O Fiat Scudo é mais uma novidade na linha de utilitários da marca. Trata-se de um furgão médio com vocação urbana que atende às mais variadas necessidades. O novo furgão, que pode ser conduzido por motoristas com a CNH de categoria B, estreia também na versão 100% elétrica e-Scudo.
Montado no Uruguai, o novo Fiat Scudo conta com um item fundamental para quem trabalha com o veículo: o alerta de fadiga. Um aviso no painel é dado caso o motorista esteja rodando há mais de duas horas de condução com velocidade de 65 quilômetros por hora e sem pausa.
O novo Scudo chega nas versões Cargo, por R$ 187.490, Multi, com preço de R$ 192.490 e e-Scudo Cargo, por R$ 329.990.
Medidas
O Fiat Scudo mede 1,94 metros de altura, 5,3 metros de comprimento e com volume de 6,1 metros cúbicos. Sua capacidade de carga também impressiona, já que pode carregar até 1,5 tonelada e transportar itens de até 2,8 metros de comprimento.
Para completar, a porta traseira bipartida possui abertura de 180 graus e a da lateral é deslizante, sendo adaptadas para o carregamento com empilhadeira.
Outras funcionalidades do Fiat Scudo são opiso de carga em posição ergonômica e o uso eficiente do espaço livre de carga, já que possui pouco volume das caixas de rodas neste local. Vale destacar ainda a segurança no transporte de cargas, pois a van conta com fechamento central das portas por controle remoto.
Cargo
Assim como o próprio nome sugere, a versão é ideal para transportar cargas, já que oferece amplo espaço e não há compartimentos de vidros nas laterais, ou seja, os itens armazenados no compartimento não ficam visíveis.
É uma opção para serviços como last mile (transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final) e uso por transportadoras e microempresários.
Com vocação tipicamente urbana, esta versão leva com desenvoltura os mais variados tipos de carga. É a melhor escolha para quem deseja utilizar o veículo como ambulância, pet shop móvel, hortifruti, oficina móvel, posto de serviço sobre rodas, loja e muito mais.
Multi
A versão Multi é destinada às transformações e conta com disposição para fiação elétrica, dispensando cortes na lataria. Assim, além de ser um furgão envidraçado, tem vocação para ser transformado conforme as necessidades dos clientes. Ele sai de fábrica homologado como veículo de carga, mas pode ser adaptado também para o transporte de pessoas.
A configuração family car, com 8 lugares, é ideal para quem tem família grande, pois conta com revestimento interno de alto padrão, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de porta-malas.
A versão multi ainda pode ser adaptada para uso de acordo com as diferentes necessidades do cliente, podendo ser usada como ambulância, floricultura, pet móvel, escritório móvel, entre outras opções. Vale dizer ainda que a Fiat terá empresas homologadas para a realização destas transformações a partir de outubro.
Fiat Scudo: Novo motor
O Fiat Scudo, construído sob a plataforma EMP2, vem equipado em suas versões térmicas com o motor 1.5 turbo diesel, que estreia em um Fiat. O propulsor tem 120 cv e torque de 300 Nm. Além de ser um motor com intercooler, ou seja, com maior capacidade de resfriamento, ele também é um propulsor de alto desempenho, que apresenta mais tecnologia, mais performance e menos consumo.
Com câmbio manual de seis velocidades, a capacidade do tanque é de 69 litros e o modelo tem autonomia média de 800 km. De acordo com a legislação vigente, conta com tanquinho para AdBlue® (mistura de água e uréia – equivalente ao Arla 32) para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.
O Scudo conta ainda com a função start/stop que contribui para a redução do consumo do combustível e traz menos ruído. Para completar, o Fiat Scudo é equipado com suspensão independente nas quatro rodas, que filtra bem as imperfeições da pista, ponto importante tanto no transporte de pessoas quanto de cargas para mais segurança e conforto.
O Fiat Scudo possui uma ampla lista de itens de série e traz o melhor TCO (Custo Total de Propriedade) da categoria. Com rodas de aço de 16" 215/65, é equipado de fábrica com ABS, três airbags (para motorista e passageiros), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), assistência em subidas, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL.
O modelo traz ainda ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória separando cabine do vão de carga (em função da segurança), computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com one touch, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento "ergonômico" para altura, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga.
e-Scudo
Seguindo o caminho da eletrificação, a Fiat traz mais um modelo elétrico para a sua gama. Desta vez, a novidade é o e-Scudo, seu primeiro utilitário 100% elétrico no Brasil. Com a maior autonomia da categoria (330km), o veículo é equipado com motor elétrico com 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato.
Com propulsor totalmente elétrico, o e-Scudo não emite CO2, ruídos e vibrações, promovendo uma condução suave e sem choques com torque disponível instantaneamente. O e-Scudo foi desenvolvido sob a plataforma multienergy, com um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, OBC de 11 kW trifásico e motor elétrico, que garantem a impressionante autonomia do utilitário.
Outro destaque é o fácil carregamento com carga rápida de até 80% em 48 minutos. Também há outras funcionalidades que otimizam o consumo, como o break mode, função de frenagem regenerativa que atua como um freio motor, o que permite conservar ou mesmo recarregar parcialmente a bateria.
Modo de condução e-seletor
Importado da França (Sevel Nord), o e-Scudo ainda é equipado com um e-seletor de modo de condução, que oferece três opções: Normal (para o melhor compromisso entre autonomia e desempenho); Eco (para otimizar o consumo de energia) e Sport (para priorizar o desempenho com potência e torque máximos).
Além de ter todos os itens da versão térmica, o e-Scudo ainda conta com central multimídia de 7” (com Apple Carplay e Android Auto), câmera traseira 180 graus, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada.
Também possui volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas. O e-Scudo será comercializado na versão Cargo na Rede Fiat Elétrica, que conta com mais de 20 pontos nos principais mercados de veículos elétricos do Brasil.