriada a água. Conta também com discos de fricção reforçados para maior robustez e maior capacidade de carga.
O maior torque atuando na embreagem aumenta sua precisão de ajuste e a função da tração adicional do eixo dianteiro. Acima de tudo, o eixo dianteiro aperfeiçoado com PTM (Porsche Traction Management - Gerenciamento de Tração) contribui para melhor tração em todas as condições de estrada.
O sistema PASM (Porsche Active Suspension Management - Gerenciamento Ativo da Suspensão) de amortecimento variável controlado eletronicamente é de série nos novos modelos 911 Targa.
Esse sistema ajusta automaticamente as características de amortecimento em termos de conforto de rodagem e dirigibilidade para cada situação de condução. Ele traz dois mapas ajustáveis manualmente, Normal e Sport.
O sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus - Vetoreamento de Torque), que inclui o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro com distribuição de torque totalmente variável, foi adicionado ao equipamento de série do Targa 4S e é disponibilizado como opcional para o Targa 4.
Como as outras oito versões do Porsche 911, os modelos Targa também são equipados de série com o modo Porsche Wet.
Detecção de água na superfície
Sensores montados nas caixas de rodas dianteiras são capazes de detectar água na superfície da via. Se forem detectados volumes significativos de água, um sinal no cockpit recomenda ao motorista acionar manualmente o modo Wet.
A partir daí a responsividade é adaptada para as condições, garantindo o máximo de estabilidade de direção.
A dinâmica do acerto de condução para o 911 Targa 4 inclui pneus 235/40 ZR montados em rodas de liga com 19 polegadas no eixo dianteiro e pneus 295/35 ZR em rodas de 20 polegadas no eixo traseiro.
Já o modelo 4S é equipado com pneus 245/35 ZR em suas rodas dianteiras de 20 polegadas e pneus 305/30 ZR nas rodas traseiras de 21 polegadas.
No Targa 4, a desaceleração fica a cargo de discos de freios de 330 milímetros nos dois eixos, com pinças fixas pretas de quatro pistões. As pinças de freios pintadas de vermelho do Targa 4S têm seis pistões no eixo dianteiro e quatro no traseiro.
Enquanto isso, seus discos medem 350 milímetros na frente e atrás. O Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB - freio de composto de cerâmica) pode ser pedido como opção.
Design com inspiração moderna
Comparado a seus precursores, sua carroceria do 911 apresenta caixas de rodas significativamente mais pronunciadas na dianteira. Entre seus faróis de LED, o capô traz um recuo diferenciado, remetendo ao design das primeiras gerações do 911.
Sua traseira é dominada pelo defletor com extensão variável mais largo e pela barra luminosa integrada sem descontinuidade. Com exceção das seções dianteira e traseira, todas as superfícies externas são feitas de alumínio.
O interior reflete o dos modelos 911 Carrera e é caracterizado pelas linhas claras e retas de seu painel e pelos instrumentos embutidos. Os modelos 911 dos anos 1970 foram a inspiração nesse aspecto.
Ao lado do contagiros central - uma característica muito típica da Porsche - dois estreitos displays sem molduras ampliam as informações fornecidas ao condutor.
Importantes funções
Uma unidade de interruptores compacta com cinco botões para acesso direto a importantes funções do veículo está colocada abaixo da tela central de 10,9 polegadas do Porsche Communication Management (PCM - Gerenciamento de Comunicação).
Os itens de série do PCM incluem navegação online baseada em dados em tempo real fornecidos pelos sistemas de controle de tráfego, assim como o Connect Plus.