A Renault Oroch 2023 é apresentada com novo visual, mais conectividade e novas tecnologias de segurança. O modelo chega ao mercado nas versões PRO, Intense e Outsider, com preços, respectivamente, de R$ 105.800, R$ 111.300 e R$ 137.100.
A versão Outsider estreia motorização 1.3 turbo flex TCe, de 170 cv e 27,5kgfm de torque entre 1.600 e 3.750 rpm, associado à transmissão CVT X-Tronic. Esse propulsor é o mesmo já utilizado na Captur e na Duster.
As versões PRO e a Intense, por sua vez, são equipadas com o já conhecido motor 1.6 SCe, 120 cv e 16,2 kgfm de torque. A novidade é que agora vem acoplado à nova transmissão manual de seis velocidades.
O motor 1.3 turbo da versão topo Outsider acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e alcança velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, o consumo na estrada é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.
Aceleração
A nova transmissão manual de seis velocidades, combinada ao motor 1.6 SCe trouxe ganhos na aceleração de 0 a 100 km/h nas versões PRO e Intense. Antes, a aceleração de 0 a 100 km/h era de 12,5s e saltou para 11,8 s, bem como na velocidade máxima, que agora é de 169 km/h.
Segundo a fabricante, a relação da primeira marcha ficou 9% mais curta, privilegiando a arrancada, principalmente com o veículo carregado, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa na última marcha, reduzindo a rotação em 18% à 120 km/h, privilegiando o conforto em condições de estrada.
A Oroch 2023 passa a oferecer sistema Start&Stop em todas as versões. Além disso, a picape também tem a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter um menor consumo. Todas as versões também são equipadas com pneus verdes de uso misto, para aprimorar o consumo.
Design externo
No novo design externo da Renault Oroch 2023 a dianteira ganhou mais personalidade com a nova grade frontal e para-choque, bem como recebeu elementos redesenhados como o ski frontal e faróis de neblina.
Além de ampliar o visual forte da picape, as novas linhas também ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando ainda mais a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.
A Oroch 2023 recebeu ainda novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito, sendo na cor cinza na versão Intense e com acabamento biton diamantado na Outsider. Atrás, novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa completam o visual renovado do modelo.
Em todas as versões, o protetor de caçamba é de série, aumentando a versatilidade e a proteção do compartimento de carga.
A versão Outsider traz ainda um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto. Por fim, a Oroch também recebe uma cor inédita, a cinza Lune, exclusiva para o modelo.
Interior
Por dentro, a Oroch chega completamente nova, com novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos, que reforçam o conforto, bem como novas tecnologias para conectividade e Easy Life, para ampliar o bem-estar a bordo.
O novo painel da picape concentra as principais mudanças internas. O design ficou mais horizontal, com aeradores retangulares e com acabamento em prata fosco, bem como botões de comandos bem-posicionados ao centro.
A versão Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Coral, no painel e costuras dos bancos, que faz alusão ao universo moderno dos consumidores. O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro. O volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados.
As versões Intense e Outsider também trazem como novidade a nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Ambas recebem também retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série.
A versão Outsider, por sua vez, inaugura outras tecnologias, como o ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s, aumentando a segurança ao sair do veículo.
Renault Oroch 2023: Tecnologia
A Renault Oroch 2023 recebeu um completo pacote de segurança ativa em todas as versões. Agora, a picape é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias.
Esses equipamentos permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração.
Além desta tecnologia, a nova Oroch passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar.
Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
A Oroch também é equipada com freios ABS com BAS (Brake Assist System) que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência, potencializando o uso do ABS e reduzindo o espaço para parar o veículo.
A caçamba da Oroch comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.
A suspensão traseira independente do tipo multilink garante maior conforto, menor nível de ruído e ótima estabilidade, independente do piso ou da carga transportada. Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto.
Versões e principais equipamentos
PRO: ar-condicionado, direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. Protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme. Airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA)
Intense: Todos da versão PRO, mais roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.
Outsider: Todos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT X-Tronic de oito velocidades.
Acessórios
A Renault Oroch 2023 traz uma lista de 24 acessórios originais exclusivos para a picape, tanto para a estética, como para a comodidade e conforto. Os itens também serão ofertados em quatro kits para os consumidores.
Kit Robustez: tapete de borracha, capota marítima e santantônio
Kit Segurança: frisos de porta, trava de estepe, alarme volumétrico e câmera de ré
Kit Praticidade: estribo, espelho tilt-down, iluminação de caçamba e engate para reboque
Kit Aventura: tapete de carpete, soleira de porta, barra de teto, suporte para bicicletas e carregador para celulares por indução