A nova Mitsubishi L200 Triton Sport 2021 chega ao mercado totalmente renovada. A picape que tem o DNA 4x4 começa a ser vendida nas versões de entrada GLS, intermediária HPE e a topo de linha HPE-S, com preço de partida de R$ 188.990.
Produzida em Catalão (GO), a L200 Triton Sport vai conviver com a versão anterior, vendida como L200 Triton Outdoor. A fabricante japonesa deixou claro que sua nova picape chega para atropelar a concorrência e ser a picape mais vendida no segmento.
Com novo visual externo arrojado e encorpado, interior também renovado e nova transmissão de seis marchas, a L200 Triton Sport da quinta geração ganha com uma dose a mais de disposição para enfrentar todo tipo de terreno.
Sistema Off-Road Mode
O novo sistema Off-Road Mode deixa a picape mais preparada para encarar os mais diferentes tipos de pisos, Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra.
Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso. Cada um altera automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração.
Nova Mitsubishi L200 Triton Sport: Motor turbodiesel de 190 cv e nova transmissão de seis velocidades
O motor que equipa todas as versões é o 2.4 Turbodiesel, quatro cilindros, com 190 cv e 43,9 kgfm de torque, com estrutura em alumínio. Esse propulsor utiliza a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável. É associada à nova transmissão automática de seis velocidades, com paddle shifters no volante nas versões HPE e HPE-S.
As novidades não param por ai na Mitsubishi L200 Triton Sport. A nova geração do modelo traz Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência.
Isso sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador. A única ação é controlar a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.
O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno.
Modos de condução
Pelo seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso: 2H, 4H, 4HLc e 4LLc. Cada piso recebe um modelo de condução.
A nova L200 Triton Sport 2021 traz sistema de suspensão independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. Ela garante o bom desempenho e ajuda a encarar lombadas, buracos e valetas com facilidade. Além disso, oferece um controle de movimentação de carroceria, assegurando conforto aos ocupantes.
Versões e preços da nova Mitsubishi L200 Triton 2021
L200 Triton Sport GLS AT – R$ 188.990
L200 Triton Sport HPE – R$ 212.990
L200 Triton Sport HPE-S – R$ 232.990
Outros pontos fortes da Mitsubishi L200 Sport 2021 são os ângulos de entrada, saída e brake over, com 32º, 23º e 25º respectivamente. Sua capacidade de travessia em trechos alagados é de até 600 milímetros de profundidade.
Para situações onde uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC). O equipamento monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência. Direciona, dessa forma, a tração para a roda melhor apoiada ao solo.
A tração oferece também o Sistema de Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica. É bastante útil em situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.
Nova Mitsubishi L200 Triton Sport: Mudanças
A dianteira da nova Mitsubishi L200 Triton Sport foi totalmente redesenhada. O conceito de design empregado foi o mesmo utilizado no Eclipse Cross, Pajero Sport e na L200 Outlander, que se mantém na linha.
A grade é na cor alumínio, acompanhando as molduras do para-choque em cromado no formato de bumerangue. O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado.
O novo conjunto óptico conta com faróis mais afilados. Não só evoluiu como ficou eficiente para dar maior visibilidade e segurança ao motorista. As versões HPE e HPE-S, são equipadas com faróis de neblina, agora com uma capacidade ainda maior de iluminação.
Faróis Bi-LED com DRL
Por sua vez, a versão topo de linha HPE-S, tem faróis Bi-LED com DRL integrado, com ajuste de altura e lavador. São perfeitos para viagens noturnas ou situações de off road pesado com muita lama e poeira.
Nas versões HPE e HPE-S os retrovisores têm rebatimento elétrico com luz de seta, capa cromada e desembaçador. As maçanetas são cromadas e há estribos laterais para facilitar o acesso.
As mudanças da nova L200 Triton Sport 2021 também são visíveis na traseira, onde se destaca o novo parachoque. A peça traz sensores de estacionamento e degrau de acesso à caçamba.
Lanternas redesenhadas
As lanternas traseiras foram totalmente redesenhadas e são de LED na versão HPE-S. Para trazer ainda mais segurança, o brake light foi integrado na tampa. A solução oferece melhor visibilidade, mesmo se a carga transportada for alta.
De série, o modelo 2021 ganhou rodas de 18”, mas na versão HPE-S têm design exclusivo.
O sistema de entretenimento colocado no novo painel central é da marca JBL. Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, o multimídia pode ser totalmente integrado às tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.
Por ele, receber ou fazer ligações por comando de voz e mesmo verificar os níveis de sinal e de bateria direto na tela do veículo. O motorista também pode espelhar uma série de aplicativos como Waze, Google Maps, Spotify.
As versões HPE e HPE-S da Mitsubishi L200 Sport da quinta geração contam com sensor crepuscular, que sistema garante o acendimento automático dos faróis. Contam também com sensor de chuva, sensores de estacionamento e câmera de ré. A HPE-S ainda é equipada com sensor de estacionamento frontal.
Itens de comodidade
Com o propósito de oferecer conforto ao motorista, a nova L200 Triton 2021 vem de série com o sistema Smart Keyless de abertura de portas e ignição do motor. Por aproximação, a presença da chave é identificada pelo veículo.
Com isso, basta que o motorista aperte um botão na maçaneta para acessar o interior do veículo. A partida é dada pelo botão “start-stop”, localizado próximo ao volante.
O sistema de ar condicionado ganhou mais eficiência com as saídas de ar colocadas no teto. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado também no teto.
Nas versões HPE e HPE-S o seletor de temperatura é digital de duas zonas. Pelo seletor, o motorista e o passageiro do banco da frente escolhem temperaturas distintas para o habitáculo. Ambas as versões oferecem ainda acabamento interno de alta qualidade e bancos revestidos em couro com ajustes elétricos para o motorista.
De série, a picape traz o sistema de freios ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD). A tecnologia garante controle e resposta rápida em situações de frenagens bruscas. Sua ação é em conjunto com o controle de estabilidade (ASC).
Sensores de segurança
Todas as versões da nova Mitsubishi L200 Triton 2021 trazem sensores espalhados por todas as partes, que monitoram várias vezes por segundo o comportamento do modelo. Caso seja identificada uma possível derrapada em situação de curva, estes sensores ativam o sistema de controle ativo de estabilidade (ASC).
Por sua vez, eles acionam automaticamente os freios e desaceleram o veículo de forma a mantê-lo na trajetória correta.
O modelo conta também com o sistema Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.
O sistema de Assistente de Partida em Rampas (HSA) segura a picape parada por aproximadamente 3 segundos nas partidas em rampa. O equipamento é ideal para quando o carro estiver totalmente carregado.
Nova Mitsubishi L200 Triton Sport: Equipamentos
A versão de entrada GLS da nova Mitsubishi L200 Triton conta com dois airbags frontais. Enquanto isso, as versões HPE e HPE-S dispõem de sete bolsas de ar distribuídas entre frontais, laterais e para o joelho do motorista.
A HPE-S tem a mais os Sistemas de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) e de Alerta em mudança de Faixa (LDW).
O primeiro detecta veículos no ponto cego do motorista e emite alerta sonoro e visual no espelho retrovisor externo. Já o segundo avisa o motorista que a picape está indo de uma faixa de rodagem para outra, caso ele não tenha acionado as setas.
Ainda na versão HPE-S outro equipamento disponível é o sistema Auto High Beam (AHB). Ele alterna o farol alto para o baixo automaticamente ao perceber um veículo vindo na direção contrária. Essa ação ofuscamento do outro condutor.
A inteligência integrada a bordo também está presente no Sistema de Frenagem Autônoma (FCM), que equipa a versão HPE-S. O sistema atua por meio de sensores e câmeras colocadas na parte frontal do veículo.
Além de monitorar a velocidade atual da picape, o FCM consegue identificar se um obstáculo está se aproximando de forma muito rápida.
Freios ABS
Uma vez identificada esta situação, os freios ABS da nova L200 Triton Sport 2021 são acionados automaticamente. Nesse caso só se não houver nenhuma ação do motorista, o que ajuda a evitar ou minimizar os impactos de uma colisão.
A versão HPE-S conta também com a tecnologia UMS, um sistema de prevenção de aceleração involuntária.
A tecnologia a bordo da L200 Triton Sport HPE-S não atua para prevenir somente colisões dianteiras. O modelo também é equipado com o Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA).
Após o motorista engatar a marcha a ré, a tecnologia inicia uma varredura de possíveis objetos ou qualquer outro obstáculo que se encontra atrás da picape.
Para isso, o sistema se utiliza de sensores colocados nas extremidades do para-choque traseiro. Caso algum veículo comece a se aproximar da nova Mitsubishi L200 Triton 2021 um sinal sonoro e visual será emitido no interior do modelo.