O Volkswagen e-Delivery, caminhão urbano 100% elétrico, traz o futuro a bordo. O modelo, que acaba de ser lançado no Brasil, é movido totalmente a energia elétrica e estreia no mercado nas configurações com 11 e 14 toneladas de peso bruto total. O e-Delivery foi totalmente desenvolvido e testado no Brasil.
Novidade mais esperada do mercado para o segmento do transporte de cargas urbanas, o Volkswagen e-Delibery passa a ser oferecido com um serviço inédito de consultoria e serviços que formam um ecossistema completo de mobilidade elétrica.
O e-Delibery é resultado de R$ 150 milhões em investimentos e antes de ser lançado foi testado rodando mais de 400 mil quilômetros. “Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.
O sistema elétrico de 650 volts do e-Delivery é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura que garantem autonomia de até 250 km.
O tempo para recarga completa é de 3 horas (carregamento lento) ou 30% de autonomia em 15 minutos (carga rápida) - o caminhão elétrico comporta até 150 kW de potência em corrente contínua.
Zero emissões
Complementando a oferta de soluções de transporte com zero emissões, o Volkswagen e-Delivery foi lançado junto com o inédito e-Consórcio. Trata-se de uma parceria com algumas das maiores empresas em eletromobilidade do mundo.
A parceria com essas empresas assegura comodidade e eficiência para o cliente do e-Delivery: da montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores. Pela primeira vez no país, um caminhão elétrico é oferecido numa solução de transporte completa, com evidentes ganhos para o consumidor.
O VW e-Delivery 11 e 14 toneladas traz a bordo tecnologia de ponta com os mais refinados sistemas de inteligência. E também chegam às lojas com exclusiva consultoria comercial, novos planos de manutenção Volks|Total e-Prev e e-Prime, além de uma estrutura de serviços e pós-vendas Volks|Care, especialmente desenhados para assegurar a disponibilidade do veículo e reduzir seu custo operacional.
Volkswagen e-Delivery
Modelo mais leve da família elétrica da Volkswagen, o e-Delivery 11 toneladas 4x2 está equipado com um motor que entrega 300 kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero.
O e-Delivery de 11 toneladas tem suspensão pneumática de série que atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação.
O VW e-Delivery de 11 toneladas tem peso bruto total de 10.700 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.
Operações severas
Por sua vez, o e-Delivery de 14 toneladas 6x2 foi calibrado de forma minuciosa para operações severas. Seu motor também entrega 300 kW e torque de 2.150 Nm desde as primeiras rotações.
Sua suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. Também é bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. Tem peso bruto total de 14.300 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 kg, a maior de sua categoria em elétricos do Brasil.