Home / DMAutos

DMAUTOS

Toyota Corolla Cross 2022 é lançado com preço inicial de R$ 139.990

O Toyota Corolla Cross 2022 chega ao mercado com pinta de quem vai querer complicar a vida do Jeep Compass, seu principal concorrente no segmento dos SUVs médios. Mas é bom que o modelo da fabricante japonesa, utilitário urbano com nome de aventureiro, não se empolgue tanto e espere vida fácil no Brasil, onde está sendo produzido.

Além do Compass, que domina o mercado entre os SUVs e vai ganhar motorização 1.3 turbo em breve, o segmento está prestes a receber dois novos lançamentos que não vão deixar barata a disputa. Um é o Volkswagen Taos, já apresentado em versos e prosas pela marca, e o outro é o novo Renault Captur.

Conceito urbano

Então, é só aguardar o tamanho da briga, mas é certo que o Toyota Corolla Cross não será um mero coadjuvante. O SUV Cross, que traz o conceito urbano voltado para a família, começa a chegar às revendas da marca no próximo dia 25.

O novo SUV da Toyota traz a mesma motorização híbrida do seu irmão sedã como atrativo, mas o segmento se fortalece muito a ponto de acirrar ainda mais a concorrência. O modelo estreia com preço inicial de R$ 139.990 e vai até R$ 179.990 na versão mais completa.

Um dos destaques nas tecnologias de segurança ativa do Corolla Cross é o pacote Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

Edição especial

Para começar bem, o Corolla Cross estreia no mercado com uma edição especial (Special Edition) de lançamento com 1.200 unidades e preço R$ 3.990 acima da versão topo da linha. Um dos pontos que agradam no Toyota Corolla Cross é o porta-malas, com capacidade para 440 litros. Ele só perde no segmento para o Volkswagen Taos, que terá capacidade para 455 litros, e ganha do Compass, que leva 410 litros.

Segundo modelo híbrido flex lançado pela Toyota no Brasil, o Corolla Cross 2022 chega com quatro versões de acabamento (XR, XRE, XRV e XRX), sendo duas a combustão e duas híbridas. Os motores 1.8 VVT-i híbrido flex e 2.0 VVT-i Dynamic Force, assim como a transmissão CVT Direct Shift de 10 marcas (a primeira é por engrenagem), comum à todas as versões, foram herdados do sedã Corolla.

As versões XR e XRE são equipadas com motor 2.0 16V flex Dynamic Force, de 177 cv (etanol) de potência a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm. Já as XRV e XRX trazem a tecnologia híbrida flex sob o capô. No caso, o motor 1.8 16V a combustão rende 101 cv (etanol) de potência a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm e vem associado com duas unidades elétricas com 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque juntos.

Toyota Corolla Cross: Versões e preços

XR 2.0L Flex - R$ 139.990,00
XRE 2.0L Flex - R$ 149.990,00
XRV Hybrid Flex - R$ 172.990,00
XRX Hybrid Flex - R$ 179.990,00
Special Edition - R$ 183.980,00

O Toyota Corolla Cross herdou não só o nome forte do sedã Corolla, como também seu conjunto mecânico e a plataforma GA-C GA-C (Global Architecture – Compact), baseada na filosofia TNGA, orientada na segurança e dirigibilidade. Essa plataforma é a mesma que deu origem na construção da nova geração do Toyota Corolla.

Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve. Na XR é de 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, enquanto as versões XRE e XRV Hybrid é de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.

O SUV mede 4.460 mm de comprimento, 1.620 mm der altura, 1.825 de largura e 2.640 de entre-eixos.

Interior

Com visual moderno e robusto por fora, o novo Toyota Corolla Cross segue o padrão de acabamento interior do irmão sedã, com poucas diferenças. Padrão da linha do Corolla, a versão XR conta com partes revestidas de tecido preto. Já as versões XRE e XRV Hybrid contam exclusivamente com partes revestidas de couro e material sintético preto. Por sua vez, a versão topo de linha XRX Hybrid é dotada de partes revestidas de couro e material sintético bege.

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift). Os ocupantes do Corolla Cross desfrutam de porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro. Os itens são essenciais em SUVs de conceito familiar.

O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid têm três mostradores: um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde exibe ao motorista o conta-giros (nas versões XR e XRE) e o indicador do sistema híbrido (na versão XRV Hybrid) e o termômetro do motor para ambas abaixo do semicírculo; e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

A versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo traz um indicador do sistema híbrido. No lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.

Ainda com relação à XRX Hybrid, a versão oferece iluminação ambiente e teto solar elétrico. Com movimentos de basculamento e retrátil, o equipamento tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.

Equipamentos

Desde a versão de entrada XR o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.

As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições (altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento) e teto solar elétrico com função antiesmagamento.

A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid, traz um pouco mais de recheio em equipamentos. Na lista entram carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.

Nas versões híbridas, segundo o Inmetro, o Corolla Cross é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.

Itens de segurança

O Toyota Corolla Cross 2022 traz um pacote bem recheado com itens de segurança passiva e ativa.

Desde a versão de entrada XR, o modelo já vem dotado de sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia (as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid contam ainda com linhas guias dinâmicas), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.

As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego em que um sistema de luzes indicadoras nos retrovisores laterais e avisos sonoros avisam o motorista quando um veículo entra no seu ponto cego, e o Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA), que permite que o veículo saia de uma vaga de estacionamento com segurança, detectando outros automóveis se aproximando de área com reduzido ângulo de visão. Nesta situação, usando um radar de ondas milimétricas, o RCTA emite sinais sonoros, enquanto as luzes indicadoras dos espelhos retrovisores externos piscam intermitentemente.

Além dessas tecnologias de segurança passiva, o destaque do Corolla Cross é seu pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.

Tecnologias incluídas no Toyota Safety Sense (TSS)

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)*

O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas. Como novidade, o sistema agora passa a detectar também pedestres e ciclistas.

Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)*

Em determinadas circunstâncias, o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System - LDA) é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Este sistema também inclui a funcionalidade de condução assistida que, junto com o Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (Lane Trace Assist – LTA) observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição, aplicando suporte de direção extra e soando um alerta sonoro.

Faróis altos automáticos (AHB)*

Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)*

O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao "cruise control" que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Cores

As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.

Mais vídeos:

  • Fenatran 2024

    Mercedes-Benz apresenta as novidades da marca para a Fenatran 2024

    Marca levará para a feira os novos Actros Evolution, Actros 2045, 2548 e 2553, Arocs 4051 8x4, Atego 1719 Full Air e os modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2

    Publicado quinta-feira, 17 de outubro de 2024 - 08:35

    / Atualizado quinta-feira, 17 de outubro de 2024

  • Hyundai Creta 2025

    Hyundai Creta 2025 muda todo o visual e estreia motor turbo de 193 cv

    SUV compacto da nova geração chega ao mercado sem alteração nos preços, exceto na versão topo Ultimate, agora turbinada

    Publicado quarta-feira, 09 de outubro de 2024 - 11:03

    / Atualizado quarta-feira, 09 de outubro de 2024

  • Fiat Titano

    Teste: Fiat Titano busca ocupar espaço entre as picapes médias

    Impressões ao dirigir a versão Ranch da picape inédita que nasceu do projeto da Landtrack

    Publicado quinta-feira, 12 de setembro de 2024 - 08:23

    / Atualizado quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias