O Peugeot e-208 GT 2022 é o primeiro passo que a marca dá rumo à eletrificação no Brasil. O hatch compacto 100% elétrico começa a ser comercializado o País com preço de R$ 244.990.
As vendas nesse primeiro momento atenderão apenas os mercados do Rio de Janeiro e São Paulo, Em janeiro as vendas se estederão para os demais Estados.
Equipado com motor elétrico que gera 136 cv e torque imediato de 26,5 kgfm, o Peugeot e-208 GT acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos. Há três modos de condução disponíveis: Eco, Drive e Sport.
A escolha de como conduzir o hatch fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento.
O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia eo Drive é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia. O Sport, por sua vez, prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.
Modos de seleção
O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo.
O condutor pode escolher entre os modos moderado e o aumentado. O primeiro transmite sensações semelhantes às de um veículo a combustão, enquanto o segundo provoca uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.
Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).
O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo.
O usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.
Peugeot e-208 GT: Recarga
O Peugeot e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia). Os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de kilometragem de 160 mil km.
Tempo previsto de recarga
1,8 kW (tomada doméstica) - 24h56
11 kW / 22 kW - 04h03
7,4 kW - 06h02
50 kW - 53 minutos
100 kW - 30 minutos
Mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma CMP (Common Modular Platform) do e-208 GT permite:
- Manter o mesmo
volume de porta-malas da versão a combustão (311 litros).
- Espaço frontal e traseiro dos
ocupantes idênticos aos da versão a combustão.
- Excelente posição de dirigir e
aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução.
Para rodar com plena segurança no Brasil, a engenharia da Peugeot aplicou um pacote de alterações com reforços específicos para as condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação características no Brasil. Uma delas é o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre.
As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços. Os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas são do tipo run flat.
Parceria
O início da comercialização do Peugeot e-208 GT marca a introdução de importantes parcerias. Uma delas é um benefício especial garantido aos 20 primeiros clientes do Peugeot e-208 GT. Cada um receberá uma estação de recarga residencial da WEG como brinde.
Desenvolvido para uso interno ou externo, em garagem ou estacionamento, o carregador Wemob Wall é ideal para uso em residências e condomínios, em redes monofásicas e bifásicas.
Possui conectividade Wi-Fi, LEDs de sinalização, controle de acesso por TAGs, app EV Drivers e funções de medição de energia e smart charging. Com 7,4 kW OU 22 kW de potência, ele permite uma recarga rápida da bateria do veículo.