O novo Renault Kangoo Van E-Tech Electric será revelado ao mundo no próximo dia 16, terça-feira, no Salão de Solutrans, em Lyon, na França. O início da sua comercialização, porém, está previsto para o segundo trimestre de 2022.
O modelo elétrico, lançado em 2011 na Europa, é o queridinho de quase 70 mil clientes naquele continente.
Em franco crescimento no mercado europeu, o Kangoo zero emissões avança em todas as áreas e o novo modelo marca o apogeu de um know-how de mais de 10 anos da Renault em matéria de veículos elétricos.
Graças à sua nova bateria de íons de lítio com capacidade 100% utilizável de 45 kWh, o Kangoo Van E-Tech Electric oferece uma autonomia de até 300 km em ciclo WLTPi.
A distância permite aos usuários de furgões pequenos programarem com tranquilidade a maioria de seus trajetos profissionais no dia a dia. Instalada sob o assoalho do veículo, a bateria não prejudica o volume útil da área de carga.
Modos de condução
O novo Kangoo Van E-Tech Electric é equipado com um motor de 90 kW e 245 Nm de torque, disponível imediatamente para uma condução tranquila e fluida, em qualquer circunstância.
Um modo Eco limita a potência e a velocidade máxima do veículo otimiza a autonomia, sendo utilizado preferencialmente quando o veículo está com pouca carga.
O condutor também pode escolher entre três opções de frenagem regenerativa:
- Sailing (indicador
B1 no painel): modo regenerativo limitado, adaptado à condução em
autoestradas e vias rápidas.
- Drive (B2): modo regenerativo
padrão, para um uso mais versátil, com uma sensação semelhante à condução de um
veículo equipado com motor térmico ao soltar o pedal do acelerador.
- Brake (B3): modo regenerativo
máximo, para ser usado em engarrafamentos e trechos de serra.
No Kangoo Van E-Tech Electric a frenagem hidráulica clássica é complementada por um ARBS (Sistema Adaptativo de Frenagem Regenerativa). O sistema maximiza a energia recuperada, seja qual for a opção de frenagem selecionada.
As diferentes combinações entre modos de tração e tipos de frenagem oferecem ao condutor a possibilidade de escolher entre seis modos de condução diferentes. Com isso, otimiza o conforto e a autonomia em função do uso e condições do trânsito.
As informações relativas ao modo selecionado de condução, gestão da potência elétrica e os dispositivos de assistência ao motorista são reunidos em um painel colorido de 10 polegadas 100% digital. O equipamento é totalmente personalizável, disponível como opcional.
Renault Kangoo Van E-Tech: Recarga
Para recarregar a bateria, o novo Kangoo Van E-Tech Electric permite utilizar 3 tipos de carregadores. O carregador padrão Caméléon trifásico de 11 kW se adapta a todos os tipos de recarga domiciliar.
Como opção, está disponível um carregador Caméléon de 22 kW para recarga rápida em terminais públicos, bem como um carregador rápido de 80 kW em corrente contínua, permitindo recuperar 170 km de autonomia (ciclo WLTP) em 30 minutos. Para estes dois últimos modelos de carregadores, a bateria recebe um sistema de resfriamento a água.
Conectado a um carregador de parede do tipo Wallbox 11 kW, a bateria do Kangoo Van E-Tech Electric com 15% de carga recupera 100% da capacidade em 3h50. Já em um carregador Wallbox de 7,4 kW, a recarga total é feita em menos de 6 horas.
Para garantir a melhor autonomia em qualquer estação, o Kangoo Van E-Tech Electric conta com sistema de climatização controlado por bomba de calor. Associado ao carregador de 22 kW, ela permite captar o calor do ar ambiente externo para aquecer a cabine sem o uso de resistência elétrica, que consome mais energia.
O nível ideal de rendimento da bomba de calor é obtido entre -15°C e +15°C de temperatura externa, faixa que corresponde às estações mais frias na maioria dos países europeus. Como opção, o novo Kangoo Elétrico também oferece volante, para-brisa e bancos dianteiros aquecidos.
Difrenciais
O novo Kangoo Van E-Tech Electric traz as inovações, equipamentos e todo o conforto do novo Kangoo Van térmico. Com 1,45m, a “Abre-te Sésamo by Renault” oferece a melhor abertura lateral do mercado, além da inovadora prateleira dobrável interna “Easy Inside Rack”, o sistema multimídia “Renault Easy Link” com tela de 8 polegadas, cartão handsfree, freio automático de estacionamento, três bancos dianteiros com encosto central rebatido formando um escritório móvel, quase 60 litros de porta-objetos na cabine – incluindo a gaveta “Renault Easy Life” –, bem como uma série de dispositivos de assistência ao motorista (ADAS) de última geração, como o regulador de velocidade adaptativo com função de parada e partida automática e o assistente para autoestradas e tráfego intenso, um primeiro passo rumo à condução autônoma.
O Renault Kangoo Van E-Tech Electric também ostenta características de transporte e tração idênticas às do modelo equipado com motorização térmica, ou seja, até 3,9 m3 de volume de carga (4,9 m3 na versão longa, disponível em breve), 600 kg de carga útil (800 kg na versão longa) e 1.500 kg de capacidade de tração.
Por meio do uso do aplicativo para smartphone MyRenault ou o sistema multimídia Renault Easy Link, o Kangoo Van E-Tech Electric conta com serviços conectados específicos, como programação da recarga da bateria, monitoramento do nível de carga da bateria à distância, programação da pré-climatização da cabine, pesquisa de eletropostos no trajeto, ou ainda o cálculo de destinos que podem ser acessados com a autonomia restante da bateria.