A Honda NC 750X 2022 passou por profunda atualização e traz agora duas versões, sendo uma com câmbio convencional ou com a exclusiva transmissão DCT -- Dual Clutch Transmission. A NC 750X dotada de câmbio convencional chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de março, com preço sugerido de R$ 49.700. A versão NC 750X DCT chega um mês depois, mas seu preço não foi anunciado.
A versão com câmbio convencional se soma a NC 750X DCT, prestigiada versão dotada de transmissão de dupla embreagem. Essa transmissão já presente nas scooter X-ADV, grã-turismo GL 1800 Gold Wing e em versões da Honda CRF 1100L Africa Twin.
As cores disponíveis são o Vermelho e Azul Perolizado para a versão com câmbio convencional e Vermelho e Branco Perolizado para a DCT.
Alterações
Entre as principais alterações da crossover NC 750X para 2022 está a elevação do regime de rotação máxima do motor em 500 rpm, possibilitado graças ao redesenho do sistema de admissão/exaustão e comando de válvulas. Relações mais curtas na 1ª, 2ª e 3ª marchas e mais longas na 4ª, 5ª e 6º marchas visaram melhoria na performance.
Na NC 750X a carga no manete de embreagem diminuiu em 20% graças a aperfeiçoamentos na embreagem deslizante, o que favoreceu a pilotagem urbana em trajetos truncados, feitos em baixa velocidade.
O sistema de acelerador eletrônico TBW -- Throttle By Wire, possibilitou introduzir três modos de condução que alteram o caráter do motor: são eles RAIN, STANDARD, e SPORT, assim como o modo USER, que permite personalização dos parâmetros. Importante também foi a redução de 6 kg no peso total da motocicleta graças a um novo quadro e melhorias no motor e parte ciclística.
Sistema HSTC
O sistema HSTC -- Honda Selectable Torque Control, é outra novidade, destinada a limitar perdas de aderência do pneu traseiro, podendo ser ajustado em três níveis ou ser desligado. Inédita no Brasil, a NC 750X DCT permite optar entre trocas de marchas plenamente automáticas ou atuar na seleção das marchas com os dedos através de comandos instalados no punho esquerdo.
No design, a NC 750X ganhou novo conjunto ótico dianteiro e uma rabeta reestilizada com nova lanterna e indicadores de direção. O compartimento situado entre guidão e banco foi redesenhado internamente e ganhou ainda mais espaço. A distância do banco em relação ao solo foi reduzida em 30 mm enquanto o para-brisa reprojetado oferece mais proteção. O novo painel LCD possibilita melhor visualização e controle dos dados.
Características principais: Motor
• Duas opções de câmbio, convencional ou DCT -- Dual Clutch Transmission
• Potência e torque máximos de 58,6 cv e 7,03 kgf.m
• 1ª, 2ª e 3ª marchas mais curtas, rotação máxima elevada em 500 rpm
• Sistema de acelerador eletrônico TBW -- Throttle By Wire
• Controle de tração HSTC -- Honda Selectable Torque Control ajustável
O motor bicilíndrico paralelo da NC750X e NC 750X DCT é dotado de arrefecimento líquido e cabeçote SOHC de 8 válvulas. O projeto privilegia baixas e médias rotações, com curso dos pistões relativamente longo, câmaras de combustão de formato especial e virabrequim de elevada massa de inércia, o que permite torque elevado desde as mais baixas rotações.
A característica de ter os cilindros inclinados 62º a frente favorece um centro de gravidade baixo. Por consequência, ganha melhor estabilidade, no que também ajudou a redução de 1,2 kg no peso do motor. Em ambas as versões da NC 750X, de câmbio convencional ou DCT, estão disponíveis o acelerador eletrônico TBW, os modos de condução selecionáveis e o controle de tração HSTC.
Com a introdução do acelerador eletrônico, ajustes no comando de válvulas a melhorias no escape, a potência do bicilíndrico subiu a 58,6 cv a 6.750 rpm. O torque máximo de 7,03 kgf.m surge a 4.750 rpm.
Câmbio
O câmbio de ambas versões, convencional ou DCT, tem as três primeiras marchas encurtadas visando maior poder de aceleração, enquanto as três últimas marchas foram alongadas para melhoria do consumo. Dois eixos de equilíbrio se encarregam de mitigar vibrações do motor, que oferece pulsação característica graças ao virabrequim de 270º e intervalos de ignição irregulares.
A embreagem deslizante da Honda NC 750X atua para diminuir a tendência ao bloqueio da roda traseira em reduções de marcha mais rápidas. A carga para acionamento do manete ficou 20% menor em relação a versão anterior.
A ponteira de escape de formato pentagonal e baixo peso usa duas câmaras unidas por um tubo de ligação, que age como câmara de ressonância para criar uma sonoridade profunda e distinta. O catalisador de estrutura dupla mantém o índice de emissão de gases nocivos ao meio ambiente baixo assim como a emissão de ruídos.
Destaques
O tanque Honda NC 750X tem capacidade de 14,1 litros. Um dos destaques das NC 750X modelo 2022 é a evolução da parte eletrônica. O sistema TBW -- Throttle By Wire é protagonista, possibilitando três modos de condução mais um personalizável, cuja seleção e controle se dá através de seletor no punho esquerdo e painel.
No modo SPORT a entrega de potência e o freio-motor são mais agressivos, com baixa atuação do sistema HSTC e, quando disponível, o DCT estará em modo 4. Em RAIN a entrega da potência fica menos agressiva assim como freio-motor.
A intervenção do HSTC é alta e o DCT fica em nível 1. O modo STANDARD oferece um ponto intermediário entre entrega de potência, efeito de freio-motor e nível de atuação do HSTC, com DCT em 2. Ao selecionar USER a personalização dos parâmetros de acordo com as preferências do condutor é possível.
O sistema HSTC permite ajuste do controle de tração em três níveis, sendo o 1 menos intrusivo e o 3 o mais adequado a pisos escorregadios. No modo USER é possível optar pela desativação do sistema.
Transmissão DCT -- Dual Clutch Transmission
• Padrão de mudança de marcha segue o modo de condução
selecionado
• Modo USER com quatro possíveis opções
• Controle adaptativo de embreagem
A tecnologia DCT, exclusiva da Honda no mundo das motos, está em seu décimo segundo ano de produção. Na Europa, maior mercado do sistema DCT, cerca de 60% dos clientes escolheram tal opção para a Honda NC 750X.
O câmbio DCT usa duas embreagens, uma que serve 1ª, 3ª e 5ª marcha; a outra 2ª, 4ª e 6ª. Cada grupo de marchas, pares e ímpares, tem eixo-piloto e embreagem exclusiva.
O câmbio DCT permite operação manual, usando os comandos situados no punho esquerdo do guidão. Quando o modo automático é selecionado, são quatro as configurações disponíveis, com três níveis: o 1 é o mais tranquilo e é usado no modo RAIN; os níveis 2 e 4 determinam trocas das marchas altas a rotação mais elevada, convenientes aos modos de condução STANDARD e SPORT.
No modo USER é possível selecionar um quarto padrão DCT, intermediário entre as características encontradas no modo STANDARD e SPORT em termos de agressividade na mudança de marchas.
O Controle Adaptativo da Capacidade da Embreagem é uma funcionalidade da NC750X DCT que realiza a gestão do torque no par de embreagens, o que resulta em grande suavidade durante a ação de abrir ou fechar o acelerador.
Honda NC 750X: Estilo e equipamentos
• Design mais agressivo, afilado e minimalista
• Iluminação Full-LED
• Para-brisa mais protetivo
• Compartimento de carga com 23 litros de capacidade
O visual das NC 750X 2022 evoluiu graças a carenagens inferiores e superiores redesenhadas e de menores dimensões. O novo farol de LED e as luzes DRL conferem à parte frontal da NC750X uma forte personalidade.
O para-brisas também é novo e oferece mais proteção. As tampas e os painéis laterais são agora mais finos, o banco tem nova conformação assim como escape novo desenho, resultando em uma evidente modernização do conjunto face à NC 750X anterior.
A lanterna traseira redesenhada se harmoniza com o design do conjunto ótico frontal e piscas em LED.
Característica
Característica exclusiva da NC, o compartimento para abrigar um capacete integral onde tradicionalmente fica o tanque passa agora a ter 23 litros de capacidade, o que também reduziu o peso da estrutura em 1 kg.
Também o painel de instrumentos LCD colorido é novo e permite gerenciar os modos de condução por meio do botão de seleção no punho esquerdo do guidão.
Os piscas traseiros agora tem uma função de emergência, a ESS (Emergency Stop Signal): em velocidade superior a 53 km/h, uma frenagem intensa que provoque desaceleração de no mínimo 6,0 m/s2 fará piscar as luzes de emergência, alertando os condutores que seguem.
Caso o ABS entre em funcionamento na frenagem em pavimento molhado, o valor de desaceleração mínimo para a entrada do ESS em funcionamento decresce para 2,5 m/s2.
A chave de ignição é dotada de sistema imobilizador da Honda (HISS). Se as identidades do chip embutido na chave e o da ECU -- Electronic Control Unit -- não corresponderem, o motor não poderá ser ligado.
Ciclística
• Chassi tipo Diamond tubular de aço redesenhado, 1,8 kg mais leve
• Altura do assento em relação ao solo reduzida em 30 mm
• Suspensão dianteira SDBV -- Showa Dual Bending Valve, de 41mmØ
• Monoamortecedor traseiro Pro-Link ajustável na pré-carga da mola
O quadro tubular em aço tipo Diamond foi alvo de reformulação cuidadosa. Ao utilizar tubos de espessura e peso variáveis, foi possível reduzir o peso do quadro em 1,8 kg em relação ao modelo anterior, assim como reorganizar o posicionamento da bateria e caixa do filtro do ar, trabalho que reduziu 1,2 kg no peso.
Os dados fundamentais da geometria do chassi são 27º para o ângulo de cáster, 110 mm para o trail, e distância entre eixos de 1.525 mm (1.535mm na versão DCT). A distribuição do peso entre a dianteira e a traseira é de 48% -- 52%.
O peso em ordem de marcha é de apenas 214 kg (224 kg na versão com DCT), 6 kg mais leve que na Honda NC 750X anterior. A distância do banco ao solo agora é de 802 mm de altura, 30 mm mais baixo.
Suspensão
A suspensão dianteira de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso usa o sistema SDBV - Showa Dual Bending Valve. A pequena alteração no curso da suspensão dianteira permitiu reduzir a altura do banco sem prejuízo ao comportamento dinâmico. A suspensão traseira Pro-Link possibilita regulagem da pré-carga da mola e proporciona 120 mm de curso.
Quanto ao sistema de freios, o disco tipo wave de 320 mm com cáliper de dois pistões oferece frenagem potente e modulável, complementada pelo disco traseiro, também tipo wave, com 240 mm e pinça de pistão simples. O sistema ABS de dois canais tem peso reduzido e proporciona segurança superior em frenagem em superfícies molhadas e escorregadias.
Rodas de alumínio fundido, à frente de 17 x 3,50 polegadas e atrás com 17 x 4,50 polegadas usam pneus de 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17, respectivamente. As válvulas de alumínio forjado em forma de “L” facilitam a verificação da pressão.
Acessórios
Está disponível nas concessionárias Honda o pacote de acessórios URBAN PACK para a personalização da Honda NC 750X. Os itens disponíveis são Protetor tubular de carenagem, Suporte traseiro, Top Box de 38 litros, Cavalete central, Porta USB no compartimento de carga.
Nas revendas Honda Dream estará disponível o TRAVEL PACK para a Honda NC 750X DCT, com os seguintes itens: Protetor tubular de carenagem com faróis de neblina, Suporte traseiro, Top Box de 38 litros, Malas laterais, Para-brisa elevado (+70mm), Cavalete central, Porta USB no compartimento de carga.