O novo Nissan Z foi apresentado ao mundo durante evento especial realizado nesta semana em Nova York. Em sua sétima geração e totalmente novo, o modelo esportivo de 405 cv representa mais de 50 anos de paixão e dedicação em direção à emoção de dirigir. Sua chegada ao mercado norte-americano está programada para chegar no próximo ano.
Para o mercado dos Estados Unidos, o novo Z será oferecido nas versões Sport e Performance. Cada um com a opção de uma transmissão manual de 6 marchas ou com a nova caixa automática de 9 marchas.
Uma edição limitada do novo Nissan Z, a Proto Spec também será oferecida com pinças de freio exclusivas de cor amarela com o logotipo Z, rodas de liga de alumínio de cor bronze, assentos de material sintético exclusivos com detalhes em amarelo e costura interna da mesma cor por toda a cabine. A produção do Nissan Z Proto Spec será limitada a 240 unidades.
Fairlady Z
Os detalhes do modelo do esportivo Z para o mercado japonês, conhecido como Fairlady Z, serão revelados somente no final do ano. O Nissan Z já vendeu 1,8 milhão de unidades, o que o torna um dos esportivos mais comercializados do mundo.
Uma das características que definem o novo Nissan Z sempre foi seu vínculo entre o carro e o motorista – uma conexão física e visceral, independentemente da estrada à frente.
Essa ligação homem-máquina domina o novo Z, especialmente na presença da transmissão manual padrão de 6 velocidades.Também está disponível uma moderna transmissão automática de 9 velocidades, de respostas rápidas.
Motor
O novo motor V6 biturbo de 3 litros do novoNissan Z acrescenta um aumento significativo na produção de energia em relação ao 370Z da geração anterior. Ele é projetado para fornecer uma resposta nítida, mas suave aos comandos do motorista.
Com um aumento de 68 hp (70 cv) e 30% de aumento no torque, este último Z é diferente de tudo antes dele. Desenvolve 400 hp de potência (405 cv) e 350 lb-ft (48,39 kgfm) de torque a 5.600 rpm.
Em uma primeira vez para um veículo Nissan com tração traseira, a transmissão manual de 6 velocidades inclui um sistema de controle avançado de assistência ao lançamento – arrancada – (na versão Performance) que ajuda a proporcionar uma aceleração suave a partir de uma posição estática.
Todos os modelos equipados com transmissão automática já contam com esse sistema de série. Os modelos equipados com transmissão manual também apresentam um eixo de transmissão composto de fibra de carbono e redução da rotação correspondente (downshift rev matching).
Para fornecer uma condução previsível e responsiva, a equipe de engenharia adotou uma abordagem multifacetada, especialmente para a direção em alta velocidade e em curvas.
Maior rigidez da carroceria, direção hidráulica eletrônica com suporte de cremalheira e forte sensação mecânica e pneus dianteiros mais largos ajudam a aumentar o desempenho nas curvas em até 13%.
Suspensão
Os amortecedores dianteiros e traseiros usam um novo design monotubo com um diâmetro maior do que o do 370Z. A melhoria resultou em uma redução de aproximadamente 20% na força de amortecimento para ajudar a minimizar o choque de impacto em superfícies irregulares, melhorar o desempenho ao seguir a estrada e a estabilidade.
A suspensão dianteira de duplo braço triangular de alumínio apresenta uma nova geometria, incluindo o ângulo de cáster que foi aumentado, ajudando na estabilidade em linha reta.
Dois modos de direção são oferecidos com a transmissão automática: padrão e esporte. O modo padrão é mais adequado para locomoção do dia a dia e também para longas viagens em rodovias para uma direção agradável e sem estresse.
O modo Sport desbloqueia o potencial de desempenho do Z, oferecendo controle de aceleração mais rápido, sistema de direção mais esportiva. A versão Performance utiliza um diferencial de deslizamento limitado do tipo de embreagem mecânica.
Design
No exterior, o novo Z assume um design tradicional de carro esportivo com tração traseira, com um capô longo, postura traseira mais baixa e uma silhueta que homenageia a sua primeira geração. Os designers utilizaram as tecnologias mais recentes para simplificar o design e incorporaram iluminação de LED para dar dimensão sem elementos desnecessários.
Os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao Fairlady 240ZG do mercado japonês dos anos 1970, que se encaixam naturalmente na nova identidade do Z.
A transição característica do quarto de vidro traseiro para a posição rebaixada da traseira adiciona mais efeito. As luzes traseiras combinadas incorporam tecnologia moderna ao estilo que lembra o Z32 300ZX, incluindo novas lanternas traseiras LED 3-D que são distintamente Z.
A versão Performance tem espóiler traseiro que cria pressão positiva onde a tampa e o acessório se encontram, atenuando a elevação traseira. O espóiler dianteiro aproveita o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do Nissan GT-R para utilizar zonas de pressão negativa.
Novo Nissan Z: Cores
O novo Z está disponível em três cores exteriores de um tom e em seis combinações de dois tons, incluindo duas cores novas: Seiran Blue e Ikazuchi Yellow - ambas com o teto em Super Black.
A cabine do Z combina tecnologia moderna com toques vintage. O console central é inspirado nas gerações anteriores, com três medidores analógicos no painel de instrumentos, tela de áudio sensível ao toque de 8 polegadas no centro e botões de controle de temperatura perto das aletas de troca de marcha.
Três ambientes de cores interiores estão disponíveis - grafite, vermelho e azul. A edição limitada Proto Spec apresenta detalhes em amarelo em toda a cabine, incluindo costuras no painel de instrumentos. Os assentos apresentam material em camadas para criar profundidade e um efeito de gradação.