O Audi RS e-Tron GT, primeiro esportivo 100% elétrico da marca, já está sendo entregue para os clientes que adquiriram o modelo durante o período de pré-venda. O veículo foi apresentado mundialmente em fevereiro deste ano e, apenas três meses depois, foi lançado no mercado brasileiro.
Novos interessados podem solicitar sua unidade por a partir de R$ 979.990,00 na modalidade venda direta pelo site oficial da marca ou em sua concessionária de preferência. A previsão de chegada é para o início de 2022.
Para Daniel Rojas, responsável pela área de vendas da Audi do Brasil, “o Audi RS e-tron GT é um veículo extremamente significativo pois é considerado o novo brand shaper da marca, ou seja, a nova referência para o portfólio da empresa dos próximos anos”.
Os clientes podem ainda personalizar seu Audi RS e-tron GT de acordo com suas preferências antes mesmo da produção – ao todo são mais de 1,4 milhão de combinações possíveis.
Dentre os itens configuráveis estão a cor do veículo, cor da grade Singleframe, capa do retrovisor, acabamento do interior do veículo, revestimento dos bancos, desenho de rodas, pinças de freio, revestimento do volante e detalhes do acabamento interno, com quase todas as mudanças sem custo adicional.
O Audi RS e-tron GT
O novo modelo totalmente elétrico da Audi oferece desempenho dinâmico e altamente esportivo. O modelo RS precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h.
O motor elétrico no eixo dianteiro também libera 175 kW, enquanto o motor na traseira libera 335 kW. A potência total é 440 kW ou 598 cavalos e o torque total é 830 Nm. No modo boost, a potência aumenta brevemente para 475 kW ou 646 cavalos.
O Audi RS e-tron GT normalmente roda com a tração quattro elétrica nas quatro rodas – somente o modo “efficiency” do Audi drive select prioriza tração dianteira.
No caso de uma superfície escorregadia da via, exigências de alta potência ou curvas rápidas, o motor elétrico para a tração traseira também é ativado por volta de cinco vezes mais rápido do que uma tração mecânica quattro.
A aerodinâmica é uma característica importante do projeto como um todo. O Audi RS e-tron GT, com seu coeficiente de arrasto de 0,24, parece ter sido moldado pelo vento – e de fato foi. Ele foi desenvolvido em estreita colaboração entre os projetistas e os engenheiros de aerodinâmica.
As entradas de ar na seção inferior da frente desempenham um papel fundamental. As cortinas de ar verticais no exterior direcionam o ar nos arcos das rodas do veículo de forma que ele flua perto da roda e então ao longo da lateral.
Interior: esportivo e confortável
O interior do RS e-tron GT mostra a definitiva sensação de gran turismo destacando esportividade, conforto e extensão em igual medida. O foco mais forte do interior é no motorista, inspirado pela ideia de “monoposto”, uma característica dos modelos esportivos da Audi e do RS e-tron GT em particular.
O painel central é ligeiramente inclinado em direção ao motorista. O display do Audi virtual cockpit plus parece flutuar, enquanto o MMI touch é cercado por um acabamento black piano que fica acima do painel de instrumentos.
O desenho enxuto enfatiza o sentido leve de espaço e fornece uma experiência de controle altamente precisa. O motorista e o passageiro dianteiro se sentem em posição esportiva baixa, separados por um amplo console central, e os bancos traseiros oferecem espaço suficiente mesmo para adultos.
A alta qualidade e processamento intransigente dos materiais reflete a atenção aos detalhes com que a Audi desenvolve e constrói seus veículos.
Bateria e gestão térmica
O sistema de bateria de íons de lítio do RS e-tron GT está localizado entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo. Isto fornece um baixo centro de gravidade, apropriado para um veículo esportivo e uma distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro que fica muito próximo do valor ideal de 50:50.
A bateria de alta tensão pode armazenar 93 kWh de energia e integra 33 módulos, cada um deles compreendendo 12 células com revestimento externo flexível.
As entradas de recarga do gran turismo estão localizadas atrás das rodas dianteiras. Os dois lados apresentam conexões para corrente alternada (AC) e também existe uma conexão para corrente direta (DC) do lado direito. O RS e-tron GT pode carregar com 11 kW AC como padrão, o que permite que ele recarregue uma bateria por completo durante a noite.
Em um terminal DC com potência adequada, o esportivo elétrico atinge um pico de capacidade de carga de até 270 kW. Isto permite que ele recarregue até 100 km em pouco mais de cinco minutos. Em condições ideais é possível carregar a bateria de 5% a 80% em cerca de 22,5 minutos.
Som esportivo e-tron
A Audi compôs um som único para o RS e-tron GT. O som esportivo e-tron compreende duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes, fora e dentro do veículo.
Dados sobre a velocidade rotacional dos motores elétricos, carga, velocidade do veículo e outros parâmetros servem como base para o som digital, um som sintético que oferece uma impressão autêntica do trabalho executado pelo sistema de tração.
O motorista pode modular o som via Audi drive select. No perfil efficiency, somente o AVAS (Sistema Acústico de Alerta do Veículo) fica ativo, o que já gera um som mais amplo para reconhecimento de um veículo elétrico.
O som exterior é mais completo e tem melhor qualidade no modo comfort. O perfil dynamic torna o som ainda mais potente e o som interior é adicionado.