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Volvo Cars terá carros autônomos com novas tecnologias em 2022

A Volvo Cars dá um novo passo no desenvolvimento de novas tecnologias para uma direção autônoma e segura. Para tanto, firmou parceria com a empresa Luminar, do Vale do Silício, para desenvolver novos padrões de segurança e tecnologia.

A parceria fornecerá a primeira tecnologia totalmente autônoma da Volvo para rodovias. O recurso abre caminho também para futuros desenvolvimentos de segurança ativa.

Tecnologia LiDAR

A Luminar irá disponibilizar sua tecnologia, chamada LiDAR, para a próxima geração de veículos Volvo com a nova plataforma SPA 2.

Todos estarão preparados para receber o hardware de condução autônoma a partir do início da produção em 2022. O dispositivo Luminar LiDAR virá integrado ao teto do carro.

Luminar LiDAR highway perception

Além disso, os carros com a plataforma SPA 2 poderão ter seus softwares atualizados a qualquer momento através da nuvem, se o consumidor assim desejar.

O recurso Highway Pilot é a primeira tecnologia de condução autônoma em estradas. E será ativado assim que seja verificado ser seguro para locais e condições geográficas específicas.

Volvo Cars: Tecnologia da Luminar, uma espécie de radar a laser, pode medir distâncias além de 250 metros

O LiDAR é um uma espécie de “radar a laser” que mede distâncias em relação a objetos ao redor do veículo. O sistema da Luminar pode medir distâncias além de 250 metros, dando aos carros autônomos tempo para tomar decisões seguras em ambientes de tráfego complexos.

“A condução autônoma tem o potencial de ser uma das tecnologias mais importantes da história, se introduzida com responsabilidade e segurança”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars.

Green disse ainda que “fornecer aos nossos futuros carros a visão necessária para tomar decisões seguras é um passo importante nessa direção".

Além da funcionalidade do Highway Pilot, ambas empresas também estão explorando a melhoria de futuros sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), com o potencial de equipar todos os futuros carros baseados no SPA2 com um sensor LiDAR como padrão.

Como funciona

A tecnologia da Luminar é baseada nos sensores LiDAR de alto desempenho, que emitem milhões de pulsos de luz laser para detectar com precisão onde estão os objetos. O sistema digitaliza o ambiente em 3D e cria um mapa temporário em tempo real sem a necessidade de conexão com a Internet.

Luminar roofline LiDAR integration

O LiDAR é fundamental na criação de carros que podem navegar com segurança no modo autônomo. Ele proporciona a visão e a percepção confiáveis ​​que câmeras e radares por si sós não podem fornecer.

Para ativar o recurso Highway Pilot, a tecnologia de percepção da Luminar será combinada com o software de condução autônoma e as câmeras, radares e sistemas de backup para funções como direção, frenagem e energia da bateria instalados nos próximos carros Volvo.

O conjunto oferece aos usuários da Volvo acesso a recursos seguros e totalmente autônomos para uso em rodovias.

Direção autônoma

"Em breve, os veículos Volvo poderão dirigir autonomamente em rodovias quando o carro determinar que é seguro fazê-lo", disse Henrik Green. Nesse momento, segundo Henrik Green, o veículo assume a responsabilidade pela direção e você pode relaxar, tirar os olhos da estrada e as mãos do volante.

Com o tempo, as atualizações expandirão em nuvem as áreas em que o carro pode dirigir sozinho.

Para a Luminar, sediada no Vale do Silício, a parceria com a Volvo Cars representa a primeira entrega de sua tecnologia para produção em série. Este é um passo fundamental para alcançar as economias de escala necessárias para levar a tecnologia à indústria automotiva em geral.

"A Volvo Cars é reconhecidamente a pioneira em segurança automotiva, tendo impulsionado a padronização em todo o setor para as mais avançadas tecnologias de segurança", disse Austin Russell, fundador e CEO da Luminar.

A próxima era está na direção autônoma e, mais uma vez, a Volvo Cars assumi a liderança com um grande marco no setor. A parceria já resolveu os principais desafios de custo, desempenho e níveis de autonomia para possibilitar a produção em série.

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