A Stock Car Pro Series fará uma roda dupla nesse sábado e domingo, no Autódromo de Goiânia. Serão disputadas as oitava e nona etapas da temporada 2021. Na oportunidade, a Chevrolet comemorará 500 largadas na Sock Car, categoria que a própria marca ajudou a impulsionar sua criação, em 79.
A Chevrolet tem uma longa história com a competição ao longo dos seus 42 anos de existência. A relação da Chevrolet com a categoria começou com o Opala. Depois vieram o Omega, Vectra, Astra e Sonic, dando sequência a história da fabricante na Stock Car.
Hoje, esse papel está por conta do Cruze, que é o atual campeão da Stock Car Pro Series com o piloto Ricardo Maurício. Com seis modelos diferentes, a Chevrolet venceu 35 dos 41 títulos colocados em disputa até 2020.
Safety Car
O Chevrolet Camaro, todo customizado, será o Safety Car da prova em Goiânia, com o número 500 em destaque.
“A Chevrolet ajudou a escrever o principal capítulo do automobilismo brasileiro, que é a trajetória da Stock Car. Sem a Chevrolet, não teríamos a Stock como ela é hoje. Fãs e profissionais brasileiros devem muito a essa marca”, resume Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa promotora da Stock Car.
“Até hoje, em todo o Brasil, há vários clubes de colecionadores de Opala, Omega, Vectra etc, que relacionam muito de sua paixão por esses veículos à história que escreveram na pista com a Stock Car", disse Julianelli.
Prosseguindo, a executiva da Vicar observou que essa paixão mescla o carinho e admiração por determinado modelo com as lembranças de grandes façanhas no esporte. Seundo ela, é isso que constitui a paixão que move o fã do automobilismo.
Stock Car e Chevrolet: Parceria
Para a Chevrolet, o marco de 500 corridas realizadas simboliza uma trajetória de compromisso com o automobilismo brasileiro e de parceria com a Stock Car.
“A ligação da Chevrolet com as corridas de automóveis é quase centenária e vem desde a criação da empresa. Um dos fundadores da marca, Louis Chevrolet, era projetista, mecânico e piloto”, destaca Hermann Mahnke, diretor executivo de Marketing da GM América do Sul.
“Temos muito orgulho de ser a primeira marca a alcançar 500 corridas e de ter contribuído para que a Stock Car se transformasse na categoria do automobilismo nacional preferida do público e de grandes pilotos”.
Primeira corrida
O Opala foi o modelo base da Stock Car em sua fundação. A primeira corrida aconteceu no dia 22 de abril de 1979, no ainda jovem Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre.
Com vitória do paulista Affonso Giaffone Júnior, a prova já reunia um valoroso grupo de jovens que se tornariam ídolos através da Stock Car. Era os casos de Raul Boesel, que dali seguiria o caminho da Fórmula 1, e os futuros campeões Paulo Gomes, Alencar Júnior e os irmãos Affonso e Zeca Giaffone.
Reinado
O reinado do Opala durou até 1993, considerando quatro anos no qual foi a base para o Protótipo Opala (veja tabela abaixo). O próximo modelo a ingressar na Stock Car foi o Omega, um grande sucesso da Chevrolet que permaneceu como carro-base de 1994 a 1999.
A seguir veio o Vectra, modelo que foi a sensação da categoria em dois períodos: de 2000 a 2003 e, depois, de 2009 a 2011. Ao todo, o Vectra competiu na Stock Car Pro Series por sete temporadas, sendo o segundo modelo mais longevo da história da categoria.
Entre as duas fases do Vectra, o modelo Astra disputou e venceu corridas de 2004 a 2008. O Sonic entrou na pista entre 2012 e 2015, sendo substituído pelo atual campeão, o Cruze, a partir de 2016.
Ao final de 2022, o Cruze empatará com o Vectra como o segundo modelo mais longevo da Stock Car, com sete temporadas, perdendo apenas para o fundador da categoria, o Opala, que soma doze campeonatos.
Período – Modelo
1979 a 1986 – Opala
1990 a 1993 – Protótipo Opala
1994 a 1999 – Omega
2000 a 2003 – Vectra
2004 a 2008 – Astra
2009 a 2011 – Vectra
2012 a 2015 – Sonic
2016 a 2021 – Cruze