A Volkswagen Caminhões estreia no Brasil com os maiores extrapesados do mundo. Com os novos gigantes Meteor 29.520 6x4, Meteor 28.460 6x2 e ainda o Constellation 33.460 6x4, equipados com novo motor MAN D26 de 13 litros, a fabricante alemã abre uma nova era na oferta de caminhões no Brasil.
As novidades da Volkswagen Caminhões chegam ao maior mercado da América Latina com a promessa de revolucionar o transporte de cargas.
Os lançamentos da Volkswagen não são só os maiores. São também os caminhões mais potentes da linha, na faixa de 460 e 520 cavalos de potência. Os Meteor 29.520 6x4, Meteor 28.460 6x2 e ainda o Constellation 33.460 6x4 habilitam agora a fabricante em novas categorias, com soluções para atender à completa gama de caminhões de 3,5 toneladas a 125 toneladas.
Preços
A nova linha da Volkswagen Caminhões já está em pré-venda por valores que vão de R$ 540 mil a R$ 590 mil, sem considerar os opcionais. O Constellation 33.460 parte de R$ 540 mil, o Meteor 28.460 6x2 de R$ 550 mil e o Meteor 29.520 6x4 de R$ 590 mil.
Os extrapesados da VW chegam no mercado com o objetivo de fazer a marca crescer no segmento que mais se expande. A nova linha, já produzida já na era da industria 4.0, é resultado de quatro anos de desenvolvimento e mais de R$ 1 bilhão investidos.
Os novos Meteor e Constellation estreiam sob o capô a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros. Desenvolvido e produzido no Brasil, o País é o primeiro fora da Europa a fabricá-lo. Garante o fabricante que o novo propulsor assegura maior economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas aplicações.
O VW cavalo-mecânico Meteor 28.460 6x2 chega para reforçar o portfólio da empresa no transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias, como conceito de conforto para propocionar uma viagem de primeira classe. Nessa configuração, o extrapesado opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas.
Versátil, o Meteor 28.460 6x2 pode atuar nos mais variados segmentos. Seja como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros. Tem propulsor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.
Meteor 29.520 6x4
Por sua vez, o VW Meteor 29.520 6x4, o mais potente da marca, é equipado com a nova geração do consagrado motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil. Com 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque, o propulsor tem mais de 130 componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade.
O novo motor de 13 litros do Meteor 29.520 6x4 trabalha associado com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades. O cavalo mecânico 6x4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, com versatilidade a toda prova.
O VW Constellation 33.460 6x4 No mês em que a família Constellation traz também a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros. Sua cabine reúne uma combinação inédita, atendendo às demandas primariamente do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto.
Toneladas
Com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, respectivamente, o modelo foi testado e aprovado em condições reais por mais de dois anos. O modelo traz a melhor solução para uma aplicação tipicamente brasileira, sob medida para o agronegócio. Com vocação versátil, o novo Constellation dispõe de uma série de funcionalidades para o motorista superar as condições mais adversas de rodagem.
O Constellation 33.460 6x4 é ideal para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra. Seu propulsor rende 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque. Assim como o Meteor 29.520 6x4, o Constellation também traz a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.
“Os extrapesados VW chegam ao mercado com o pé direito, mostrando que estreiam para fazer história após quatro anos de minucioso desenvolvimento. Ouvimos nossos clientes e investimos mais de R$ 1 bilhão na produção dos modelos, atendendo às demandas dos clientes no universo 4.0”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
Volkswagen Caminhões: Pré-venda
A pré-venda das novidades da Volkswagen Caminhões conta com condições especiais, que incluem carência para pagamento da primeira parcela do financiamento de 12 meses. Ou seja, o cliente que adquirir os novos modelos agora só começa a pagar o financiamento em um ano.
Além dessa vantagem, as taxas de financiamento promocional também são atrativas, que variam de 0,59% am a 0,89% am, com 12 meses de carência através de CDC.
A ação é resultado de uma parceria entre a VW Caminhões e Ônibus e o Banco Volkswagen e as condições especiais são válidas apenas para novos extrapesados VW faturados até 31 de dezembro deste ano.
Tanques
Todos os modelos da nova família contam com dois tanques. Suas capacidades variam de 630 litros (dois de 315l, em plástico) a 940 litros (dois de 470l, em alumínio), de acordo com o entre-eixo escolhido. Com exceção do off-road, todos são de alumínio.
Os extrapesados VW também dispõem de tanque para 100 litros de Arla 32, promovendo a autonomia equilibrada para as aplicações. Todo o sistema de combustível e de injeção foi desenvolvido para trabalhar com biodiesel.
Independentemente da cabine, o chassi é sempre o mesmo na nova família de extrapesados VW. Ele pode chegar a 11 variações quando se pensa somente na combinação entre as duas opções de suspensão e até três dimensões de entre-eixo. Com essa modularidade, a oferta da VWCO permite que os clientes configurem o veículo para sua máxima produtividade.
Chassi mais leve
Considerado como a coluna vertebral do veículo, o chassi dos novos modelos foi desenvolvido para deixar os veículos mais leves para, com isso, culminar na máxima capacidade de carga. Em média, esse esforço dos profissionais da engenharia brasileira da VWCO conseguiu eliminar 80 quilos. Isso, apesar do incremento considerável nos volumes de Arla 32 e diesel.
Nos modelos VW Meteor 28.460 6x2 e 29.520 6x4, a distância entre os eixos pode ser de 3.200, 3.400 ou 3.600 mm. Já no Constellation, o entre-eixo será de 3.200 mm para o off-road 6x4.
A nova suspensão perdeu até 170 quilos no peso total do veículo, dependendo da configuração. Para o VW Meteor, a versão com oito bolsões de ar está disponível em todas as variações do modelo, seja no 6x2 ou no 6x4.
Já a metálica com dois feixes de molas parabólicas na dianteira e três feixes na traseira poderá equipar o 28.460 6x2 com entre-eixo de 3.600 mm ou o 29.520 6x4 com qualquer entre-eixo. O VW Constellation 33.460, por sua vez, tem suspensão metálica.
Opcionais
Entre os opcionais ofertados na nova linha de extrapesados da VW estão o escapamento vertical e o basculamento elétrico. Outra possibilidade será uma proteção extra do bloqueio de diferencial para operações severas no modelo VW Constellation 6x4.
O extrapesado VW Constellation também vem com um suporte atrás da cabine. O equipamento oferece preparação para aplicações que requeiram o reposicionamento do sistema de conexão pneumática e elétrica entre o cavalo e o implemento.
O caminhão off-road Constellation é equipado com freios EBS, sistema de freio eletrônico e conta com função que controla eletronicamente a pressão de frenagem para as carretas, evitando que o implemento empurre o cavalo. O modelo oferece funcionalidades para encarar as condições mais adversas, características de aplicações em minas, canaviais e madeireiras.