As novas Honda CB 650R e CBR 650R 2020 chegam ao mercado refletindo o novo posicionamento da marca em oferecer produtos com conceitos cada vez mais modernos e com alta tecnologia. Os dois modelos foram destaques da marca Salão Duas Rodas de 2019 e chegam às ruas com preços de R$ 39.416 e R$ 41.080, respectivamente.
Os preços têm como base o Estado de São Paulo, e neles não inclusas despesas de frete e seguro.
Inspirada no conceito Neo Sports Café, inaugurado no Brasil pelo modelo CB 1000R, a Naked CB 650R 2020 traz as cores azul perolizado, vermelho e prata metálico. O modelo mescla design minimalista com a agressividade típica das café racer, fator explicitado pela substituição do sufixo "F" pelo "R".
Já a CBR 650R 2020 tem nas formas de sua carenagem uma clara identidade com a superesportiva de referência da Honda, a Fireblade. Além disso, a versão esportiva também segue o conceito "Total Control", e mesmo com a troca do "F" pelo "R" no nome segue sendo acessível para usuários de diferentes níveis. Está disponível nas cores vermelho e cinza metálico.
Conceito inovador
A CB 650R explora o conceito Neo Sports Café através de proporções ultra compactas. Com peso reduzido em cerca de 4 kg, a nova naked traz suspensão dianteira tipo invertido, cálipers do freio dianteiro com fixação radial e rodas ainda mais leves.
A posição de pilotagem das novas Honda CB 650R e CBR 650R permite um posicionamento agressivo graças ao guidão de alumínio cônico e pedaleiras levemente recuadas.
A iluminação Full-LED destaca o novo grupo ótico dianteiro, circular, elemento característico do estilo Neo Sports Café. O painel de instrumentos é do tipo Black out LCD e inclui indicador de marchas engatadas e luz-alerta "shift-up", que avisa o momento ideal para troca de marchas.
A esportiva CBR 650R, por sua vez, apresenta a agressividade que se espera de uma genuína herdeira da tradição CBR. A carenagem tem como destaque a parte frontal, composta pelo novo grupo ótico duplo e tomadas de ar, elementos que evidenciam a forte esportividade do modelo.
O novo banco em dois níveis, a rabeta essencial e os semi-guidões fixados sob a mesa superior, oferecendo posicionamento ideal para pilotagem esportiva.
Iluminação Full-LED, painel Black out, indicador de marchas também estão presentes na CBR 650R, assim como a inédita suspensão invertida, a frenagem com cálipers radiais e as rodas aliviadas.
Novas Honda CB 650R e CBR 650R compartilham o mesmo motor e chassi
Elementos em comum às Honda CB 650R e CBR 650R são o motor e o chassi. O tetracilindro DOHC arrefecido a líquido é dotado de câmbio de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC - Honda Selectable Torque Control.
O chassi tubular de aço segue a arquitetura tipo Diamond, com a zona da fixação do eixo da balança realizada em aço estampado e não mais em aço forjado, o que resultou em uma economia de peso de 1,9 kg .
A atualização técnica do motor que equipa as novas Honda CB 650R e CBR 650R teve por objetivo oferecer desempenho mais esportivo aos modelos.
Deste modo, o tetracilíndro DOHC de 16 válvulas e exatos 649 cm3 recebeu alterações que visaram aumentar a entrega de potência em médias rotações. A potência máxima é de 88,4 cv à 11.500 rpm o torque é de 6,13 kgm.f a 8.000 rpm.
Sistema de admissão
O sistema de admissão de ar da CB 650R é composto por duas tomadas de ar situadas ao lado do tanque. Na CBR 650R, as tomadas de ar - também duplas - estão situadas na parte frontal da carenagem. Em ambas, a caixa do filtro de ar foi modificada em relação às "F", alteração que é, em parte, responsável pelas características de entrega de potência otimizadas.
Outra modificação relevante é a majoração dos coletores de escape. Os tubos passaram de 35 para 38,1 mm de diâmetro com o intuito de atender os maiores níveis de potência e rotação máxima.
A embreagem agora é do tipo deslizante, o que previne repentinas perdas de aderência da roda traseira no caso de reduções de marcha extremas, frequentes na pilotagem esportiva. O acionamento da embreagem se vale de assistência, que reduziu em 12% o esforço necessário para o acionamento da alavanca.
O sistema de controle de tração HSTC - Honda Selectable Torque Control -, se encarrega de conter eventuais perdas de aderência do pneu traseiro em situações de forte aceleração.
O dispositivo proporciona tranquilidade para a pilotagem em pisos de baixa aderência. Pilotos experientes podem optar pela desativação do controle de tração através de um botão situado no punho esquerdo.
Chassi tubular de aço
As novas Honda CB 650R e CBR 650R compartilham um chassi tubular de aço tipo Diamond. As traves que sobem em direção guidão também tiveram sua especificação modificada. Estas ficaram mais flexíveis na região central e mais rígidas na conjunção com a coluna de direção.
A alteração foi motivada pela introdução de uma nova suspensão dianteira, a Showa SFF do tipo invertido. Suspensões invertidas têm como vantagem a redução do peso não suspenso.
A suspensão traseira tem um conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições, trabalhando vinculado diretamente a balança de suspensão traseira assimétrica.
A frenagem também evoluiu: o sistema ABS antitravamento atua no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de quatro pistões fixados radialmente. O disco traseiro se vale de cáliper de pinça simples.
Novas rodas
Novas também são as rodas, mais leves, com cinco raios duplos que calçam pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.
Um dispositivo de segurança suplementar equipa a CB 650R e CBR 650R: trata-se do Emergency Stop Signal. O dispositivo reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56 km/h. Através de sensores do módulo do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.