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DAF Caminhões lança nova linha CF e o motor Paccar MX11

A DAF Caminhões apresenta sua nova linha CF composta pelos modelos rodoviário 4x2 e 6x2, rígido 8x2 e off-road 6x4, destinada o agronegócio. Totalmente renovada, com novas tecnologias e agora com a opção de um rígido 8x2, um novo segmento para a marca no país, os novos caminhões começam a ser produzidos o Brasil.

Junto com a linha CF 4x2, 6x2 e 8x2 estreia também o novo motor Paccar MX11 de 10,8 litros, que trabalha em potências de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, e 450 cv, com torque de 2.300 Nm em 900 rpm. A transmissão é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada. Esse novo propulsor garante economia de combustível de 15% e relação à versão anterior.

O modelo fora de estrada 6x4, por sua vez, traz sob o capô o motor Paccar MX13, de 480 cv de potência e redução nos cubos. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada.É o mesmo conjunto que já integra a recém-lançada linha XF.

“A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país. Somado a isso, estamos ingressando em um novo segmento, de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e distribuição, permitindo a expansão da nossa participação no mercado nacional¨, disse Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

DAF CF off-road 6x4

O executivo observou que em 2020, a marca cresceu 38% no segmento acima de 40 toneladas, com 8,2% em comparação ao ano anterior. A proposta é a de manter a curva de crescimento da em 2021.

Expansão da rede

Em 2021, a DAF Caminhões também expandirá sua Rede de Concessionárias, aumentando 23% o número de pontos de atendimento, de 44 para 54, reforçando a sua presença em todas as regiões do país. Isso implicará em um aumento da força de venda e serviços ao cliente, o que representa uma cobertura de 100% do território nacional.

DAF CF 8x2

Caminhão é o mais potente da categoria, com 410 cv, cabine Space mais confortável do segmento, a nova versão do modelo DAF CF rígido 8x2 traz outras características, como segundo eixo direcional, maior entre eixos, suspensão pneumática Full Air, freios a disco e freio motor de 460 cv.

O novo motor Paccar MX11, de 410 cv. Ele agrega também mais tecnologia e conforto, além de baixo consumo de combustível. O novo motor, em testes realizados pela companhia, apresentou consumo até 15% menor do que a versão anterior, que equipava outros modelos da linha CF.

O motor Paccar MX11, fabricado em Ponta Grossa, no Paraná, tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm. Esses números tornam o caminhão rígido 8x2 o mais potente do segmento.

Peso do motor

Construído com ferro fundido vermicular (CGI), o propulsor tem peso reduzido em 180 kg se comparado ao Paccar MX13, maior durabilidade e menor atrito, permitindo baixo ruído e maior economia de diesel. O sistema de injeção de combustível é Common Rail, contribuindo para o menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

O novo DAF CF rígido conta ainda com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400 mm, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.

DAF CF rodoviário 6x2

O novo modelo da DAF Caminhões traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.

Freio Motor Paccar MX

O freio motor Paccar MX, com 460 cv, é o mais potente do segmento. O sistema trabalha em baixas rotações entregando alta potência. Conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

O novo CF é comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. O caminhão tem acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança.

O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

O sistema de iluminação dimerizável traz também diversas possibilidades de luz interna na cabine, de acordo com a necessidade do motorista, dirigindo ou na parada. O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.

DAF Caminhões

Na parte externa, a cabine tem um design moderno, com detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.

A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia. Sua estrutura reforçada possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas, visando fornecer segurança ao veículo e proteção aos passageiros.

No quesito tecnologia, o novo DAF CF oferece assistente de performance do condutor, mostrando em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente. Além disso, indica melhorias para diminuir o consumo de combustível.

DAF CF rodoviário 4x2

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

Motorista

O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.

O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. O resultado é uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.

DAF CF rodoviário e off-road

Os caminhões DAF CF rodoviário e off-road, contam com novos chassi, conjunto mecânico, design e tecnologias de segurança e conforto para o motorista. A linha fora de estrada é voltada principalmente para operações de cana e madeira.

O eixo traseiro do modelo CF traz relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O DAF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e conta também com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações.

O seu chassi também foi renovado, se tornando mais leve e resistente. Os módulos do chassi possuem conectores vedados, e o sistema eletrônico SAC proporciona uma gestão pneumática mais eficiente.

Os tanques de combustível e Arla do novo CF rodoviário ganharam novas capacidades volumétricas, dando mais flexibilidade para viagens longas sem a necessidade de abastecimento frequente.

Tecnologias

O novo DAF CF herda as melhores tecnologias do recém-lançado XF, como o Controle de Cruzeiro Preditivo. Trata-se de um piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

Os modelos rodoviário e off-road trazem as mesmas tecnologias disponíveis no rígido 8x2. O rodoviário é comercializado nas cabines Sleeper e a Space, sendo esta a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado.

A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

Lance Walters: Presidente da DAF Caminhões Brasil.

O sistema de iluminação dimerizável traz também diversas possibilidades de luz interna na cabine, de acordo com a necessidade do motorista, dirigindo ou na parada.

Novo desenho

O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.

O DAF CF traz novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos. A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia. Sua estrutura, reforçada, possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas, visando fornecer segurança ao veículo e proteção aos passageiros.

Modelo off-road

A versão fora de estrada da DAF Caminhões, oferecida na versão 6x4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar ainda mais robustez e resistência do que a versão rodoviária.

O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.

O freio motor é o Paccar MX, de três estágios e potência de 490 cv. O sistema confere mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

Suspensão

A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical.

O caminhão CF off-road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a sua eventual manutenção. A nova frente também cria uma identidade visual diferente do restante da linha CF, trazendo um aspecto ainda mais robusto.

O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus), garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão.

A versão fora de estrada da DAF Caminhões é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.

Interior

O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções antisujeira, como a capa vinílica nos bancos. O conforto é um dos grandes diferenciais do modelo off road.

Com relação às características de segurança, o CF Off Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.

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