A DAF lançou nesta terça-feira, dia 18, o novo caminhão XF, produzido na fábrica da marca em Ponta Grossa, no Paraná, e projetado exclusivamente para o Brasil. O XF é o principal lançamento da companhia e começa chegar às revendas no começo de setembro, nas configurações de tração 6x4, 6x2 e 4x2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.
O DAF XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros. O propulsor foi redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência superior. O novo caminhão DAF XF chega ofertando o motor MX13 com 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e com 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).
O motor MX13 de 12,9 litros conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. Esse novo propulsor permite combinação de força, utilizando relações mais longas do eixo traseiro. O resultado é o transporte de cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.
Transmissão ZF TraXon
A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. A ZF TraXon oferece trocas de marchas mais rápidas, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista.
Segundo o fabricante, seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo.
O fabricante não anunciou os preços do novo XF, que está 14% mais econômico em relação ao seu antecessor. O consumo menor, segunda os executivos da DAF, é fruto de um trabalho de engenharia liderado pelo Brasil e com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda. Foram quatro anos de desenvolvimento e testes.
“Estabelecemos uma parceria de longo prazo com o Brasil, um mercado de grande potencial e estratégico para o nosso crescimento. Prova disso é que, apesar do atual cenário, a DAF seguiu todos os seus planos. Finalizou o aporte para o lançamento do novo XF. Vale ressltar que o modelo alia robustez, conforto e tecnologia a um consumo de combustível até 14% em relação à versão anterior”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.
O freio motor PACCAR MX ficou ainda mais potente, com 490 cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.
DAF: Tecnologias a bordo são o diferencial do novo caminhão XF
O diferencial do novo DAF XF é o conjunto tecnológico, concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. O primeiro deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.
Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático. Com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, o sistema consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.
O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.
O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.
Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).
Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
Cabine e interior
O novo DAF XF traz duas opções de cabine, a Space e a Super Space. Esta última é a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.
O exterior ainda possui novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan. Essas lentes são as mesmas utilizadas em janelas de aviões. O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.
No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.
O ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.
O novo XF dispõe do maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas. O transportador pode optar por beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.
“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país. Além disso, manteve atributos de conforto e dirigibilidade”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
Resultados recordes
Prestes a completar sete anos de operações no país, a DAF contabiliza resultados positivos. A companhia fechou o acumulado de julho de 2020 com 2.194 mil unidades emplacadas, um crescimento de 29% em comparação a 2019. O XF começou o ano em terceiro lugar na sua categoria, conquistando uma posição de destaque na preferência do transportador brasileiro.
Com o novo XF, a companhia espera acelerar seu ritmo de crescimento. Os modelos chegam à Rede de Concessionárias em outubro, quando serão emitidos os primeiros pedidos do caminhão. A partir desta data os clientes terão também a oportunidade de conhecer os produtos por meio do Showroom Virtual DAF.
Pela plataforma do Showroom Virtual será possível ter acesso a todas as informações sobre a linha de produtos DAF e, se houver interesse de compra, o cliente é direcionado automaticamente a um vendedor da Rede de Concessionárias. Os clientes podem acessar o Showroom pelo link www.novodafxf.com.br.