O Grupo Stellantis dá um novo passo na ofensiva eletrificação dos seus modelos com o lançamento das versões 100% elétricas dos furgões médios Peugeot e-Expert e do Citroen E-Jumpy.
Os dois utilitários do Grupo Stellantis estreiam no mercado brasileiro com o preço de R$ 329.990. Os dois modelos podem ser conduzidos por motoristas com CNH categoria B e não sofrem restrição de acesso ao centro das cidades.
O Peugeot e-Expert tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão. A bateria foi incorporada abaixo do assoalho do veículo, ou seja, evita qualquer comprometimento de espaço interno ou de carga. A mesma providência foi empregada no Citoren E-Jumpy.
O utilitário elétrico da Peugeot chega ao mercado brasileiro em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, capaz de garantir até 330 km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo Inmetro.
Peugeot e-Expert: Motor
O pulmão do Peugeot e-Expert é um motor elétrico que gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm). O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia; “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance; e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.
O visual da versão 100% elétrica do furgão da Peugeot é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha. Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga e na lateral esquerda da carroceria um monograma que identifica a versão elétrica, posicionado à esquerda na porta traseira.
Já no cockpit, as diferenças ficam perceptíveis principalmente em sua cabine. O novo e moderno painel de instrumentos, nomeado de e-cluster, apresenta informações do velocímetro em uma tela digital colorida de 3.5”, além do modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia.
Equipamentos
O e-Expert também traz no console central o e-Toggle, um seletor de marchas com as funções Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução). Há ainda o botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.
Uma central multimídia com tela touchscreen capacitiva de 7” pode ser adicionada para garantir entretenimento e conectividade ao modelo. O item opcional é compatível com Android Auto e Apple Carplay e dispõe de câmera de ré com visão 180° e vista superior do veículo (Visio Park).
O Citroen E-Jumpy 100% elétrico otimiza os custos de utilização e se distingue das demais configurações da linha Jumpy nos pequenos detalhes. Visualmente, a diferença está no ponto de recarga situado à frente, na lateral esquerda da carroceria e o novo monograma elétrico “Ë” colocado à esquerda do nome JUMPY, na porta traseira.
Desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2, o Ë-Jumpy é equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo Inmetro.
A performance do furgão E-Jumpy é garantida por um motor elétrico, que entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).
Dimensões
As dimensões do Peugeot Expert são perfeitas para uma mobilidade sem restrições, sem comprometer sua função mais importante: o transporte de cargas. Entre os principais atributos estão:
· Volume de carga de 6,1m3 e 1 tonelada de capacidade de carga, a melhor otimização de carga para a logística urbana;
· Largura de 1,25m entre as caixas de rodas;
· Prático para manuseio de carga: porta lateral deslizante e porta traseira com abertura 180°;
· Prático e eficiente: altura de 1.94m, que garante acesso a garagens com limitação de altura;
· Autonomia de até 330km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO;
· Recarga rápida: 80% em 45 minutos;
· Freios regenerativos que otimizam a autonomia da bateria;
· Garantia: 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias;
· Melhor dirigibilidade do segmento: experiência de condução semelhante à de um veículo de passeio;
· Cores Disponíveis: Branco Banquise (sólida) e Cinza Artense (metálica).
Itens de série
A variante elétrica e-Expert herda tudo que já está disponível na versão a combustão e acrescenta à lista o sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e um cabo Modo 2 para carga de emergência.
A versão elétrica do utilitário da Peugeot traz ainda de série assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas (DRL), limitador de velocidade e piloto automático.
O Peugeot e-Expert conta com uma oferta de três espaçosos lugares na cabine. Seu cockpit dispõe, ainda, de uma posição de condução alta para melhor visualização da estrada, além de assentos de alto nível, generoso espaço interno e completo painel de instrumentos.
Para a recarga do Peugeot e-Expert, o que vale também para o Citroen E-Jumpy, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” Parking. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com OBC de 11kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.
Citroën Ë-JUMPY
Por dentro, E-Jumpy conta com painel de instrumentos com tela 3.5” digital colorida, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga das baterias e consumo de energia.
Outro diferencial encontrado nesta versão é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.
Em termos de condução, o Citroen E-Jumpy dispõe dos modos de condução Eco, Normal e Power. O primeiro tem como foco a otimização do consumo de energia, o segundo garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o terceiro modo prioriza o desempenho, utilizando-se de máximas potência e torque.
Central multimídia
A versão elétrica do furgão da Citroen traz central multimídia com tela touchscreen capacitiva de 7”, como item opcional. Além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento com Android Auto e Apple Carplay, a central dispõe de câmera de ré com visão 180º e vista superior do veículo, recurso nomeado de Visio Park.
Entre as principais características que colocam o modelo em posição de destaque estão:
· Autonomia de até 330 km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo Inmetro;
· Recarga rápida: até 80% em 45 minutos;
· Volume de carga de 6,1m3 e 1 tonelada de capacidade de carga, a melhor otimização de carga para a logística urbana;
· Largura útil de 1,25m entre as caixas de rodas: o que permite o transporte de paletes por exemplo;
· Fácil manuseio de carga: portas traseiras com abertura 180° e porta lateral deslizante;
· Agilidade e eficiência: altura de 1.94m, que garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem;
· Freios regenerativos que otimizam a autonomia da bateria;
· Garantia: 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias de tração.
Outro importante diferencial do Citroën Ë-Jumpy, assim como no Peugeot e-Expert é a oferta de três confortáveis lugares na cabine, entrada USB, porta-copos e diversos porta-objetos.
O Citoren Ë-Jumpy agrega equipamentos exclusivos Destaque para o Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS; Acendimento automático dos faróis; Freio de estacionamento elétrico; Sensor de chuva; Modos de condução (Eco, Normal, Power); Painel de instrumentos e-Cluster (com Display Colorido 3.5”); Seletor de marchas (e-Toggle); Sensor de estacionamento traseiro; Cabo Modo 2 para carga de emergência; e como opcional: Multimídia de 7” e Visio Park (câmera de ré com visão 180°). As cores disponíveis são o Branco Banquise (sólida) e Cinza Artense (metálica).
Segurança
No quesito segurança, o Citroën Ë-Jumpy conta ainda com itens igualmente compartilhados com as demais versões da linha Jumpy, como assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal com três pontos de proteção, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas, limitador de velocidade e piloto automático.
O conjunto de suspensões assegura a precisão da trajetória do veículo, ao mesmo tempo que garante a qualidade do amortecimento. Na dianteira, há uma suspensão robusta tipo McPherson com barra estabilizadora, enquanto na traseira a suspensão é do tipo triângulo oblíquo, que permite suportar uma carga útil de até 1.002 kg.
Sobre o Grupo Stellantis
O Grupo Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade orientada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimentação com soluções de mobilidade distintas, econômicas e confiáveis.
Além da rica herança do Grupo Stellantis e da ampla presença geográfica, seus pontos mais fortes estão em seu desempenho sustentável, profundidade da experiência e ampla variedade de talentos de funcionários em todo o mundo.
O Grupo Stellantis aproveitará seu amplo e icônico portfólio de marcas, que foi fundado por visionários que infundiram as marcas com paixão e um espírito competitivo que toca funcionários e clientes.
O Grupo Stellantis aspira se tornar a melhor, não a maior, enquanto cria mais valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais opera.