A Honda inicia nesta terça-feira, dia 1º, a pré-venda do New City 2022, na configuração Hatchback. Portanto, os clientes já poderão reservar o modelo, que desembarca nas lojas em março, com preços de R$ 114.200 na versão EXL e R$ 122.600 na Touring.
O New City com a inédita carroceria hatchback é o substituto do Fit no mercado brasileiro.
O New City Hatchback chega elevando o padrão do segmento de hatches compactos premium nas dimensões, espaço, qualidade, eficiência de consumo e desempenho, segurança e na lista de equipamentos.
O novo Honda New City 2022 apresenta a maior relação entre comprimento e largura e o maior entre-eixos dentre todos os hatches compactos premium. O modelo conta com o sistema de modularidade interna, batizado de Magic Seat, com quatro modos de utilização (Utility, Long, Tall e Refresh), que permite acomodar objetos de diferentes dimensões.
No modo Utility, por exemplo, o espaço chega a 1.168 litros de volume, superando os 1.045 litros disponíveis no Fit na mesma condição, que já era considerado um ícone de volumetria de cabine.
Interior
O interior do Honda New City Hatchback 2022 se destaque pela sofisticação dos materiais e pela qualidade no acabamento e na montagem. Em todas as versões, o modelo é equipado com um painel amplo, com caráter esportivo e de fácil visualização das informações.
O modelo possui um novo Sistema de Estabilização Corporal. Trata-se de uma tecnologia antifadiga adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo. Essa tecnologia evita o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.
A lista de equipamentos de comodidade e conforto do Honda New City 2022 é recheada. As duas versões (EXL e Touring) trazem, além do Magic Seat, botão de partida do motor, sistema de travamento e destravamento por aproximação da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital e automático, espelhos retrovisores com rebatimento automático, central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro e painel digital TFT de 7 polegadas multiconfigurável. A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros.
Segurança
O New City Hatchback e o New City sedã, que já está sendo comercializado desde dezembro, são os primeiros modelos da marca produzidos no Brasil a embarcarem o Honda Sensing (apenas nas versões Touring do sedã e do hatch), completo pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução. Ele tem cinco funções:
ACC - Controle de cruzeiro adaptativo -- Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente;
CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão -- Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes;
LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa - Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista - Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB - Ajuste automático de farol -- Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
O New City Hatchback traz diversos outros itens de segurança em todas as versões, como: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.
O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível na versão Touring.
Honda New City 2022: Novo motor
Equipado com um motor completamente novo e uma versão otimizada do já consagrado câmbio CVT, o New City Hatchback é a tradução perfeita da eficiência, com um desempenho empolgante, dinâmica refinada e baixo nível de consumo de combustível.
Todo em alumínio (cabeçote, bloco e cárter), o motor que equipa o modelo é o inédito quatro-cilindros aspirado 1.5 16V DI DOHC i-VTEC. Ou seja, conta com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote -- um para as oito válvulas de escape e outro para as oito de admissão. Esse motor é todo novo e vem acoplado à versão otimizada do câmbio CVT.
A potência máxima do propulsor 1.5 16V é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como com gasolina.De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New City Hatchback tem consumo na cidade de 9,1/13,3 (etanol/gasolina) e, na estrada, de 10,5/14,8 km/l.
O câmbio CVT traz duas novidades: o Step-shift e o EDDB (Early Down-shift During Braking). O primeiro atua sob condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônica do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando exatamente a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade.
Já o EDDB se apresenta em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. A ação é automática e amplia a segurança sem afetar o consumo.
Versões e cores
O New City Hatchback está sendo oferecido nas versões EXL e Touring. A paleta de cores é variada: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio, Preto Cristal, Vermelho Mercúrio e a inédita Cinza Grafeno (perolizadas). Para todas as cores, o interior será preto.