O VW Nivus começou a ser produzido nesta segunda-feira, dia 8, na fábrica da Volkswagen da Anchieta, em São Bernardo do Campo/SP, de seu mais novo veículo. Desenvolvido no Brasil, o Nivus inaugura uma nova era conectividade, streaming e serviços na marca com a nova central de infotainment VW Play.
O novo Volkswagen Nivus fará sua estreia no mercado no final do mês de julho. Será vendido nas versões Comfortline e Highline, mas sem preço oficial ainda definido. O motor e a transmissão serão únicos: 200 TSI, de três cilindros, com 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, e transmissão automática de seis velocidades.
Nivus na Europa
O modelo SUV com linhas esportivas cupê será também produzido e comercializado no mercado europeu. Ele quebra o paradigma de ser desenvolvido sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases. Isso só está sendo possível peço fato de ter sido concebido de forma 100% digital.
"Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo do projeto em 10 meses. Realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos", enfatiza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.
VW Nivus será produzido utilizará a moderna Estratégia Modular MQB
A fábrica da Anchieta já produz o VW Polo e VW Virtus e agora recebe o novíssimo VW Nivus. O modelo compacto será produzido sobre a Estratégia Modular MQB, a mesma dos irmãos Polo e Virtus. A plataforma MQB representa um dos mais modernos conceitos para produção de veículos.
A Volkswagen fez investimentos na linha de produção, já inseridos no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados. Os valores contemplam, principalmente, novas instalações como na área de Armação. Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs.
Parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança. Além disso, houve uma ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados.
Na Estamparia, foi instalada uma nova de prensa "Extra Large". O equipamento é capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto. Sua eficiência reduz custos em função da eficiência energética dos equipamentos.
100% digital
No Laboratório de Protótipo Virtual é utilizada tecnologia de ponta para tornar reais os futuros carros da marca, como aconteceu com o Nivus. A empresa utiliza recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz.
Como se trata de um projeto 100% digital, não foi necessário fazer um único protótipo físico para desenvolver o VW Nivus. No caso, levando-se em consideração o mercado sul americano e europeu. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos.
Com isso, só no Laboratório de Protótipo Virtual houve uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores. Em função da tecnologia, foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem no Brasil virtualmente.
Indústria 4.0
No Laboratório de Protótipo Virtual, ferramentas da Indústria 4.0 como impressoras 3D e processos digitalizados integram a produção do carro. Tudo com alto nível de automação e inteligência artificial.
Todos os processos de simulação foram realizados em ambiente virtual. Com isso, houve a otimização de custos e tempo, bem como a análise da ergonomia correta do operador durante a montagem.
VW Nivus: Desenvolvido no Brasil
Desenvolvido no Brasil, o Volkswagen Nivus será exportado para países da América Latina. O novo modelo será também produzido no ano que vem na Europa, especificamente em Pamplona, na Espanha.
Cerca de 30 pessoas do time da Espanha está envolvida no projeto. Parte delas tem visitado as instalações no Brasil para conhecer de perto o desenvolvimento do Nivus. O objetivo é adquiri experiência para a sua fabricação na Europa.