O Suzuki Jimny 2022 ganha estilo mais marcante. O SUV compacto, com DNA 4x4 de série e ideal para todos os tios de pisos, oferece quatro versões - 4Work, 4All, 4Sport e 4Sport Forest -, com preços iniciais de R$ 100.990.
O Jimny traz novidades em todas as versões. Comum a todas é o aviso de alerta quando o cinto de segurança não estiver afivelado. A 4Sport e a 4Sport Forest contam com novas rodas revestidas na cor grafite e um novo skid plate. A peça compõe a parte interior do para-choque dianteiro, que recebeu uma nova pintura em preto.
Ambas as versões também passam a trazer um novo acabamento em grafite na parte inferior da tampa do porta-malas e um novo friso lateral. Por dentro, novos acabamentos no painel central pintados na cor da carroceria completam as novidades.
A versão 4ALL do Suzuki Jimny 2022, por sua vez, ganhou um novo tecido que reveste os bancos.
Tração 4x4
O jipinho aventureiro Jimny oferece o sistema 4x4 em todas as versões. A mudança da tração é feita com um simples toque no botão. No total, são 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4x4 com reduzida.
A versatilidade do Suzuki Jimny fica evidente com os 200 mm de altura livre do solo e nos ângulos de entrada de até 45° e de saída até 51º.
Ideal para quem tem um estilo de vida próprio e adora encarar aventuras, o SUV Jimny tem raio de giro de apenas 4,9 metros. Essa característica auxilia nas manobras até nos lugares mais estreitos.
Suzuki Jimny 2022: Versões e preços
Jimny 4Work - R$ 100.990
Jimny 4All - R$ 104.990
Jimny 4Sport - R$ 112.990
Jimny 4Sport Forest -R$ 119.990
A versão Jimny 4Work oferece, além da tração nas quatro rodas com a mudança através de botão, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth. Além dela, o Jimny conta com outras três versões, todas fabricadas no Brasil, mais precisamente na cidade goiana de Catalão.
Todas as versões do Jimny trazem debaixo do capô o motor em alumínio 1.3L (DOHC) a gasolina, com 16 válvulas, 4 cilindros em linha, 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 11.2 kgf.m a 4.100 rpm, injeção multiponto sequencial e transmissão manual de cinco marchas. A corrente de comando, velas de longa duração e escape de aço inox garantem confiabilidade para toda a vida útil do veículo.
Graças ao chassi heavy duty, que garante maior robustez e durabilidade, As versões têm apenas 1.060Kg graças ao chassiheavy duty. O sistema 4x4 tem roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico.
O sistema possibilita fazer a mudança de tração com apenas um toque no botão, que fica localizado facilmente no painel. É possível realizar as mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.
As suspensões dianteira e traseira utilizam molas helicoidais sobre eixo rígido. Elas garantem reduzido custo de manutenção e aumentam a longevidade do veículo.
Segurança
O Jimny possui barras de proteção lateral, para maior segurança dos passageiros. O motorista dispõe de coluna de direção retrátil em caso de colisão. Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes.
Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada. Assim, facilitam a transposição em trechos alagados, ao trazer eficiência de frenagem com o escoamento de água, e evitam retenção de terra ou lama. Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente.
No interior, o Suzuki Jimny apresenta um projeto ergonômico com bancos que possuem diversas configurações. Os traseiros são bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta.