O Audi Q5 2021 evolui no visual, avança nas tecnologias de assistência à condução e estreia a versão com a descolada carroceria Sportback. O modelo da marca alemã caiu no gosto do consumidor. Não é por acaso que conquistou posição de destaque nos números crescentes de vendas da Audi no mercado brasileiro ao lado do Q3 e do A3.
O Q5 2021 chega em cinco versões, com preços de partida de R$ 309.990 para a versão de entrada Prestige. A mais cara Sportack S Line Black parte de R$ 395.990.
Em 2019, o Q5 vendeu 2.042 unidades, números que representaram 23,4% das vendas da Audi naquele ano. Em 2020, impactado pela pandemia, houve uma queda brusca: foram vendidos 1.302 Q5, com um percentual de 18,7%. A indústria automotiva no geral sofreu muito com os impactos provocados pela COVID-19 e com a Audi não foi diferente.
Vendas do Q5
Neste ano, o Q5 comercializou 823 unidades só no período de pré-venda. Deste total, 59% são do SUV Q5 e 41% da nova versão Sportback. Faz sentido a busca cada vez mais decidida do consumidor pelo SUV.
Afinal, o Q5 é cheio de qualidades e o novo modelo, renovado e com as avançadas tecnologias de segurança e de assistência à condução, se torna uma proposta ainda mais atraente.
O novo Audi Q5 2021, importado do Mexico, muda o visual com a nova grade dianteira octogonal, novos para-choques e faróis Full LED Matrix com tecnologia OLED.
No interior, a nova central multimídia MMI Touch, com tela de alta definição de 10,1” sensível ao toque e com navegação, mais smarthone interface, se destaca. O sistema exibe em 3D cidades e monumentos, permite inserção de até 10 destinos intermediários e atende por comando de voz.
Versões e preços do Audi Q5 e Q5 Sportback 2021:
Q5 Prestige: R$ 309.990
Q5 S Line: R$ 344.990
Q5 Sportback S Line: R$369.990
Q5 S Line Black: R$ 370.990
Q5 Sportback S Line Black: R$ 395.990
A nova versão Sportback do Q5 torna-se uma opção da marca para enfrentar modelos como o Mercerdes-Benz GLC Coupé e o BMW X4. O Audi Q5 com essa carroceria tem um estilo mais esportivo, destacado pela inclinação da Coluna C.
A aparência de esportividade não tira as qualidades que os compradores apreciam no Q5, cuja atual geração foi apresentada em 2017. No ano passado o Q5 foi reestilizado e para este ano passou por uma nova mudança no design e melhorou nas tecnologias.
Nas mudanças no visual do Q5 a dianteira ganha destaque, mas sem alterar o DNA dos SUVs da marca das argolas. A grade dianteira ficou maior, passou a ter o formato octogonal e os faróis mudam seu formato e sua estrutura de iluminação.
s novos para-choques ganham desenho diferente e neles estão integrados os radares dos assistentes de condução. Na versão Sportback o para-choque dianteiro tem desenho exclusivo.
Diferenças
Os Q5 SUV e o Q5 Sportback se diferenciam no visual no desenho da grade dianteira e no formato das falsas entradas de ar laterais do para-choque. A versão Sportback é conhecida pelo ângulo mais inclinado da coluna C.
No restante, porém, compartilha muito do SUV em sua carroceria mais tradicional. Q5 e Q5 Sportback têm lanternas com tecnologia OLED. O desenho luminoso pode ser escolhido na hora da compra do carro.
O Audi Q5 SUV e o Q5 Sportback compartilham o mesmo motor 2.0 TFSI turbo, com 249 cv e 37,7 kgfm e tração integral quattro Ultra (funciona com tração 100% na dianteira e ativa a traseira em situações onde perde a aderência).
O motor é associado ao câmbio S-Tronic de dupla embreagem com 7 marchas. Ele acelera de 0-100 em 6,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 237km/h.
Assistência elétrica
O novo Audi Q5 traz um sistema que troca o motor de partida por um gerador de 12V. O sistema desliga o motor em velocidades de cruzeiro e ajuda a reduzir emissões e consumo, mas está longe de ser o mesmo híbrido-leve dos modelos A4 e A5 Sportback.
Chamado de Sistema de Assistência Elétrica, a tecnologia permite o deslocamento do veículo entre 55 e 160 km/h com o motor desligado, resultando em menor consumo de combustível.
Os novos Q5 e Q5 Sportback só diferem nas dimensões na altura e no comprimento. O primeiro mede 1.662 mm de altura e 4.682 mm de comprimento. Por conta do rebaixamento da Coluna C, o Sportback é 2 mm mais baixo na altura e maior 7 mm no comprimento.
Na largura e no entre-eixos as duas versões têm as mesmas medidas, ou seja, 1.893 mm e 2.819 mm, respectivamente.
Outra diferença está na capacidade do porta-malas do Q5 e do Q5 Sportback. No primeiro é de 520 litros e de 1520 litros com os bancos rebaixados. No segundo a capacidade é de 510 litros e de 1.480 litros com os bancos rebaixados.
Equipamentos
Desde a versão de entrada Prestige o Audi Q5 traz um recheado pacote de equipamentos de série. Dentre eles estão espelho retrovisor ani-ofuscante, Audi Smartphone Interface, Audi Phone Box Light, ar-condicionado 3 zonas, Controle de Cruzeiro Adaptativo, Virtual Cokpit 12,3”, bancos dianteiros ajustáveis eletronicamente, Keyless, Sistema Sart-Stop, Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, rodas 19” diamantadas, faróis e lanternas em LED, Audi Drive Select, volante esportivo com a base achatada e porta USB para os passageiros do banco traseiro.
As versões intermediárias Q5 e Q5 Sportback S Line acrescentam, dentre outros equipamentos, Controle de Cruzeiro Adaptativo, com aviso de saída de faixa, bancos dianteiros esportivos ajustáveis eletronicamente, rodas 19”Audi Sport, Faróis Full LED Matrix e teto solar panorâmico.
Por sua vez, as versões mais completas Q5 e Q5 Sportback S Line Black trazem todos os itens das versões abaixo e acrescentam rodas de 20” Audi Sport, carregador por indução, revestimento do teto preto, memória do banco do motorista, Audi Pré-Sense traseiro com assistente de tráfego reverso, Audi Side Assist com exit warning e pacote exterior preto brilhante com pintura contrastante.
Opcionais
Na lista dos opcionais estão pintura metálica, perolizada e sólida especial para todas as versões, com preço de R$ 2.200. O porta-malas elétrico e Hands-Free é opcional para o Q5 Prestige (R$ 4.000) e de série para as demais versões.
Head up display (R$ 7.500), Estribo (R$ 7.700) e Estribo mais rodas de 20” são opcionais para as versões Q5 e Q5 Sportback S Line (R$ 10.000) e Q5 Sportback S Line Black (R$ 7.700).
São opcionais apenas para as versões topo do Q5 S Line Black e Q5 Sportback S Line Black o pacote exterior carbono mais rodas de 20” (R$ 12.000), as lanternas traseira OLED (R$ 7.000) e o Som Bang & Olufsen (R$ 8.000).
Audi Q5 2021: Teste
Andamos nas versões SUV e Sportback do novo Audi Q5 2021 durante a apresentação oficial do modelo, em São Paulo. Em sua segunda geração, o Q5 deixa uma boa impressão ao dirigir. Não há diferença de condução entre as duas carrocerias.
O motor 2.0 TFSI de 249 cv de potência de ambos dá respostas precisas nas acelerações e arranca muito forte nas retomadas, graças ao torque de 37,7 kgfm a 1.600 rpm que surge rápido com o pé firme no acelerador. Na cidade mostra excelente agilidade.
Ainda com relação ao motor, durante a viagem entre São Paulo (Capital) e a cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais, o consumo do silencioso e esperto motor 2.0 na rodovia registrou 10,8 km/l de gasolina. Para um modelo do segmento dos SUVs é uma economia considerável.
Portanto, além das tecnologias disponíveis no Q5 e do conforto padrão dos Audi, vale ressaltar também a vantagem de um motor potente e forte ser econômico.
O câmbio S-Tronic, de dupla embreagem de 7 marchas, se entende bem com o motor 2.0 TFSI. É eficiente no aproveitamento da faixa de torque. A icônica tração integral quattro Ultra, que trabalha o eixo traseiro apenas em situações de deslizamento das rodas dianteiras, é um caso a parte quando o assunto é tecnologia de ponta. Atua igualmente de forma eficiente no conjunto mecânico.
Suspensão eficiente
No deslocamento entre a Capital paulista e a cidade mineira passamos também por um pequeno trecho de trecho de terra para chegar na Fazenda Irarema, produtora de Azeite, que fica na divisa com o estado mineiro.
O percurso foi o suficiente para conhecer a eficiência da suspensão do Q5. Na estrada, passou segurança na rolagem da carroceria nas curvas. No chão, absorve com maciez os buracos.
A posição alta de dirigir passa de forma perfeita as qualidades de um SUV que agrega o conforto de um modelo sedã de luxo. O acabamento interno traz materiais suaves ao toque e sem muitos exageros. Tudo feito na medida certa para agradar a clientela da marca.