A Honda CG 160 renova o visual na linha 2022. O modelo mantém as quatro versões tradicionalmente disponíveis, cujos preços partem de R$ 10.520 na versão de entrada Start.
Desde que a Honda CG começou a ser fabricada no Brasil, em 1971, mais de 13 milhões de unidades do modelo saíram das linhas de produção da fábrica da Honda em Manaus.
Completando 45 anos de história no Brasil com a sigla CG, a evoluída Honda CG 160 Start traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, com três opções de cores.
A CG 160 Fan e a CG Cargo também receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. Para a Cargo, a opção de cor é única, o branco, enquanto que para a Fan as opções de cores são três.
Honda CG 160 Titan
A Honda CG 160 Titan recebeu também uma nova moldura do painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque, exclusivas do modelo, além de rabeta com laterais redesenhadas. A CG Titan 2022 também chega com três opções de cores.
Quanto à parte ciclística, o chassi tipo Diamond de chapa estampada, no qual o motor tem função estrutural, permanece inalterado e é comum a todas as versões da CG. A suspensão dianteira tipo SFF (Separated Function Fork) faz par com a suspensão traseira bichoque, com amortecedores de dupla ação reguláveis na carga da mola.
Preços: Têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas com frete ou seguro
Honda CG 160 Start: R$
10.520
Honda CG 160 Fan: R$ 11.760
Honda CG 160 Cargo: R$11.900
Honda CG 160 Titan: R$ 13.040
A Honda CG 2022 é dotada do sistema CBS - Combined Braking System, sendo a versão Start é equipada de freio dianteiro e traseiro a tambor.
Nas versões Cargo, Fan e Titan, o freio na dianteira é a disco e o traseiro a tambor. Na versão CG 160 Cargo, um robusto bagageiro, capaz de suportar até 20 kg, é equipamento de série.
Características principais: Motor e chassi
• Motor monocilindro OHC arrefecido a ar, duas válvulas no
cabeçote
• Comando de válvulas com balancins roletados
• Sistema FlexOne (etanol e gasolina)
• Chassi tipo Diamond, de aço estampado
• Freios CBS - Combined Braking System
O motor monocilindro 4 tempos com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft) é comum às versões Cargo, Fan e Titan. Tem exatos 162,7 cm3, e gera a potência máxima de 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina), a 7.000 rpm.
O sistema de alimentação por injeção eletrônica PGM-FI incorpora a tecnologia FlexOne (Fan, Cargo e Titan), que admite uso de etanol e gasolina em proporções diferentes.
Na CG 160 Start o sistema PGM-FI admite apenas o uso de gasolina no motor, que mantém as mesmas características de potência e torque dos modelos FlexOne quando alimentados com este tipo de combustível.
Suspensão
A suspensão dianteira é do tipo SFF (Separated Function Fork), com curso de 135 mm, cujo princípio de funcionamento é dar as bengalas direita e esquerda funções diferentes. Nas suspensões convencionais, ambas bengalas contam com molas e dispositivos hidráulicos dedicados ao amortecimento.
No sistema SFF, uma das bengalas é dedicada ao sistema hidráulico, o amortecimento progressivo em compressão e extensão, enquanto outra bengala abriga a mola.
O sistema SFF equipa as Honda CG desde o modelo 2018, a apresenta vantagens reconhecidas tais como a maior leveza do conjunto de suspensão dianteira.
O sistema de suspensão traseira tem um curso é de 106 mm. Ele utiliza dois conjuntos amortecedor-mola de dupla ação - com possibilidade de regulagem na carga da mola em cinco posições -, ligados à balança de suspensão de aço.
Rodas
Na Honda CG 160 Cargo, Fan e CG 160 Titan, as rodas são de liga leve com cinco raios duplos, enquanto na CG 160 Start são raiadas, com aros de aço "Black Chrome".
Em todas as versões da CG o pneu dianteiro tem medida 80/100 18 M/C 47P. Na CG Start e CG Fan o pneu traseiro tem medida 90/90 - 18 M/C REINF 57P, enquanto na CG 160 Titan o pneu traseiro tem medida maior, de 100/80 - 18M/C REINF 59P.
Quanto aos freios, o sistema CBS - Combined Braking System -, é comum à todas as Honda CG 2022. Na CG 160 Start ambos freios são a tambor, com diâmetro de 130mm.
Nas CG 160 Cargo, Fan e Titan o disco dianteiro de 240 mm de diâmetro e cáliper de pistão triplo de acionamento hidráulico, enquanto na traseira o tambor tem 130 mm de diâmetro.
Design e aspectos práticos
• Molduras da carenagem do painel de instrumentos
redesenhadas
• Novas carenagens de farol
• Carenagens laterais de tanque inéditas para Cargo, Fan e Titan
• Laterais da rabeta redesenhadas na Titan
As versões 2022 da família Honda CG receberam atualizações distintas no design distintas. O objetivo foi o de reforçar uma identidade visual específica para cada versão.
Na Honda CG 160 Start, versão mais acessível do quarteto, a valorização de linhas limpas, sem adereços ou apêndices estéticos, foi a opção preferencial dos designers.
Nas versões intermediárias, a profissional CG 160 Cargo e a Honda CG 160 Fan, o design teve como norte o equilíbrio, um real meio-termo entre a marcante esportividade da mais elaborada CG 160 Titan e a essencial CG 160 Start. Para a CG 160 Titan a Honda reservou um design mais agressivo e esportivo.
Tanque
A capacidade do tanque das Honda CG 160 Cargo, Fan e Titan é de 16,1 litros, dos quais 3,1 litros de reserva e da Honda CG 160 Start de 14,6 litros, com 3,2 litros de reserva).
A Honda CG 160 2022 estará disponível nas concessionárias da marca de todo o território a partir de julho. O modelo tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas.
As cores disponíveis para a CG 160 Start são prata metálico, vermelho e preto. Na CG 160 Cargo o branco, enquanto na CG 160 Fan as opções são o azul perolizado, vermelho e preto. Já a CG 160 Titan pode ser escolhida entre opções cinza metálico, vermelho perolizado e amarelo perolizado.