O Audi e-tron 2021, primeiro veículo 100% elétrico da fabricante alemã, está com vendas abertas no Brasil. Os clientes já podem adquirir a nova versão que chega com novas tecnologias: faróis full LED Digital Matrix, carregamento dos dois lados do veículo, carregador de celular por indução e novos desenhos de roda.
O Audi e-tron foi lançado há um ano e se tornou o líder de vendas no segmento de veículos totalmente elétricos no Brasil em 2020, com 183 unidades comercializadas em pouco mais de oito meses somando as carrocerias SUV e Sportback.
Preços e versões
Os novos interessados já podem confirmar os pedidos nas concessionárias da marca no Brasil. O Audi e-tron 2021 está disponível a partir de R$ 529.990 na versão Performance e de R$ 569.990 na Performance Black. Já o Audi e-tron Sportback parte de R$ 559.990 na versão Performance e de R$ 599.990 na Performance Black.
Todas as versões serão comercializadas na modalidade venda direta. Além das novidades mencionadas para o ano-modelo 2021, o cliente poderá adicionar também como opcional um sistema que permite o carregamento de até 22 kW em corrente alternada – atualmente o modelo carrega até 11 kW nos carregadores AC.
Para facilitar o carregamento nos diferentes pontos de recarga espalhados pelo País, o e-tron em sua versão de topo agora passará a contar com acesso para carregamento em corrente alternada também do lado do passageiro – antes apenas o lado do motorista contava com o acesso.
Os modelos também agregaram o carregador de celular por indução e novos designs de rodas, inclusive com a opção da roda inaugural do e-tron, que oferece menos resistência ao ar.
Faróis Full LED Digital Matrix
A Audi é pioneira no desenvolvimento de tecnologias de iluminação e a mais avançada delas é o farol Full LED Digital Matrix, introduzido pela primeira vez em um veículo em série no Audi e-tron Sportback. A novidade está disponível no Brasil como opcional na versão Performance Black.
O conjunto traz novas funções que permitem que a luz seja dividida em pequenos pixels e controlada com precisão excepcional, o que se traduz em diversas inovações.
A primeira delas chama atenção logo ao ligar e desligar o veículo, pois os faróis projetam na parede ou no chão uma assinatura animada e personalizada, que pode inclusive conter a palavra “e-tron”.
Outra novidade é a iluminação da faixa de rolagem da estrada: além de iluminar da forma tradicional, os faróis destacam e se ajustam à largura da faixa, além de projetar pequenas setas no piso logo à frente do veículo.
Pedestres
Uma terceira característica identifica a presença de pedestres na beira de uma rodovia e ilumina a área onde ele está para ampliar sua visibilidade em ambientes pouco iluminados.
Por último, o conjunto também é capaz de acompanhar os próximos metros da estrada e iluminar de forma antecipada e dinâmica para aumentar a visibilidade. Para conhecer mais sobre os novos faróis Full LED Digital Matrix clique aqui: ( Tecnologia Matrix )
Audi e-tron 2021
O Audi e-tron chegou ao Brasil equipado com dois motores elétricos que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro.
Por ter torque instantâneo, completa 0-100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h.
Baterias
O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedan. No ciclo WLTP, o SUV possui autonomia de até 436 quilômetros e o Sportback de até 446 quilômetros, ideal para percorrer longos trajetos.
A aerodinâmica inteligentemente projetada também contribui bastante na eficiência. Um dos destaques são os retrovisores externos virtuais – uma novidade mundial em modelos de produção em série.
Quando equipado com esta tecnologia inovadora, o Audi e-tron aumenta sua eficiência aerodinâmica, o que contribui para a autonomia. Comercializado como opcional, mais da metade dos pedidos entregues possuem a tecnologia inovadora.
Infraestrutura de recarga
Em fevereiro de 2020 a Audi anunciou investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos, que contempla a instalação de 200 pontos até 2022. Do total, 70 pontos já foram instalados e outros 28 serão implantados em breve em 14 shoppings da rede Iguatemi no Brasil.
Além da infraestrutura oferecida pela Audi do Brasil, a empresa ainda se aliou à EDP, Porsche e Volkswagen para instalar estações de recarga ultra rápida em estradas e rodovias pelo território brasileiro.
O número de Audi Centers com a bandeira e-tron também está em ampliação de 14 para 21. As concessionárias localizadas em Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Manaus, Natal, Juiz de Fora e no bairro do Itaim, em São Paulo, agora se juntam às praças de Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e outras quatro na capital paulista (Jardins, Tatuapé, Lapa e Alphaville).
Cada uma conta com representantes especializados para oferecer a melhor experiência em toda a jornada do cliente, desde atendimento personalizado até a manutenção necessária com equipe altamente treinada. Todas as concessionárias também possuem pontos de carga rápida DC de 24 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.