O Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition começa a desembarcar nas concessionárias da marca no Brasil. O modelo de sete lugares, que estava em pré-venda desde o mês passado, chega ao mercado com preço de R$ 299.900. Com o lançamento do GLB 200 Launch Edition, a Mercedes-Benz completa seus portfólio de SUVs no País.
Em versão única no Brasil, o novo GLA 200 Launch Edition traz sob o capô o motor 1.3 turbo de 163 cv a 5.500 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.620 rpm. É o mesmo motor usado pelo Classe A Sedan no Brasil. A transmissão é a automatizada 7G-DCT de dupla embreagem e sete marchas.
Com esse motor o SUV com estilo de um crossover vai de 0 a 100 km/h em apenas 9,1 segundos e alcança a velocidade máxima de 207 km/h. Produzido na fábrica de Aguascalientes, no México, o GLB 200 Launch Edition chega com proposta de ser o veículo ideal para o dia a dia da cidade e estrada.
Configurações internas
O novo SUV da Mercedes-Benz permite a alteração da configuração interna. Por exemplo, quando não estiver com os sete ocupantes, amplia sua capacidade de carga com o rebatimento total ou parcial dos assentos da segunda e terceira fileira.
“O GLB 200 Launch Edition oferece toda tecnologia mais atual do portfólio da Mercedes-Benz. Atualmente, um em cada três modelos de automóveis da marca é um SUV. Esse automóvel é um dos veículos mais importantes do ano para a nossa marca, desenvolvido para superar todas as expectativas dentro desse segmento”, afirma Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e MBC América Latina & Caribe.
O design interior do GLB é resultado de uma perfeita combinação entre conforto e utilidade para diversos estilos de vida. O modelo conta com um acabamento refinado, criando uma atmosfera aconchegante e digna de um Mercedes-Benz.
Soluções inteligentes
O Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition oferece soluções inteligentes para o dia a dia na cidade. A suspensão e robusta e confortável e garante um alto nível de estabilidade. Além disso, a direção com assistência elétrica é leve nas manobras e precisa com o veículo em velocidades mais altas.
O novo GLB é um SUV espaçoso, bem ao estilo de família. É o primeiro Mercedes-Benz neste segmento disponível com sete lugares. Os dois assentos na terceira fila podem ser usados por pessoas com até 1,68 metro de altura.
Com um entre eixos de 2.829 milímetros, o GLB oferece um espaço generoso. A altura para cabeça na primeira fila de assentos é de 1.069 milímetros, a melhor neste segmento. Além disso, o espaço para as pernas na configuração para cinco pessoas é generoso graças do entre-eixos.
Porta-malas
A capacidade do porta-malas, variando entre 130 e 1.680 litros, é equivalente à de uma station-wagon. A inclinação dos encostos é ajustável em vários estágios, o que permite que o compartimento de bagagem possa ser aumentado, para uso mais versátil.
A terceira fila de assentos é composta por dois bancos adicionais. Além de espaçosos, disponibilizam equipamentos de segurança, com apoios de cabeça retráteis, cintos de segurança com tensores e sete airbags, incluindo o airbag de joelho para o condutor.
O modelo conta com ancoragem ISOFIX para assentos infantis compatíveis, que permitem fixar até quatro cadeirinhas na parte traseira.
Na mesma terceira fileira estão dois porta-copos entre os bancos, assim como dois porta-objetos com interior emborrachado à esquerda e à direita da forração do compartimento de bagagem.
Mercedes-Benz GLB 200: bancos rebatidos ampliam a capacidade de carga
Os bancos podem ser rebatidos de forma a ficarem nivelados com o assoalho do porta-malas, para ampliar a capacidade de bagagem. Enquanto isso, a segunda fileira pode ser rebatida total ou parcialmente, na proporção 40:20:40.
As portas do veículo se sobrepõem às soleiras, melhorando a facilidade de acesso e mantendo a entrada livre de sujeira, além de aumentar a proteção em caso de impactos laterais. Molduras protetoras pretas em toda a volta do GLB dividem visualmente as proporções e ressaltam a personalidade do veículo. Da mesma forma as proteções inferiores na frente e na traseira.
A concepção moderna e funcional do interior do Mercedes-Benz GLB proporciona uma conexão com o espírito off-road. O painel de instrumentos consiste em uma única peça, que tem recortes óticos nas áreas do motorista e do passageiro da frente.
O condutor fica em frente a um cockpit formado por uma tela panorâmica, com controles e display executados por meio do MBUX (Mercedes-Benz User Experience).
Faróis de neblina em LED
O GLB conta com faróis de LED e faróis de neblina. Eles distribuem a luz com maior amplitude que os faróis principais, iluminando melhor as áreas periféricas. Sua posição baixa no para-choques dianteiro reduz o risco de provocar ofuscamento.
Os sistemas de assistências do novo GLB incluem assistente de distância Distronic, assistente de frenagem, assistente de manutenção e mudança de faixa, assistente de ponto cego, assistente de direção e o assistente Ativo de Estacionamento com sensores Parktronic.
O Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition tem na frente torres de suspensão McPherson. Na traseira, um eixo multilink com molas de compressão com isolamento acústico e vibracional.
O modelo também apresenta o sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Entre as principais vantagens da tecnologia, vale destacar o avançado computador, telas e gráficos brilhantes, mostradores individualizáveis e controle vocal que pode ser ativado com a chamada "Ei, Mercedes".
Motor e transmissão
Compacto e leve, o motor que equipa o Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition recebe a designação M 282 e tem 1,33 litros de cilindrada. O novo motor traz a tecnologia de desativação de dois cilindros, dependendo da necessidade, ocorrendo de forma automática.
Por exemplo, quando o condutor pressiona mais o acelerador, ou ao chegar a um trecho de subida, o motor reage imediatamente, trabalhando com os quatro cilindros. Isso traz uma economia de combustível significante.
A transmissão 7G-DCT de dupla embreagem, com sete velocidades, permite trocas de marchas por meio dos shift paddles posicionados junto ao volante nos modos: Eco, Comfort, Sport e Individual.
A transmissão conta com duas bombas de óleo, sendo uma mecânica e outra elétrica. Esta última é acionada quando o motor é desligado através da função Start/Stop. A pressão hidráulica é mantida para um acionamento imediato quando o motor for religado, permitindo uma arrancada imediata.