A Hummer EV, primeira picape 100% elétrica da General Motors, foi apresentada nos Estados Unidos. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC para estrear a categoria dos super utilitários com zero emissão. Sua principal rival será a Cybertruck, da Tesla.
A nova superpicape toda elétrica da marca esterça até as rodas traseiras para melhor condução. Ela utiliza uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium. Sua tecnologia permite uma performance valente nos mais variados tipos de uso.
"Esta inovadora super picape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próximo de um futuro completamente elétrico", diz Mark Reuss, presidente da General Motors.
A Hummer é capaz de gerar aproximadamente 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque, que são gerados por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário.
A picape futurista da General Motors utiliza baterias Ultium com autonomia superior a 560 km e sistema de tração e-4WD que esterça as quatro rodas para facilitar condução fora-de-estrada. Tudo isso sem emissão de poluentes
Destaques
• Tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk. Permite que as rodas traseiras e as rodas dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, proporcionando um movimento diagonal do veículo ideal para transpor determinados tipos de obstáculos.
• Suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode. Permite que a altura da picape Hummer EV seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.
• Pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas. Foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade excepcional no fora-de-estrada. Com eles, a super picape elétrica é capaz de realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e travessias de áreas molhadas com até 610 mm de profundidade.
• Blindagem da parte inferior da carroceria. Placas de aço reforçado fixadas à base do veículo ajudam a melhor proteger os componentes posicionados nesta região, como as baterias, principalmente no uso extremo.
• UltraVision compõem um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carrocería para que se possa ter uma visão de "reconhecimento virtual". Isso auxilia o condutor inclusive a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos.
OBS: Essas câmeras, localizadas sob o assoalho, ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes. A Hummer EV disponibiliza da maior quantidade de câmeras da categoría. São 18 delas para uma visibilidade realmente panorâmica do veículo, e em diversos ângulos.
• Dispositivos off-road mostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno. Os dados são projetados nas telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Entre as informações estão torque instantâneo, ativação do bloqueio do diferencial, ângulos de inclinação e balanço da carroceria, ciclo de fricção e o funcionamento do sistema de vetorização de torque.
Hummer EV: carregamento rápido
Os recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium da GM e suas tecnologias avançadas, oferecem capacidade máxima e autonomia otimizada. Os destaques incluem:
• Sistema de tração e-4WD de três motores, que fornece o equivalente a 1.000 cavalos de potência e mais de 1.500 kgf.m de toque;
• Compatibilidade com sistemas públicos de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW. A tecnologia pioneira na indústria muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, o que torna o Hummer EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e proporciona quase 160 km de autonomia em 10 minutos de carga.
• Sistema de propulsão de bateria de Ultium dupla de 24 módulos que entrega excelente autonomia e potência para os três motores;
• Autonomia estimada de mais de 560 km com carga total, com base em testes preliminares;
• Versão mais recente do Super Cruise. O recurso de assistência ao motorista permite dirigir sem utilizar as mãos por mais de 320 mil km em estradas onde o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.
A picape Hummer EV estreia exclusivamente com um pacote de equipamentos de ponta na configuração Edition 1, que se destaca pelas seguintes tecnologias:
• Watts to Freedom - uma experiência imersiva à escolha do motorista, que libera os recursos de aceleração total do sistema de propulsão elétrico, que vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos aproximadamente, de acordo com estimativa da GM;
• O controle do modo de direção oferece modos personalizáveis pelo motorista - incluindo divisão de torque entre as rodas dianteiras e traseiras e configurações de direção nas quatro rodas - para diferentes condições de terreno. Inclui o modo Terrain, que aumenta a altura do Hummer EV em aproximadamente 5 cm;
• Controle de direção adaptável com amortecimento contínuo para direção on-road e off-road;
• Condução ao ar livre graças à rigidez estrutural das baterias Ultium, com teto infinito padrão e Sky Panels removíveis e transparentes, que podem ser armazenados no compartimento frontal do veículo;
• Materiais de primeira linha no interior do carro;
• A tela grande do multimídia de 13,4 polegadas e o display do condutor de 12,3 polegadas transmitem a riqueza do desempenho do veículo e as informações de navegação para o motorista.
• A tampa traseira MultiPro da caçamba com seis posições funcionais.
• Vidro traseiro elétrico e capô elétrico.
Design
O design da picape Hummer EV é, ao mesmo tempo, marcante e futurista. Tem acabamento muito bem executado e algumas minúcias, tal como a letra "H" estampada em uma variedade de peças. A robustez e o apelo tecnológico do veículo também são transmitidos por meio dos efeitos do sistema de iluminação externo e interno.
A picape Hummer EV começa a ser produzida no fim de 2021. A fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares.