O Jeep Commander 2022 é, finalmente, apresentado. O novo comandante da marca chega disposto a liderar a disputa no segmento premium dos SUVs de 7 lugares. Nascido com personalidade forte, o Commander é o primeiro SUV desenvolvido pela Jeep no Brasil e o modelo quer ser para ser referência no mercado.
A Jeep põe todos os modelos de 7 lugares na mira como concorrentes do seu novo comandante, nome aportuguesado de Commander. Contudo, não quer perder de vista mesmo é o Chery Tiggo 8. Outro que está no alvo do modelo é o Volkswagen Tiguan Allspace.
O novo Jeep Commander foi lançado mesmo sem ter a produção iniciada. Isso, porém, não é motivo para preocupação. As 500 unidades colocadas para pré-venda durante quatro dias foram esgotadas em menos de 30 minutos. Ao final, mais de 2 mil unidades foram reservadas e a pré-venda do novo modelo continua. As primeiras unidades começam a ser entregues em outubro.
Motorizações
O novo Jeep Commander foi apresentado em duas versões – Overland e Limited. São quatro configurações, sendo duas com motor 1.3 turbo flex 4x2 e duas com motor 2.0 turbo diesel 4x4, com opções de transmissão automática de 6 marchas para as configurações flex e de 9 marchas para as turbo diesel.
O Commander, modelo fabricado a fábrica da Jeep em Goiana, no Pernambuco, parte de R$ 199.990 e chega a R$ 279.990. (Veja os preços no final do texto).
O Jeep Commander 2022 quer seguir o sucesso de vendas dos modelos Renegade e Compass, que já venderam mais de 600 mil unidades no mercado brasileiro. Destaque para o Renegade, cuja soma de vendas já ultrapassa a casa dos 350 mil SUVs. O Comandante chega para reforçar a referência conquistada pela marca no segmento.
Personalidade forte
SUV com visual que transmite personalidade forte, o Jeep Commander traz grupo óptico desenvolvido para trazer uma dose extra de exclusividade ao modelo. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica, outra tendência premium. O modelo não tem opcionais.
As lanternas do comandante, (Ops!) Commander, também em LED, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores. Um destes refletores tem a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. O grupo óptico proporciona harmonia entre suas luzes, uma vez que, os faróis de neblina e DRL também são em LED.
Cores
Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon). Além destas, uma cor nova e totalmente exclusiva, a Slash Gold, oferece um tom dourado sutil. Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo.
Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
Vale dizer ainda que o Commander, que estreia com identidade própria, traz nove easter eggs espalhados no interior e exterior do veículo. Além de alguns tradicionais encontrados também em outros modelos Jeep, o novo SUV da Jeep traz novos desenhos.
Espaço Interno
Quem compra SUV pede espaço interno e porta-malas grande. O Jeep Commander tem os dois. Os 7 lugares acomodam bem o motorista e os seis passageiros. O SUV mede 4.769 metros de comprimento, 1.859 metro de largura, 1.680 metro de altura, 2.794 meros de entre-eixos.
O novo SUV da Jeep, de nome Comandante no vocabulário português, é maior do que o seu irmão Compass em todas as dimensões, ou seja, tem 365 mm a mais no comprimento, 40 mm na largura e 158 mm no entre-eixos. O entre-eixos maior garante mais espaço interno aos passageiros.
O porta-malas é um dos maiores da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os 7 assentos levantados. Além disso, o modelo também conta com 31 litros de volume de espaço de porta-objetos.
O Jeep Commander 2022 permite o rebatimento dos assentos de oito formas diferentes, levando a uma ampliação do vão de carga fácil e intuitiva. A segunda fila tem um deslocamento longitudinal de até 14 cm, permitindo escolher entre um maior espaço de pernas também para os passageiros da fila do meio ou optar por aumentar ainda mais o porta-malas. A abertura das portas tem ângulo de 80 graus, o que permite fácil acesso ao interior do veículo.
Tecnologia
O SUV Commander 2022 se destaca pela tecnologia embarcada. Vem com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio.
Conta também com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução (é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia). No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.
Traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.
Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.
Direção autônoma
O novo Jeep Commander 2022 vem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma muito valorizadas por clientes do segmento premium. Traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
Som Premium
A experiência a bordo do novo Jeep Commander 2022 fica mais completa com o sistema de som da marca premium Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. Ele conta ainda com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como “caixa acústica”. Isso elimina a necessidade de caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%, além de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda.
Alexa in Vehicle na Adventure Intelligence
Em se tratando de conectividade, o Commander traz a Adventure Intelligence, plataforma de conectividade exclusiva da Jeep, em todas as versões. A plataforma entrega conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wifi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wifi nativo do Jeep Commander.
Novidade da plataforma na versão Overland é a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV da Jeep. Basta estar conectado e sincronizado com sua conta e é possível utilizar todas as funções da Alexa de dentro do carro.
Além de todos os comandos já conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, o Jeep Commander tem acesso a todos os comandos da assistente, inclusive externos ao veículo. Por exemplo, é possível pedir ao Commander para abrir o portão da garagem, ver a condição do tempo, procurar um restaurante ou uma farmácia, ou até mesmo acrescentar um item a uma lista de compras.
Jeep Off-Road Pages
O Jeep Commander 2022 traz ainda o Jeep Off-Road Pages com informações como grau de inclinação vertical e lateral, sistema de tração selecionado e status do bloqueio de diferencial. O modelo oferece sete airbags de série em todas as versões: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista.
O modelo traz novas suspensões dianteira e traseira com geometria e calibração adaptadas para as dimensões e o peso do modelo. Até mesmo a performance do ar-condicionado do Commander se destaca. Com sistema dual zone e blower posterior, ele apresenta a melhor temperatura na terceira fila do segmento, 10% mais baixa que os concorrentes.
O modelo ainda possui vidros com isolamento termoacústico. O para-brisas e as janelas do novo SUV da Jeep trazem uma tecnologia única. Desenvolvidos em várias camadas, garantem melhor isolamento, reduzindo até 10db no som e cerca de 10°C na temperatura do interior do veículo. Para completar, os vidros traseiro e laterais são mais escuros, proporcionando mais privacidade e proteção solar.
Versões turbo flex
O Jeep Commander vem equipado com o motor T270, o mesmo 1.3 16V turbo flex que equipa o Compass, e que rende 185 cv de potência a 5750 rpm (com etanol) e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm. O câmbio é automático de seis velocidades. Esse motor está sob o capô da versão Limited e Overland, ambas 4x2.
As versões Turbo Flex do Commander trazem ainda o modo de condução Sport, que habilita uma calibração diferenciada. Com isso, as trocas de marchas mais rápidas passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução mais esportiva.
O Jeep Commander possui também o Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões 4x2. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. Assim, mesmo com tração dianteira, o modelo ainda pode se aventurar nas trilhas, como todo Jeep.
Versões Turbo Diesel
As versões Limited e Overland têm também a opção do motor turbo diesel 2.0 litros, de quatro cilindros, de 170 cv, 4x4, batizado de TD380. Esse propulsor recebeu um mapa de calibração específico, novo volante motor, novo conversor de torque, nova turbina, curva de pedal aprimorada e ganhou 1 kgfm de torque, rendendo agora 38,7 kgfm.
O TD380 também ainda antecipa o atendimento às normas do Proconve L7. O propulsor traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, reduzindo a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo ARLA32. No motor TD380 a autonomia é de cerca de 10 mil km. Assim, o motorista não precisará parar para abastecer com o aditivo com muita frequência.
O sistema de tração 4x4 do Commander com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control). O sistema auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. Além disso, possuem altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°.
Versão Limited
A versão Limited vem com rodas de liga leve de 18”, conjunto óptico Full Led e bancos em couro e suede preto e acabamento interno preto. Traz muita tecnologia com cluster Full Digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas. Além disso, conta com sete airbags e todos os sistemas de direção autônoma (ADAS) citados anteriormente.
Além de tudo isso, vem com o Jeep Traction Control+. Já a configuração com motor diesel também conta com modo 4x4 Low, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e Hill Descent Control.
Versão Overland
A Overland traz rodas em liga leve de 19” e bancos em couro e suede marrom. Para completar, além dos conteúdos oferecidos na versão de entrada Limited 1.3 turbo flex, a versão topo de gama do Commander vem também com teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco de passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127v.
Essa versão conta também com Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle. Além de tudo que há na Limited 2.0 turbo diesel, a a versão topo Overland traz molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages.
Versões e preços do Jeep Commander 2022
Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 199.990
Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 219.990
Jeep Commander Limited Turbo Diesel 4x4 AT9: R$ 259.990
Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4x4 AT9: R$ 279.990