Você que está lendo este texto, quero te fazer uma pergunta
antes que chegue à última linha da leitura. Pode ser? Em algum momento você
sentou no banco do motorista do Chevrolet Onix Plus para dirigir, mesmo que num
percurso curto? Se a resposta for não, você não sabe a oportunidade que está
perdendo por não sentir o que estar na direção de um sedan que faz a diferença
em tudo.
Continue lendo o texto para saber das nossas impressões a
bordo do sedan da Chevrolet, em sua versão topo Premier, durante uma semana.
Quando possível, dê um giro no modelo e tire suas próprias conclusões. Você vai
se surpreender com um sedan compacto que oferece bom conforto, baixo consumo,
espaço e pacote de equipamentos de segurança com itens indispensáveis, além de
ostentar um design bonito.
Destaque
O Chevrolet Onix Plus está sempre em posições de destaque nas estatísticas de vendas no mercado brasileiro em seu segmento. O modelo da GM trava uma disputa acirrada com seus principais concorrentes, como o Fiat Cronos e o Hyundai HB20S. Entra também na briga o Toyota Yaris.
O Onix Plus foi lançado em 2020. Sua missão era a de
substituir o Prisma e de lá até os dias atuais vem cumprindo seu objetivo com
resultados de vendas acima das expectativas. O Onix Plus sempre figurou entre
os 10 carros mais vendidos do Brasil. No seu segmento, está entre os três carros
mais comercializados do mercado.
As considerações acima deixam claro que o Chevrolet Onix
Plus é um excelente carro. Fosse ruim não registraria números de vendas tão
favoráveis. O consumidor é exigente e escolhe propostas que atendam seus
anseios e o bolso também. Sendo assim, o que mais faz do Chevrolet Onix Plus um
sedan que faz tanto a diferença na hora da compra?
Teste
O período de sete dias que o DMAutos esteve a bordo da versão Premier do Onix Plus 2023 foi mais do que suficiente para conhecer melhor o sedan que não deixou o consumidor sentir saudade do Prisma.
O Chevrolet Onix Plus Premier 2023 traz recheio nos pacotes
de itens de conectividade e segurança. O sedan da Chevrolet, aprovado com 5
estrelas nos testes de segurança da Latin NCAP, deu um salto em qualidade com o
ganho de itens importantes. Ganhou com isso não só o motorista, mas também os
passageiros.
Nos itens de segurança, o Onix Plus Premier 2023 é equipado com
seis airbags, Controle de estabilidade e tração, Freios ABS com EBD e Alerta de
ponto cego.
Conectividade
O sedan é em servido também nos pacotes de conectividade e
tecnologia, como central multimídia de 7 polegadas, compatível com Android Auto
e Apple CarPlay sem fio. Além disso, oferece também internet nativa com possibilidade
de compartilhamento de conexão com até sete aparelhos.
O Onix Plus traz também o sistema OnStar e vem com a
tecnologia Easy Park. Essa tecnologia estaciona o carro praticamente sozinho em
vagas paralelas ou perpendiculares. Ela dispensa o uso das mãos do motorista, que
fica apenas controlando o acelerador e o freio durante a manobra.
No quesito desempenho, o Onix Plus 2023 mostrou-se muito
agradável e não foi diferente com as versões inferiores já avaliadas. Um carro
que oferece conforto, bom acabamento, segurança e conectividade a bordo, bem
como um motor que anda bem sem ser gastador, tende a ser bem aceito no mercado.
Por essas e outras é que o Onix Plus se tornou um dos modelos bons de venda da
General Motors.
Motor turbo
Dentre as qualidades do Chevrolet Onix, o motor 1.0 turbo de
três cilindros, que gera 116 cavalos de potência e entrega ao condutor torque
de 16,8 kgfm (etanol), é uma solução que merece todos os elogios. Ele trabalha
associado à transmissão automática de seis velocidades, fazendo com que o
conjunto tenha uma combinação perfeita e eficiente.
O Onix Plus é um sedan ágil que encara o trânsito urbano com
muita disposição. Se precisar dele na estrada, não se preocupe. O motor 1.0
turbo flex responde com muita competência e consumo responsável. Por falar em
consumo, o Onix Plus é um dos carros mais econômicos do Brasil.
Durante o período de teste com a versão Premier cedida pela
Chevrolet, o sedan apresentou média consumo de 12,6 km/l na cidade, abastecido
com gasolina, e de 15,4 km/l na estrada, também com gasolina. Com etanol no
tanque, segundo levantamento divulgado recentemente, o Onix Plus apresentou médias
de consumo de 9,6 km/l, na cidade, e 12,5 km/l, na estrada.
Visual externo
O visual externo do Chevrolet Onix Plus é digno de elogios. Particularmente, acho o design marcante, com suas linhas bem definidas, arrojadas e harmoniosas. Por qualquer ângulo que olha o carro, vê-se beleza e modernidade.
O conjunto de luzes em LED nos faróis e nas lanternas se
destacam. Garantem ao sedan um charme todo especial e o coloca à frente dos
principais rivais do segmento no quesito beleza. O porta-malas do Onix Plus é
generoso no tamanho. São 469 litros de capacidade.
O Onix Plus 2023 cresceu de tamanho em relação ao anterior. Agora
mede 4,474mm de comprimento, 1,730 mm de largura, 1,473 mm de altura e 2,600 mm
de entre-eixos.
Por dentro, a versão Premier avaliada é bastante agradável,
mesmo que o uso de plástico duro esteja presente nas portas e painel. O uso de
material mais macio tornaria o ambiente interior bem mais agradável. Por todas
as qualidades que possui, a versão vale o preço de R$ 110.000 mil praticados no
mercado.
Vale a compra?
A versão Premier testada pelo DMAutos, topo de linha do Chevrolet Onix Plus, vale a pena por tudo de bom que oferece. Você vai sentir prazer em ter o sedan da Chevrolet em sua garagem. Trata-se de uma excelente escolha para quem busca por um carro que ofereça estilo, que seja conectado, confortável, espaçoso e que tenha um motor com desempenho sem ser gastador.
Versões e equipamentos do Chevrolet Onix Plus 2023
Onix Plus LT 1.0 MT: Seis airbags (duplo frontal,
duplo lateral e duplo de cortina), alarme antifurto, ar-condicionado,
assistente de partida em aclive, aviso sonoro e visual do cinto de segurança
para todos os passageiros, banco do motorista com regulagem de altura, chave
canivete, computador de bordo, 4 alto falantes, controle eletrônico de
estabilidade e tração, controles do rádio e telefone no volante, direção
elétrica progressiva, espelhos retrovisores externos elétricos e maçanetas na
cor do veículo, central MyLink com tela de 8 polegadas, Apple CarPlay, rádio
AM/FM, entrada USB, roda de aço aro 15 polegadas com calotas integrais, Isofix,
Top Tether, freios ABS com EBD e assistência de frenagem de urgência, travas e
vidros elétricos com acionamento na chave e acionamento por um toque,
anti-esmagamento e fechamento e abertura automática pela chave.
OPCIONAIS: pacote com acendimento automático dos faróis, abertura das
portas por aproximação, partida sem chave, câmera de ré e rodas de liga leve de
15 polegadas.
Onix Plus LT 1.0 Turbo MT: Itens da versão de entrada + alarme, volante com regulagem de altura e
profundidade, espelhos retrovisores externos elétricos e maçanetas na cor do
veículo, MyLink de 8 polegadas e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Onix Plus 1.0 Turbo AT: itens acima + descansa-braço.
Onix Plus LTZ 1.0 Turbo MT: Itens da LT manual +
rodas de liga leve de 16 polegadas, acendimento automático dos faróis, câmera de
ré, abertura das portas e partida sem chave, 6 alto falantes, descansa-braço,
faróis de neblina, painel de instrumentos 3,5″ digital TFT e sensor de
estacionamento traseiro.
Onix Plus LT 1.0 Turbo AT: Itens acima +
descansa-braço e piloto automático.
Onix Plus LTZ 1.0 Turbo AT: Itens acima + piloto
automático e volante com revestimento premium.
Onix Plus Premier Turbo: Itens acima + revestimento
premium, bancos com revestimento misto, entrada USB dupla para o banco traseiro
(apenas carregamento), frisos cromados, luz de condução diurna em LED,
maçanetas internas cromadas, central MyLink com tela de 8 polegadas e Apple
CarPlay, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, alerta de ponto cego,
bancos com revestimento premium, carregador sem fio para smartphones, Easy
Park, lanterna em LED e sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.
Ficha Técnica - Onix Plus Premier 2023
Motor: Turbo Flex 1.0
Potência máxima (cv / rpm): 116 cv /5800 rpm
Torque máximo: 18,8 kgfm
Transmissão: Automática de 6 marchas
Tração: Dianteira
Velocidade máxima: 185 km/h
Aceleração: 0 - 100 km em 10,4s
Taxa de compressão: 10,5: 1
Dimensões: Comprimento: 4,474 mm, Largura: 1730mm, Altura: 1473, Entre eixos:
2,600 mm
Bitola (frente / traseira): 1494 mm/1498 mm
Peso em ordem de marcha (kg) 1.112
Roda:16 polegadas
Pneu: 195 / 55R16
Diâmetro mínimo de giro (m):10,4
Pneu sobressalente: T115 / 70R15 90M
Volume do tanque: 44 Litros
Porta-malas: 469 Litros
Suspensão: Suspensão independente da suspensão de McPherson na dianteira e feixe
de Torção não-independente na traseira
Sistema de freio: (frente / traseira) Disco
ventilado na frente e Tambor na traseira
Direção: Elétrica