O Suzuki Jimny 2022 ganha nova opção de cor Marrom Laterita na carroceria nas versões intermediárias 4All e 4Sport do jipinho de DNA 4x4. A tonalidade faz uma alusão ao DNA 4x4 off-road do modelo no Brasil.
Fabricado em Catalão, Goiás, o Jimny 4x4, o Jimny parte de R$ 110.990 na configuração 4Work e chega até a R$ 129.990 na opção Forest.
A nova cor Marrom Laterita contrasta com a tonalidade grafite presente nos para-choques, para-lamas, no skid plate e nas rodas de liga leve de aro 15 que equipam o modelo. Contando com chassi heavy duty, mais robusto e durável, e motor em alumínio, o Jimny pesa apenas 1.060Kg .
Estilo alegre e aventureiro
O Suzuki Jimny, que se identifica com seus consumidores pelo estilo de vida alegre, aventureiro e descontraído de seus consumidores, se destaca pelo desempenho e força fora de estrada. As versões 4All e 4Sport do Suzuki Jimny contam com sistema 4x4, que permite a mudança da tração dando um simples toque no botão.
A tração 4x4 do Jimny oferece 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4x4 com reduzida.
O sistema 4x4 tem roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico. Com isso, é possível fazer a mudança de tração com apenas um toque no botão, que fica localizado facilmente no painel. É possível realizar as mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.
Desenvolvido para aventuras com oferecem obstáculos mais severos, o Jimny tem de altura livre do solo, com 200mm, ângulo de entrada de até 45° e de saída até 51º, uma versatilidade para todos os tipos de terreno.
O raio de giro é de apenas 4,9 metros. Essa característica auxilia nas manobras até nos lugares mais estreitos, seja em uma trilha em uma região inóspita, ou mesmo em uma vaga de garagem.
Suzuki Jimny 4x4 2022: Motor
As versões 4All e 4Sport, assim como as demais fabricadas na planta goiana de Catalão, são equipadas com motor em alumínio 1.3L (DOHC) a gasolina, com 16 válvulas, 4 cilindros em linha.
Esse propulsor rende 85 cavalos de potência a 6.000 rpm com torque máximo de 11.2 kgf.m a 4.100 rpm, injeção multiponto sequencial e transmissão manual de cinco marchas.
Com a tecnologia do comando variável de válvulas (VVT), otimiza o torque para todas as faixas de rotação e proporciona resposta rápida nas acelerações. Em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, o sistema garante otimização do consumo de combustível e baixa emissão de poluentes.
As suspensões dianteira e traseira utilizam molas helicoidais sobre eixo rígido. Esse sistema de molas reduz o custo de manutenção e aumenta a longevidade do veículo. A direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta. Garantia de direção confortável, estável e segura.
Segurança e praticidade
O Jimny possui barras de proteção lateral, para maior segurança dos passageiros. A coluna de direção é retrátil, o que favorece o mortorista em caso de colisão . Os cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes.
Os freios a disco na dianteira possuem as pinças em posição mais elevada, facilitando a transposição em trechos alagados. Além disso, garante eficiência nas frenagens com o escoamento de água e evitam retenção de terra ou lama.
Na traseira, o freio a tambor com válvula sensível a carga (LSVB) traz controle de frenagem e direção mais eficiente.
No interior, o Jimny apresenta um projeto ergonômico com bancos que possuem diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. Proporcionam conforto e praticidade ao adequar as necessidades de bagagem em qualquer situação.