A Renault Oroch 2023 finalmente empolga com seu novo visual, robusto e moderno, e com a motorização 1.3 turbo flex, de 170 cv de potência. Até então, a picape Oroch patinava no mercado, apesar da sua robustez e reconhecida capacidade para o trabalho. Agora ganha todas as condições para conquistar o consumidores e fazer bonito com seu novo estilo.
Quando chegou ao mercado, em setembro de 2015, a Renault Oroch estreou naquele ano um novo segmento de picapes no mercado. À época chamada de Duster Oroch, por ser derivada do seu irmão SUV, a Duster com caçamba criou expectativas comuns a todo novo e inédito produto. Afinal, a estreante Oroch era até então a única picape de porte compacto/médio no mercado, sem concorrente.
A então Duster Oroch depois seguiu seu próprio caminho desapegada do SUV robusto, preservando a forte identidade Oroch. A nova picape da Renault, a primeira da marca no mercado brasileiro, nascia maior do que as compactas Fiat Strada e Volkswagen Saveiro e menor do que as médias Chevrolet S10 e Ford Ranger, dentre outras.
A empolgação do começo, apesar da falta de maior apelo público por conta do seu design não muito atraente, embora robusto, durou pouco. Isto porque a Fiat veio em fevereiro do ano seguinte com a Toro. A primeira e nova concorrente da Oroch incendiou o segmento com uma picape nascida de um projeto moderno e de visual bonito. De lá para cá a Fiat Toro manda no segmento.
Picape robusta
Não que a Renault Oroch fosse ruim. Longe disso. Sua robustez se destaca no modelo desde a origem. É que a Toro chegou causando e se renovando constantemente para se garantir oxigenada. Enquanto isso, a picape da marca francesa, apesar dos retoques que recebeu ao longo da sua trajetória, deixou de ser novidade e a empolgação do começo mudou de marca.
A Renault Oroch, hoje com vida própria e totalmente desvinculada da Duster, deu agora seu mais importante passo de renovação visual e mecânica com a linha 2023. A grande e mais considerável mudança veio tarde, mas ainda com tempo para recuperar o espaço perdido.
As novidades na nova Oroch 2023 não são apenas no visual e na parte mecânica. A picape ganha também conectividade e novas tecnologias de segurança. Era tudo que precisava para iniciar o novo momento que o segmento começa a viver. Renovada e bem estilosa, a Oroch agora tem cacife para colocar a cara e dizer que está pronta para a briga.
A nova picape Oroch chega também num momento crucial. É que além da Fiat Toro, estão chegando para brigar no segmento das médias/compactas a nova Chevrolet Montana, prevista para o começo do ano, e a ainda não oficializada Hyundai Santa Cruz.
Nova cara
Agora, sim, a Oroch 2023 mostra uma nova cara, com visual todo renovado externo e interno, principalmente. Mais do que isso, a picape da Renault ganha também um novo motor turbo, mais enxuto em litragem, porém mais potente do que o o 1.6 SCe.
A nova motorização 1.3 Turbo Flex, de 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, associada à transmissão CVT X-Tronic, é exclusiva da versão topo Outsider, a mesma testada pelo DMAutos. É o mesmo conjunto mecânico utilizado na Captur e que estreou recentemente na Duster.
O motor 1.3 turbo da versão acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e alcança velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, o consumo oficial na estrada é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.
Contrariando um pouquinho os números oficiais, rodando com etanol, o consumo registrado a bordo da Renault Oroch 2023, na versão Outsider, foi de 7,2 km/l na cidade e de 7,6 km/l no rodoviário.
As outras duas novas versões da Oroch, a PRO e a Intense, mantém o mesmo motor 1.6 SCe, de 120 cv e 16,2 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual que agora tem com seis marchas. A picape não tem versão com motor 1.6 e câmbio CVT, como a Duster e a Captur.
Nova transmissão
A nova transmissão manual de seis velocidades, combinada ao motor 1.6 SCe trouxe ganhos na aceleração de 0 a 100 km/h nas versões PRO e Intense. Antes, a aceleração de 0 a 100 km/h era de 12,5s e saltou para 11,8 s, bem como na velocidade máxima, que agora é de 169 km/h.
Segundo a fabricante, a relação da primeira marcha ficou 9% mais curta, privilegiando a arrancada, principalmente com o veículo carregado, enquanto a adoção da sexta marcha permitiu uma relação 22% mais longa na última marcha, reduzindo a rotação em 18% a 120 km/h, privilegiando o conforto em condições de estrada.
A Oroch 2023 passa a oferecer sistema Start&Stop na versão Outisder. Esse mesmo item é oferecido também nas versões PRO e Intense. Além disso, a picape também tem a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para obter um menor consumo. Todas as versões também são equipadas com pneus verdes de uso misto, para aprimorar o consumo.
Design externo
O novo design externo da Renault Oroch 2023 deu mais personalidade à picape com a nova grade frontal e parachoque, bem como recebeu elementos redesenhados como o ski frontal e faróis de neblina.
Além de ampliar o visual forte da picape, as novas linhas também ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando ainda mais a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.
A nova Oroch recebeu ainda novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito, sendo na cor cinza na versão Intense e com acabamento biton diamantado na Outsider.
Atrás, novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa completam o visual renovado do modelo. Como na Outsider que o DMAutos testou e que custa R$ 140.990, as demais as versões trazem também de série protetor de caçamba, aumentando a versatilidade e a proteção do compartimento de carga.
A versão Outsider traz ainda um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto. Por fim, a Oroch também recebe uma cor inédita, a cinza Lune, exclusiva para o modelo.
Interior
Por dentro, a Oroch chega completamente nova, com novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos, que reforçam o conforto, bem como novas tecnologias para conectividade e Easy Life, para ampliar o bem-estar a bordo.
O novo painel da picape concentra as principais mudanças internas. O design ficou mais horizontal, com aeradores retangulares e com acabamento em prata fosco, bem como botões de comandos bem-posicionados ao centro.
Ainda com relação à Outsider, a versão topo traz acabamentos internos na cor laranja Coral, no painel e costuras dos bancos, que faz alusão ao universo moderno dos consumidores. O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro. O volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados.
A versão Outsider inaugura também outras tecnologias, como o ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s, aumentando a segurança ao sair do veículo.
Tecnologia
A Renault Oroch 2023 ganhou um completo pacote de segurança ativa em todas as versões. Agora, a picape é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias. Esses equipamentos permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração.
Além desta tecnologia, a nova Oroch passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar. Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
A Oroch também é equipada com freios ABS com BAS (Brake Assist System) que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência, potencializando o uso do ABS e reduzindo o espaço para parar o veículo. Ponto negativo é a direção eletro-hidráulica um pouco pesada, mas se a picape peca nesse quesito, compensa no esperto motor 1.3 turbo.
O modelo peca também na falta de ajuste de profundidade da coluna de direção e nos poucos dois airbags dianteiros, obrigatórios por lei.
Carga
A caçamba da Oroch comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.
A suspensão traseira independente, do tipo multilink, garante maior conforto, menor nível de ruído e ótima estabilidade, independente do piso ou da carga transportada. A versão Outsider conta com pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto. Os mesmos pneus calçam a PRO e a Intense.
Renault Oroch Outsider: equipamentos
A versão Outsider tem direção eletro-hidráulica com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos, protetor de caçamba, pneus verdes de uso misto e alarme, airbag duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA)
E ainda: roda de liga leve de 16”, EasyLink de 8” com conexão sem fios, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina, barras de teto funcionais, apoio de braço para o motorista, retrovisores e maçanetas em preto brilhante e para-choque na cor da carroceria.
Ouros equipamentos da Outsider são o ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT X-Tronic de oito velocidades.
Acessórios
A Renault Oroch 2023 traz uma lista de 24 acessórios originais exclusivos para a picape, tanto para a estética, como para a comodidade e conforto. Os itens também serão ofertados em quatro kits para os consumidores.
Kit Robustez: tapete de borracha, capota marítima e santantônio
Kit Segurança: frisos de porta, trava de estepe, alarme volumétrico e câmera de ré
Kit Praticidade: estribo, espelho tilt-down, iluminação de caçamba e engate para reboque
Kit Aventura: tapete de carpete, soleira de porta, barra de teto, suporte para bicicletas e carregador para celulares por indução