O segmento dos SUVs continua atraindo cada vez mais consumidores e a oferta de bons produtos, como o Jeep Renegade, faz com que as vendas estejam sempre aquecidas. A variedade de versões colocadas nas vitrines, não raramente recheadas de apelo que mescla perfil urbano e fora de estrada, aguça o consumidor.
Ter um SUV tornou-se um sonho de consumo da grande maioria e tem ofertas para todos os gostos, mas com preços acima de R$ 120 mil.
Os SUVs conquistam fatias do mercado cada vez mais consistentes. Os consumidores de espírito aventureiro, em especial, encontram boas propostas no mercado e uma delas tem a marca Jeep. É, verdadeiramente, a que mais oferece de espírito aventureiro, a que mais está alinhada ao mundo off-road.
Dentre as propostas com boa disposição para trilhas off-road uma boa dica é o Jeep Renegade na sua versão mais completa, a Trailhawk. Seu espírito de aventura começa a partir do visual com grafismos que o diferenciam das demais versões do modelo.
Não dá para desvincular o Jeep Renegade da sua capacidade para encarar trilhas. No caso, a versão Trailhawk, comercializada hoje por R$ 171.335, é que mais atende as peculiaridades para uso fora de estrada.
Teste
O Renegade passou recentemente por mudanças na linha 2022. A principal delas foi troca do motor turbodiesel, de 170 cv, pelo motor T270 (1.3 Turbo Flex), 4x4, de 185 cv e 27,5 kfm de torque a 1.750 rpm. No começo, a retirada do motor diesel do SUV causou um susto, mas a nova e moderna motorização turboflex tratou logo de mostrar sua eficiência em desempenho e consumo.
O DMAutos avaliou a versão Trailhawk do Renegade 2022. Foram 10 dias a bordo do SUV aventureiro, de cor Laranja e bonito por natureza. O modelo não se renovou apenas com o novo motor 1.3 Turbo Flex, que já equipa o Jeep Compass e os Fiat Pulse e Toro. Traz também novos detalhes que o colocam alinhados com os novos carros que estão chegando ao mercado.
O “SUV queridinho” dos consumidores traz agora luzes de direção integradas, novos grafismos nas laterais e lanternas de LED, criando um novo estilo na traseira. Complementa o novo visual traseiro o redesenhado para-choque, com formato robusto. Aliás, o Renegade é robusto como um todo, passando a impressão de estar sempre pronto para encarar os obstáculos que os caminhos ofereceram.
Robustez e conforto
A robustez e o conforto interno do Renegade compõem um conjunto perfeito. Particularmente, gosto muito do SUV aventureiro por tudo que oferece e agora muito mais por conta da esperta da nova motorização turbo flex.
Direção macia e segura e suspensão bem calibrada contribuem em muito para uma condução confortável e segura, além da elevada posição de dirigir e a amplitude da área envidraçada.
Os bancos são bem confortáveis, fazendo com que o motorista e os ocupantes fiquem bem acomodados. Tudo no Renegade parece ter sido cuidadosamente trabalhado, como as distâncias entre banco, volante, pedais e comandos no painel. Aprovadíssimo!
O isolamento acústico do Jeep Renegade Trailhawk merece também elogios, assim como o acabamento interno, com a utilização de materiais de excelente qualidade e sensíveis ao toque. Causa gastura tocar em plásticos duros em portas e painéis, o qwue não é o caso do Jeep Renegade.
O Jeep Renegade 2022, na versão Trailhawk é equipada com tração integral e câmbio automático de 9 marchas. O condutor pode escolher entre os cinco modos de condução (Auto, Sport, Snow, Rock e Mud/Sand) a mais adequada para tipo de terreno. O conjunto propulsor todo faz do Renegade Trailhawk um carro ágil, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e alcance máximo de 202 km/h.
Motor turbo
O novo motor 1.3 Turbo Flex oferece boa disposição nas acelerações. Supera em todos os aspectos o então gastador e superado motor 1.8, sendo mais econômico também. Os números oficiais de consumo do Renegade Trailhawk apontam, segundo o Inmetro, consumo de 6,3 km/l (etanol), na cidade, e 9,1 km/l (gasolina). Na estrada, os números sobem para 7,6 km/l (E) e 10,8 km/l (G).
Rodamos com etanol. No ciclo urbano o consumo ficou na casa dos 6,2 km/l e, na estrada, na média de 7,3 km/l, muitos próximos dos números anunciados oficialmente. Com um detalhe: se resolver acelerar mais forte, acima dos 120 km/h, não espere um motor muito comportado para beber.
Os novos sistemas de conectividade e entretenimento empregados no Renegade e outros modelos do Grupo Stellantis fizeram bem. Ficaram mais refinados e intuitivos, ganharam melhor visibilidade e organização das informações na interface.
O quadro de instrumentos traz tela customizável Full Digital de 7”, que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele, é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.
Outros equipamentos
O Jeep Renegade 2022 cona ainda com sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada. Com isso, evita o superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.
A versão Trailhawk avaliada conta também com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis Full LED, rodas de 19 polegadas, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas e seis airbags, detector de fadiga, comutação automática do farol alto, frenagem autônoma de emergência (que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente) e assistente de permanência em faixa (que não deixa o carro invadir outras faixas).
Impressões gerais
No geral, Jeep Renegade em sua versão Trailhawk agrada bastante, a começar pelo visual bonito e robusto. Trata-se de um modelo com um jeito carismático que chama atenção já no primeiro olhar. As mudanças externas feitas na linha 2022 foram poucas, mas o suficiente para deixar o “Suvinho” com uma aparência mais moderna.
Internamente, o Renegade ganhou um novo visual e deu um salto em conectividade com os novos sistemas empregados. Já disso que o Renegade em um conjunto completo que me agrada e agora mais ainda com a chegada do nada preguiçoso motor T270, que rende até 185 cv, com etanol.
No uso fora de estrada mostra excelente disposição, sem perder o conforto e a dirigibilidade que oferece no uso urbano. Seu perfil off-road não tira do Renegade Trailhawk as qualidades necessárias que um SUV tem que disponibilizar na cidade, onde a agilidade, o conforto e o consumo têm que andar lado a lado.
Ficha técnica: Jeep Renegade Trailhawk
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.3, 16V, turbo, injeção direta, flex
Potência: 185 cv a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: Automático, 9 marchas, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 215/60 R17
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 320 litros
Peso: 1.640 kg
Central multimídia: 10”, sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay
Comprimento: 4,26 metros
Largura: 1,80 m
Altura: 1,71 m
Entre-eixos: 2,57
Consumo oficial: 6,3 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, com etanol, e 9,1 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, com gasolina
Velocidade máxima: 202 km/h
0 a 100 km/h: 9,7 segundos