A Fiat Toro 2021 ganha novos equipamentos e aposenta de vez o motor 2.4 Tigershark Flex de 186 cv de potência. Ao deixar de ofertar o motor Tigershark na picape a fabricante deixa um claro sinal de que a motorização 1.3 turbo chega em breve à linha no Brasil, provavelmente no próximo ano.
Esse mesmo propulsor turbo, que foi apresentado no Jeep Compass, na Europa, vai equipar também outros modelos da Fiat e da própria Jeep no mercado brasileiro.
A Toro 2021 não mexe em nada no visual, mas investe em conectividade e segurança. A picape que trouxe o conceito SUP (Sport Utility Pick-up) no Brasil ganha nova central multimídia UConnect 7”. É a mesma central que deveria fazer estreia na nova picape Strada, que será lançada no próximo dia 26.
Fiat Toro 2021: Nova central Multimídia espelha com Apple CarPlay e Android Auto, sem a necessidade de cabo
O novo equipamento, que prima pela modernidade em infoentretenimento, permite espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto, sem o uso de cabo. Passa a ser de série a partir da versão Freedom. As versões Ranch e Ultra, topo da gama, agora contam com sete airbags de série.
A Fiat Toro 2021, vendida em cinco versões e oito configurações, parte de R$ 99.990 na versão de entrada Endurance 1.8, Flex, com câmbio manual de cinco marchas, e chega a R$ 171.990 na versão Ultra 2.0 turbodiesel, 4x4, com transmissão automática de 9 marchas.
A linha 2021 da Toro não sofre qualquer alteração visual, exceto na mudança da luz da caçamba para o interior do compartimento. O objetivo foi a de garantir uma iluminação mais privilegiada com a capota marítima fechada.
Com aposentadoria do motor 2.4 flex pelo modelo, a Toro é oferecida agora (enquanto não chega o novo 1.3 turbo de 130 cv e 150 cv ) com apenas duas motorizações. Uma delas é o motor 1.8 flex de até 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas, e o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre associado com câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.
Central multimídia
Com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, a nova central multimídia UCoinnect7” traz recursos sofisticados como Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless).
Com alta definição de 1280 x 768 pixels, o sistema funciona com uma CPU de 2.100 GHz para rápido processamento de dados. Com memória interna de 16 GB para armazenamento de informações, trabalha com rápida memória RAM de 2GB.
O sistema foi totalmente desenvolvido pela Fiat, que melhorou de forma significativa a experiência do usuário com o veículo, tornando mais práticas funções dos smartphones.
Navegação
A nova central oferece Navegação via Waze e Google Maps, Música (Streaming /MP3), Reconhecimento de voz (Siri /Google Voice), Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo, Integração com calendário.
A linha 2021 do Fiat Toro chega também com uma importante evolução em termos de segurança nas versões Ranch e Ultra. As duas passam a contar com novos airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista.
Agora somam sete bolsas infláveis em caso de acidente. Outra mudança na gama diz respeito à versão Volcano, que recebeu como item de série revestimento de couro para os bancos.
Preços da Fiat Toro 2021
Endurance 1.8 Flex MT5 - R$ 99.990
Endurance 1.8 Flex AT6 - R$ 105.990
Freedom 1.8 Flex AT6 - R$ 117.990
Endurance 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 137.990
Freedom 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 149.990
Volcano 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 162.690
Ranch 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 169.990
Ultra 2.0 Diesel AT9 4x4 - R$ 171.990
As versões e seus itens de série
Toro Endurance (com motor 1.8 flex e câmbio manual ou automática): traz de série rodas de 16 polegadas e pneus 215/65, grade de proteção do vidro traseiro e santantônio (exclusivos da configuração), chave com telecomando, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, Hill Holder, protetor de caçamba e piloto automático.
Toro Endurance (2.0 turbodiesel): Traz todos os equipamentos da versão Endurance flex e adiciona HDC (controle de descida), protetor de cárter e skid plate integrado ao para-choque dianteiro.
Toro Freedom (1.8 flex): vem de série com volante em couro com aletas para troca de marchas, comando com reconhecimento de voz, ar-condicionado dualzone, apoio de braço central dianteiro com porta-objetos, barras longitudinais no teto, capota marítima, faróis de neblina com sistema Cornering, porta-escada, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, rodas de liga leve de 16 polegadas e pneus 215/65, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré.
Toro Freedom (2.0 turbodiesel): Conta com todos os equipamentos da versão Freedom flex e adiciona rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus ATR de uso misto.
Toro Volcano: Traz de série bancos de couro, banco do motorista com regulagem elétrica em oito posições, quadro de instrumentos com display de 7" colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa, porta-objetos debaixo do banco do passageiro, console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos, sensor de pressão dos pneus, faróis com sistema DRL, Keyless entry'n'go, partida remota, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos (Tilt down / rebatimento / luz de conforto), rodas em liga leve de 18 polegadas com pneus 225/60 e sensores crepuscular e chuva.
Toro Ranch: Conta com bancos em couro marrom, pintura no mesmo tom na moldura do rádio, saídas de ar, alça da porta e volante, barra de proteção do vidro traseiro, engate reboque removível traseiro, interior escurecido (revestimento do teto e colunas, alça de segurança, porta-óculos) e para-barros dianteiros e traseiros completam o visual. Internamente, o recurso Welcome Movement com fundo de tela específico da série no quadro TFT de sete polegadas confere exclusividade à versão.
Toro Ultra: Traz de série todos os equipamentos da Toro Ranch e conta ainda com dynamic cover, também de série. O equipamento oferece mais segurança para os objetos colocados na caçamba. Além disso, assegura melhor vedação contra infiltração de água. A tampa é removível, o que facilitará caso o cliente queira carregar a caçamba com objetos maiores que sua capacidade quando fechada.
Pacotes opcionais
Endurance Pack Convenience: faróis de neblina com sistema Cornering; porta-escadas; brake-light; sensor de estacionamento traseiro; retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down + setas de direção integradas.
Endurance Pack Convenience Multimídia: câmera de ré; central multimídia com tela de 7 polegadas, Apple CarPlay Wireless e Android Auto Wireless; 6 alto-falantes; volante em couro com comando do rádio e telefone; 2 Tweeters no painel.
Endurance: Start & Stop.
Mais pacotes opcionais - Fiat Toro 2021
Freedom Pack Stile: bancos revestidos parcialmente em couro; descanso de braço traseiro central com porta copo.
Freedom Pack S-DESIGN: Apoia-braço central traseiro com porta-copos; santantônio; pintura cinza na capa dos retrovisores externos; grade superior dianteira e barras de teto; estribos laterais pretos; interior escurecido (teto e colunas); cor específica da moldura da central multimídia, saídas de ar, alças das portas e aros dos alto-falantes; bancos revestidos com mescla de couro e tecido; painel das portas dianteiras revestidos em couro com costura preta; volante e kit chaves; faixas adesivas no capô e tampa traseira da caçamba; rodas com pintura escurecida; badge; logos; identificação de versão/motor escurecidos no exterior.
Freedom: Start & Stop.
Volcano: Pack Deluxe Safe: teto solar; 5 airbags adicionais (laterais, cortina e joelho do motorista).
Volcano Pack Safety: 5 airbags adicionais (laterais, cortina e joelho do motorista).