O Jeep Renegade 2022 é lançado com mudanças sutis no visual, mais itens de segurança e com nova versão Série S que foi introduzida inicialmente no irmão maior, o SUV Compass. A principal mudança no SUV compacto, porém, vem sob o capô.
No novo modelo, o Renegade troca os motores 2.0 Turbodiesel e 1.8 E.torq Flex pelo novo 1.3 Turbo Flex, de até 185 cv de potência, associado às transmissões automáticas de 6 e 9 marchas.
O Jeep Renegade chega à linha 2022 com quatro versões: Sport, Longitude, Série S e Trailhawk. Os preços partem de R$ 123.990 na versão de entrada Jeep Sport T270 Turbo Flex e chegam a R$ 163.290 na topo Trailhawk T270 Turbo Flex (Veja abaixo a tabela com os preços de cada versão).
As versões Sport e Longitude receberam transmissão de seis marchas (AT6) e as mais completas S e Trailhawk vêm com 9 marchas (AT9).
Motor Turbo
O novo motor 1.3 Turbo Flex, representado pela T270, é, segundo a fabricante, o mais avançado e potente do Brasil e já equipas os novos Jeep Compass e Commander. Com gasolina a potência é de 180 cv e de 185 cv com etanol e o toque é o mesmo de 27,5 kgfm a partir de 1.750 rpm.
No Renegade 2022 o propulsor T270 traz tração 4x2, com transmissão automática de 6 marchas, nas versões Sport e Longitude, e 4x4, com reduzida e transmissão de 9 velocidades nas versões Série S e Trailhawk.
Fabricado sobre plataforma Small Wide, o novo Renegade ficou mais seguro. O modelo traz seis airbags de série, chegando a sete nas versões 4x4. O SUV icônico conta ainda com a maior gama de equipamentos de segurança ativa de série desde a versão Sport.
Por fora, o novo Jeep Renegade 2022 traz retoques pontuais, com novos pára-choques frontais e traseiros, além de novo desenho da grade e novos faróis e lanternas Full LED. O modelo também traz mudanças na lateral com novas rodas de 17” e 19” e retrovisores, além de novidades no interior que reúne muito mais tecnologia.
Interior
Por dentro, o Renegade chama a atenção logo ao primeiro olhar, com um volante redesenhado - assim como no Compass e Commander - e adornado pelo badge Jeep. O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs de Renegade, assim como no Jeep Commander.
As versões 4x4 do Renegade 2022 possuem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. São eles: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra) - este último é exclusivo da versão Trailhawk.
O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, e o 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro. Além do Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.
Versões 4x2
Mesmo as versões 4x2 oferecem vantagens para o uso fora-de-estrada. É que agora o modelo chega de série com o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso.
Outro item de série nas versões 4x2, o modo Sport permite que o motorista aproveite ainda mais toda a performance do motor T270 já que habilita uma calibração diferenciada. O sistema permite trocas de marchas mais rápidas, as quais passam a ser realizadas em rotações mais altas.
Nele, parâmetros como peso da direção, tempo de resposta do acelerador e mapa das trocas de marcha são ajustados para que o condutor aproveite os 185 cv e 270 Nm de torque em qualquer situação.
O Jeep Renegade 2022 tem sete cores em oferta, sendo três novas para o modelo: Granite Crystal, Cinza Sting e a marcante Punk’N Orange, exclusiva da versão Trailhawk. As outras quatro tonalidades são Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon.
Itens de segurança
Todas as versões são equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução. O destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente. Outros itens são o detector de fadiga, o monitor de ponto cego e o aviso de tráfego traseiro, itens também indispensáveis num modelo do patamar do Renegade.
Para completar, o modelo ainda pode receber faróis com comutador automático do facho alto (AHB), e sistema de estacionamento automático Park Assist. Vale dizer que este último, AHB e BSM são de série nas versões Trailhawk e Série S.
Além de todas essas tecnologias autônomas, o novo Jeep Renegade traz quadro de instrumentos com opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.
O Renegade 2022 traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.
Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.
Versões e equipamentos
O novo Renegade 2022 chega em quatro versões, cada uma com uma ampla lista de equipamentos de segurança e conforto. De série, vem com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema multimídia com integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção e assistente de faixa, detector de fadiga, leitor de placas e seis airbags.
Sport
A versão Sport vem de fábrica agora com seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17”, start-stop e bancos com forração exclusiva.
Além disso, traz câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável, Como opcional, é possível incluir o Pack Exclusive, composto por rodas de 18” e bancos em couro.
Longitude
A versão Longitude inclui todos os itens da Sport e ainda borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7” e carregador de celular sem fio.
Conta também com ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto. O cliente pode agregar como opcional banco em couro na cor marrom.
Série S
Versão inédita na gama do Renegade, a Série S conta com câmbio automático de nove marchas, ela tem todos os equipamentos do Longitude e agrega ainda tração 4x4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4x4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista).
Tem também bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. Como opcional, é possível o cliente optar por teto solar elétrico panorâmico.
Trailhawk
A topo Trailhawk soma os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes.
O quadro de instrumentos digital de 7” tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais.
O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), ideal para encarar grandes obstáculos, algo possível graças aos ângulos off-road extremos: são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de ângulo de saída. Ainda é possível adquirir como opcional teto solar elétrico panorâmico.
Jeep Renegade 2022: Versões e preços
Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 123.990
Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 138.990
Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4x4 - R$ 163.290
Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4x4 - R$ 163.290