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Jeep Wrangler Rubicon 392: o mais poderoso da história com motor V8 de 470 cv

O Jeep Wrangler Rubicon 392 ganha um motivo a mais para reforçar sua posição de destaque no mundo off-road pesado. O bruto 4x4 traz de volta o motor V8. O novo propulsor de 6.4 litros de 392 polegadas cúbicas rende 470 cv de potência e 65 kgfm de torque. A volta de um motor V8 à linha acontece 40 anos depois e faz do Wrangler Rubicon 392 o mais poderoso da história.

O motor é acoplado a transmissão TorqueFlite de 8 velocidades e a uma caixa de transferência permanente. O V8 leva o Wrangler Rubicon 392 de 0 a 60 mph (96 km/h) em 4,5 segundos e permite que ele percorra um quarto de milha (400 metros) em 13 segundos. A nova versão estará à venda no mercado norte-americano no primeiro trimestre de 2021.

Fora do asfalto, a mecânica do Wrangler Rubicon 392 se complementa com eixos Dana 44 para trabalho pesado, raio da transmissão de 3,73 e bloqueio do conversor de torque. Conta ainda com kit de elevação de 5 cm e pneus de série de 33 polegadas com rodas de 17 polegadas com beadlock.

Jeep Wrangler Rubicon 392

O Jeep Wrangler é o mais capaz da história graças aos seus 26 cm de altura livre do solo. A articulação da suspensão e manobrabilidade melhoradas, ângulos de aproximação, central e de saída de 44,5°, 22,6° e 37,5°, respectivamente, reforçam também a maior capacidade do Wrangler.

O novo Wrangler Rubicon  é capaz de subir e descer rampas com uma intervenção mínima dos pedais de aceleração e freio. “Este é o Wrangler mais poderoso, rápido e capaz que jamais construímos”, garante Jim Morrison, responsável pela marca Jeep - FCA América do Norte.

“O kit de elevação de fábrica e o abundante torque a baixas rotações do V8 tornam o Rubicon 392 o rei das montanhas, tanto se vai por um terreno rochoso a baixa velocidade quanto se precisa superar uma rampa inclinada. Para completar, no asfalto, o Rubicon 392 é capaz de desenvolver grande velocidade”.

Motor V8

O motor V8, que oferece 75% do pico do torque em baixas rotações, utiliza um bloco de cilindros em ferro fundido e cabeçotes de alumínio. Ele é apoiado por um coletor de admissão ativo, distribuição de válvulas variável, duas velas de ignição por cilindro, válvulas de escape com enchimento de sódio, válvulas de entrada e injetores de óleo para a refrigeração do pistão.

O propulsor também conta com cárter de vazão traseiro, alternador de montagem alto e coletores de escape de fluxo livre.

Quando a carga de trabalho é leve, por exemplo, circulando à velocidade de cruzeiro pela rodovia, a tecnologia para a economia de combustível (Fuel Saver Technology) com desativação de cilindros permite passar de forma imperceptível a um modo econômico de funcionamento com apenas quatro cilindros ativos dos oito disponíveis.

Transmissão

Uma transmissão automática TorqueFlite 8HP75 de oito velocidades, desenvolvida para gerenciar altas entregas de torque, proporciona trocas de velocidade rápidas e ágeis. Esta transmissão também permite ao condutor trocar a velocidade através de um paddle shift de alumínio no volante, novidade na linha Wrangler, ou através do seletor eletrônico do câmbio.

Completamente eletrônica, a transmissão conta com um mapa de câmbio imediato. O sofisticado software da transmissão está apoiado em vários parâmetros para determinar a condição de direção mais apropriada e ajustar ao padrão do câmbio.

O resultado é uma troca de marchas que se ajuste de forma ideal aos requerimentos de rendimento de todo tipo de motoristas e circunstâncias.

O powertrain do Jeep Wrangler Rubicon transmite a força para as quatro rodas em todo momento. Seu coração é uma caixa de transferência ativa de duas velocidades Selec-Trac com uma relação redutora de 2.72:1 e quatro modos de direção selecionáveis: 4WD Auto, 4WD High, Neutral e 4WD Low.

Trata-se de uma caixa permanente de funcionamento muito intuitivo que permite ao motorista inserir o modo adequado e esquecer, enquanto a força é entregue constantemente aos pneus dianteiros e traseiros. A caixa SelecTrac também permite rebocar o Wrangler Rubicon 392 caso seja necessário.

Off-road

Na direção off-road, o Wrangler Rubicon 392 proporciona a capacidade que tornou a Jeep conhecida graças aos seguintes sistemas Off-Road Plus e Control Selec-Speed. O Off-Road Plus, com modos para direção sobre areia (Sand) e sobre pedras (Rock), funciona pressionando o botão, quando são maximizadas as capacidades de tração do Rubicon 392.

Os modos se ajustam ao acelerador, aos pontos de câmbio da transmissão e ao controle de tração para um rendimento máximo, seja em grandes velocidades sobre terreno arenoso ou baixa velocidade sobre pedras. O modo Off-road Plus também oferece aos motoristas a possibilidade de bloquear os eixos traseiros em altas velocidades em modo “4WD High”.

Já o Control Selec-Speed gerencia a velocidade no modo “4WD Low” na direção off-road sem a necessidade de acionar o acelerador ou o freio. Este sistema é ativado através de um botão no painel de instrumentos e pode ser ajustado em velocidades entre 2 e 8 km/h, simplesmente usando o seletor do câmbio eletrônico Range Select.

O Wrangler Rubicon 392 domina as descidas em baixa velocidade graças ao freio com motor, ao bloqueio revisado do conversor do torque e à uma relação de transmissão de 48:1, o que permite gerenciar a velocidade sem que seja necessário que o motorista pise no pedal do freio.

Chassi resistente

O chassi do Jeep Wrangler Rubicon 392 teve os trilhos do quadro melhorados, braços de controle superiores dianteiros e cilindros da direção de ferro forjado para tirar o máximo proveito da abundante força e torque do motor V8. Os freios de alto rendimento permitem parar o veículo a qualquer momento.

As aptidões off-road do Wrangler Rubicon 392 são determinadas pela distância entre eixos, seus eixos dianteiro e traseiro Dana 44 de seção mais grossa e seus diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok.

A barra estabilizadora eletrônica dianteira permite maximizar o percurso da suspensão em qualquer situação e enfrentar as condições off-road mais exigentes.

Para aumentar as capacidades do sistema de suspensão de cinco braços, tanto na frente quanto atrás, o Rubicon 392 vem ainda com amortecedores Fox de alto rendimento especificamente calibrados para este modelo.

Cor bronze

O Jeep Wrangler Rubicon 392 incorpora vários detalhes na cor bronze para destacar que se trata do Wrangler mais poderoso da história, como no emblema “Rubicon” no capô, nas capas dos ganchos de reboque dianteiros e traseiros e no contorno do emblema “Fox Schocks” dos amortecedores.

Proveniente do Jeep Gladiator Mojave, o capô elevado em 40 mm lhe dá uma aparência agressiva e sua entrada de ar funcional proporciona tanto ar para refrigerar o motor quanto maior capacidade de carga. Conta também com um emblema “392” nas laterais para lembrar de que se trata do motor com maior cilindrada já oferecido em um Jeep Wrangler.

O desenho da grade proporciona ainda um maior fluxo de ar e, portanto, mais refrigeração ao motor. As rodas em bronze com beadlock tem medidas 17x7.5” e podem incorporar beadlock preto opcional da Mopar.

A parte interna apresenta uma costura original em bronze que contrasta com a tapeçaria de couro preto dominante. Os assentos, com o logo Rubicon 392 integrado, também em couro, mantém os ocupantes confortáveis. Para se ajustar às especificações do novo motor, o quadro de relógios recebe uma nova numeração e novo design.

Volante de couro

Pela primeira vez na história do Jeep Wrangler, o volante de couro esportivo conta com paddle shift para uma gestão mais rápida da troca de velocidades e para tirar maior proveito do torque.

O sistema Uconnect é projetado em uma tela touch de série de 8,4 polegadas e conta com páginas Off-Road da Jeep. Estas permitem ao condutor monitorar a oscilação, o balanceamento, a altitude, as coordenadas GPS e a distribuição da força, entre outras informações.

O Jeep Wrangler Rubicon 392 está disponível em nove cores: Preto, Branco Brilhante, Vermelho Firecracker, Granito Crystal (metálica), Laranja Punk ’n (metálica), Verde Sarge (metálica), Granada Snazzberry (metálica), Cinza Sting (metálica) e Prata Billet (metálica). O interior é preto.

O Jeep Wrangler Rubicon 392 inclui diversos elementos de série premium que, normalmente, vem como opção na gama Wrangler: interior em couro, conjunto de infoentretenimento, banco de interruptores elétrico HD, teto e painel de instrumentos na cor da carroceria, conjunto de defesas de aço, conjunto de iluminação LED, conjunto de tempo frio, acesso remoto por proximidade e conjunto de segurança.

Peças e acessórios Mopar

A marca Mopar oferecerá um portfólio completo de peças e acessórios com qualidade comprovada para o novo Jeep Wrangler Rubicon para personalizar o Wrangler mais poderoso e capaz da história.

Os clientes podem acrescentar diferentes peças e acessórios Jeep Performance Parts que fazem parte do portfólio Mopar, como luzes LED off-road, guincho Rubicon, eixos dianteiros Ultimate Dana 44 Advantek com relações do câmbio disponíveis de até 5,36, novas rodas com beadlock para pneus maiores, trilhos para pedra e muito mais.

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