A linha 2023 da nova Nissan Frontier está completa ao disponibilizar a versão de entrada S para o mercado brasileiro. Além disso, a nova versão, que se junta à SE, Attack, XE, Platinum e a aventureira PRO 4X, chega também com dois turbos no motor 2.3 16V a diesel.
A versão S tem preço sugerido de R$ 238.290.
A decisão de disponibilizar o biturbo na versão S, diferentemente do que acontecia no modelo anterior e chegou a ser anunciado pela empresa, foi decidida para padronizar a oferta da linha no mercado.
A mudança de planos buscou melhorar ainda mais o desempenho e o consumo da opção de entrada da nova Frontier, que é a única equipada com câmbio manual, de seis marchas.
Como tem vocação para o trabalho, a nova Nissan Frontier S tem os dois turbos com calibragem diferente da oferecida nas outras versões da linha. Assim, entrega 43,3 kgfm de torque, disponíveis entre 1.500 e 2.500 rpm, e 163 cv de potência a 3.750 rpm.
Assim, apesar de ter também 2 turbos, como as demais – que têm 190 cv –, o modelo de entrada é 5% mais econômico e apresenta um excelente desempenho.
Versão S
Com a nova versão de entrada S, a Frontier 2023 passa a contar com todas as opções disponíveis, contando com seis versões no mercado brasileiro. Seundo a fabricante, cada versão pensada e configurada para atender a demanda de diferentes públicos.
A Nissan Frontier S 2023 é um modelo de entrada, mas chega oferecendo ampla lista de equipamentos.
Assim, ela traz de fábrica itens como seis airbags, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, bloqueio de diferencial mecânico, controle automático de descida (HDC) e controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control), sistema de auxílio de partida em rampa (HSA), entre outros.
Visual
Lançada em abril, a Nissan Frontier 2023 chegou com um desenho que mistura estilo robusto, elegante e imponente, seguindo o conceito global Nissan Emotional GeometryDesign. A grade e os faróis em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível
A grade segue um estilo "interligado" de design – recurso exclusivo encontrado da família de picapes Nissan – cria uma frente poderosa, que destaca sua capacidade de ir a qualquer lugar. Na parte traseira, o desenho das lanternas traseiras garante a sofisticação do novo design.
A caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan agora apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga.
A capacidade de carga da nova picape Frontier chega a 1.043 kg. Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba.
Acabamento diferenciado
Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, segue a tradição da Nissan de serem "Gravidade Zero". Eles são produzidos tendo como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
A nova picape da Nissan mantém as características de sua linhagem e apresenta a melhor capacidade off road do segmento com excelente ângulo de ataque/saída e distância livre do solo.
A nova Nissan Frontier tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre, o que permite que ela supere os obstáculos mais severos.
Suspensão
Se a suspensão já era um destaque do modelo anterior da Frontier, agora ainda foi refinada com a adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes) que trabalha em conjunto com um eixo rígido.
Essa solução inovadora oferece um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas.
Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança. Em todas as versões, os freios são a disco nas quatro rodas.