
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), atualizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), divulgou os dados de eficiência energética dos veículos disponíveis no mercado brasileiro em 2025. Com base nesses números, foi possível elaborar a lista dos 10 carros híbridos mais econômicos do país.
A análise considerou o consumo energético, expresso em megajoule por quilômetro (MJ/km), como critério principal para a definição do ranking. Em caso de empate, a eficiência no consumo de gasolina foi utilizada como critério de desempate. Apenas a versão mais econômica de cada modelo foi incluída na classificação.
Os híbridos leves (MHEV) não foram considerados na seleção, uma vez que apresentam menor grau de eletrificação. Apenas veículos híbridos plenos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV), que possuem recarga externa, compõem a lista. Modelos plug-in tendem a ser mais eficientes devido à maior autonomia elétrica, o que reduz a dependência do motor a combustão.
O Inmetro avalia os modelos híbridos plug-in de duas maneiras distintas. Primeiramente, com a bateria totalmente carregada, verificando a autonomia no modo elétrico, com os resultados expressos em km/le (quilômetros por litro equivalente). Em seguida, o teste é repetido com a bateria descarregada, analisando apenas o desempenho do motor a combustão.
No ranking de 2025, a BYD se destacou, ocupando três das dez posições mais eficientes. Outras fabricantes, como GWM, Caoa Chery, Lexus, Toyota e BMW, também aparecem na lista.
Confira os 10 híbridos mais econômicos do Brasil em 2025:
10º - BMW 530e M Sport
• Preço: R$ 601.950
• Motorização: 2.0 turbo a gasolina + motor elétrico (299 cv, 45,9 kgfm de torque)
• Autonomia elétrica: 70 km
• Consumo energético: 0,76 MJ/km
• Consumo com gasolina: 10,9 km/l (cidade) | 12,3 km/l (estrada)
9º - Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid
• Preço: R$ 279.990
• Motorização: 1.5 turbo a gasolina + dois motores elétricos (317 cv, 56,6 kgfm de torque)
• Autonomia elétrica: 56 km
• Consumo energético: 0,66 MJ/km
• Consumo com gasolina: 11,8 km/l (cidade) | 11,3 km/l (estrada)
8º - Caoa Chery Tiggo 7 PHEV
• Preço: R$ 239.990
• Motorização: 1.5 turbo a gasolina + dois motores elétricos (317 cv, 56,6 kgfm de torque)
• Autonomia elétrica: 60 km
• Consumo energético: 0,62 MJ/km
• Consumo com gasolina: 12,3 km/l (cidade) | 11,9 km/l (estrada)
7º - Toyota RAV4 XSE PHEV
• Preço: R$ 402.420
• Motorização: 2.5 aspirado a gasolina + dois motores elétricos (306 cv)
• Autonomia elétrica: 55 km
• Consumo energético: 0,62 MJ/km
• Consumo com gasolina: 14 km/l (cidade) | 12,9 km/l (estrada)
6º - Lexus RX 450H+
• Preço: R$ 609.990
• Motorização: 2.5 aspirado a gasolina + dois motores elétricos (308 cv)
• Autonomia elétrica: 56 km
• Consumo energético: 0,61 MJ/km
• Consumo com gasolina: 13,9 km/l (cidade) | 12,4 km/l (estrada)
5º - Lexus NX 450H+
• Preço: R$ 457.990
• Motorização: 2.5 aspirado a gasolina + dois motores elétricos (308 cv)
• Autonomia elétrica: 55 km
• Consumo energético: 0,61 MJ/km
• Consumo com gasolina: 14,5 km/l (cidade) | 12,7 km/l (estrada)
4º - GWM Haval H6 PHEV19
• Preço: R$ 244.000
• Motorização: 1.5 turbo a gasolina + motor elétrico (326 cv, 54 kgfm de torque)
• Autonomia elétrica: 74 km
• Consumo energético: 0,60 MJ/km
• Consumo com gasolina: 13,6 km/l (cidade) | 12,3 km/l (estrada)
3º - BYD Song Plus GS
• Preço: R$ 244.800
• Motorização: 1.5 aspirado a gasolina + motor elétrico (235 cv, 40,8 kgfm de torque)
• Autonomia elétrica: 68 km
• Consumo energético: 0,58 MJ/km
• Consumo com gasolina: 14,9 km/l (cidade) | 12,1 km/l (estrada)
2º - BYD Song Pro GS
• Preço: R$ 204.800
• Motorização: 1.5 aspirado a gasolina + motor elétrico (235 cv)
• Autonomia elétrica: 68 km
• Consumo energético: 0,56 MJ/km
• Consumo com gasolina: 15,2 km/l (cidade) | 12,2 km/l (estrada)
1º - BYD King GS
O modelo mais eficiente de 2025 no Brasil é o BYD King, um sedã híbrido plug-in que se destaca pela economia de combustível e autonomia no modo elétrico.
• Preço: R$ 191.900
• Motorização: 1.5 aspirado a gasolina + motor elétrico (235 cv)
• Autonomia elétrica: 80 km
• Consumo energético: 0,50 MJ/km
• Consumo com gasolina: 16,8 km/l (cidade) | 14,7 km/l (estrada)