A Ford lança a Ranger FX4 2023. A novidade tem proposta off-road, mas traz requinte, conforto e com nível de equipamentos das versões mais caras. A nova versão da linha da picape já está sendo vendida nas concessionárias da marca por R$ 289.990.
As primeiras unidades começam a ser entregues a partir do próximo dia 20. A FX4 oferece acabamento no mesmo nível da XLT, que está posicionada logo abaixo da topo de linha Limited.
Sem mudanças na motorização, a FX4 é equipada com o propulsor turbodiesel 3.2 Duratorq de cinco cilindros que gera 200 cv de potência máxima e torque de 47,9 kgfm (1.750 a 2.500 rpm), acoplado a um câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais pela alavanca.
Entre as novidades, traz novo sistema de controle de emissões que atende as exigências do Proconve 7, sem perda de potência e desempenho do motor.
Visual
A Ranger FX4 tem um visual agressivo com o mesmo DNA Raça Forte visto na F-150 e na Maverick. A Ford utilizou o preto brilhante que está presente na grade frontal, no aplique inferior do para-choque dianteiro, na capa dos espelhos retrovisores externos, abertura da caçamba e também no acabamento do para-choque traseiro.
Traz ainda iluminação diurna (DRL) de LED e os faróis têm projetores de LED e com máscara negra. As lanternas traseiras também utilizam máscara escurecida. A Ranger FX4 difere da versão Storm, também de perfil off-road, pelo maior requinte e conforto.
Versão
A identificação da versão está presente nas portas e em alto relevo na tampa da caçamba. As caixas de rodas têm alargadores de plástico em preto fosco que acompanham o tom dos estribos. O santantônio tubular, exclusivo e funcional, dispõe de pontos de ancoragem para amarração de equipamentos.
Outra novidade é a estreia de dois novos acessórios: um snorkel funcional com desenho que acompanha as formas da picape e caixas organizadoras fechadas com chave instaladas nas laterais da caçamba.
As rodas de liga leve (exclusivas) são de 18 polegadas e os pneus todo terreno Pirelli Scorpion 265/60 ATR (50% on-road e 50% off-road).
Quem quiser enfrentar trilhas mais pesadas pode optar pelas rodas de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 Pirelli Scorpion ATR (desenvolvidos para a Storm), que custam R$ 2.000 e focam em quem quer ainda mais capacidade off-road.
Seis cores para carroceria estão à disposição do cliente: Vermelho Toscana e Vermelho Bari, e outras mais tradicionais: Prata Geada, Branco Ártico, Preto Gales e Cinza Moscou.
Interior
O interior da nova picape é requintado e exclusivo, incluindo bancos de couro premium com costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. O mesmo acabamento é visto na alavanca do câmbio e no descansa-braço central.
Outro detalhe que chama a atenção é o aplique com acabamento escuro brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.
A Ranger FX4 2023 traz de série bancos em couro com regulagem elétrica para o motorista, ar condicionado automático com duas zonas, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, rebatimento elétrico dos retrovisores, central multimídia SYNC 3 e painel de instrumentos com tela digital configurável.
Tecnologia de destaque na FX4 é o Fordpass Connect, que proporciona, por meio de um aplicativo para smartphones, uma série de ações remotamente, como travar e destravar as portas, dar partida no carro com sistema de climatização acionado, entre outras. É possível também agendar serviços nas concessionárias.
Ranger FX4 2023: Motorização
Sob o capô, a Ranger FX4 2023 traz o motor turbodiesel 3.2 Duratorq turbo diesel de cinco cilindros que gera 200 cv de potência máxima e torque de 47,9 kgfm (1.750 a 2.500 rpm), acoplado a um câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais pela alavanca. A tração é 4x4 com reduzida (diferencial traseiro blocante).
A novidade da versão é um tanque de Arla (Agente Redutor Líquido Automotivo) instalado junto ao propulsor para que a picape se enquadre nas normas de emissões do Proconve L7. Este tanque tem 20 litros e é suficiente para rodar entre 10.000 km e 14.000 km, segundo dados do fabricante. O tanque de combustível da picape tem capacidade de 80 litros.
Conforme a Ford, a Ranger FX4 tem capacidade de imersão de 80 centímetros e a altura em relação ao solo é de 23,5 cm. Os ângulos de entrada e de saída são de 28º e 26º, respectivamente. A versão pesa 2.247 kg e tem capacidade para transportar 1.014 kg - o volume da caçamba é de 1.180 litros. Já a capacidade máxima de reboque é de 2.720 kg.
Segurança e equipamentos
A Ford FX4 tem pacote de segurança que engloba uma série de sistemas, como controles eletrônicos de tração e estabilidade, tecnologia anticapotamento, controle adaptativo de carga e oscilação de reboque e assistente de frenagem de emergência, além de sete airbags.
Traz ainda muitos itens de série da versão XLT. Destaque para ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos e regulagem para lombar, sensor de chuva, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, direção elétrica, assistente de fadiga, assistente de permanência em faixa, entre outros.