A nova Ram 1500 Rebel, lançada no Brasil em versão única, estreia na linha de produtos da marca com uma série de exclusividades. Primeira picape premium muscle truck do mercado, a Ram 1500 Rebel traz uma poderosa cavalaria sob o capõ.
Seu motor HEMI V8 de 5,7 litros rende simplesmente 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Com esse propulsor sua aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 6,4 segundos.
A performance da Ram 1500 Rebel é de um carro esportivo. No modelo, o motor HEMI V8 se torna mais impressionante ainda. Afinal, trata-se de uma picape full size com quase 6 metros de comprimento e que passa das 2,5 toneladas de peso. A nova Ram 1500 Rebel chega ao mercado com preço de R$ 399.990.
Produzida nos Estados Unidos, na fábrica de Sterling Heights, em Michigan, a Ram Rebel entrega recursos tecnológicos exclusivos, luxo, segurança e versatilidade.
Com as entregas iniciais a partir de abril, a Nova Ram 1500 Rebel já está com pré-venda aberta para as 100 unidades, com preço de R$ 419.990, incluindo dois pacotes de opcionais.
Pacotes opcionais
Um dos pacotes é o Night Edition. Ele conta com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas. O outro é o Level II, que oferece som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional.
A nova Ram 1500 Rebel será comercializadas nas versões Branco Bright, Cinza Maximum Steel, Prata Billet, Preto Diamond e Vermelho Flame. Para todas as cores a parte inferior das portas e para-lamas traseiro pintada de preto.
Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.
Entre as exclusividades oferecidas pela Ram Rebel estão o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos.
A picape traz de forma inédita na categoria o head-up display. O equipamento projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista.
Outro ineditismo é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD. Ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses três itens fazem parte do único pacote opcional Level II, que inclui ainda a inovadora tampa da caçamba multifuncional.
Multimídia
A central multimídia Uconnect 4C 12 NAV da Ram 1500 Rebel foi colocada verticalmente no painel. Sua tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis.
Como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
A lista de itens tecnológicos conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles.
Transmissão de oito marchas
A Ram 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônico. Com ampla variedade de relações de transmissão, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa – seja em um dia inteiro de condução off-road ou em uma rodovia.
As mudanças são feitas pelo exclusivo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine.
A caixa de transferência BorgWarner 48-12, do tipo part-time, tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos.
Todo o sistema de tração se caracteriza na capacidade off-road da Ram 1500 Rebel e no poder de rebocar 5.062 kg. É a segunda maior capacidade do Brasil, perdendo apenas para a Ram 2500, que reboca 7.861 kg.
O eixo traseiro da Rebel tem relação de transmissão final de 3,920, a mais curta disponível na linha da 1500. E o diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo quando necessário. Tudo para proporcionar o máximo de tração ao veículo.
Segurança
Além de A nova Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança muito amplo. Entre os itens estão seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD.
A norte-americana Ram 1500 Rebel é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist). O sistema inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus). Isso graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).
Nova Ram 1500 Rebel: cabine com luxo e espaço
O ocupantes da nova Ram 1500 Rebel não têm do que reclamar do espaço interno, do luxo e da sofisticação que encontram na cabine da picape. O modelo tem teto solar panorâmico, bancos, painel de instrumentos e painéis de portas revestidos de couro.
Todos os assentos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância.
Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.
Outra característica interna é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São nada menos que 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.
Chassi mais leve e resistente
A estrutura da Nova Ram 1500 Rebel perdeu 102 kg com o emprego de materiais mais leves e resistentes em relação à geração anterior. O chassi agora é formado por 98% de aço de alta resistência, sendo que metade é de aço avançado de alta resistência. Na cabine e na carroceria, 54% são de aço de alta resistência.
A tampa da caçamba da Ram 1500 Rebel se destaca por ter amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Sem falar da opção da exclusiva tampa multifuncional, que pode ser aberta do modo tradicional, para baixo ou para os lados.
A tampa pode ser dividida em duas folhas assimétricas (o lado esquerdo é maior que o direito). Essa engenharia permite usar a tampa da melhor forma possível, de acordo com o objeto a ser transportado.
No alto de suas paredes laterais, a caçamba da Ram 1500 Rebel conta com exclusivos compartimentos RamBox com capacidade de abrigar até 103,4 litros cada. O espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe ainda de tomada de 115 volts e iluminação.
Capacidade off-road
A Ram 1500 Rebel tem qualidades de sobra em condições off-road. Além da força de todo o conjunto motriz, do motor HEMI até a tração 4x4 com reduzida, passando pelo câmbio de oito marchas, a picape é equipada com um pacote bem abrangente de itens para o fora de estrada.
Fazem parte do pacote de equipamentos para o uso fora de estrada o controle de descida (Hill Descent Control), suspensões elevadas em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18”, acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein, verdadeira grife em suspensões de alta performance.