A BYD Shark faz sua estreia no Brasil e a escolha de Goiânia para o seu lançamento oficial no mercado não foi por acaso. A caminhonete e não picape, como prefere denominar a BYD, chega ao País apresentando suas qualidades, robustez e tecnologias a serviço do Agro, que cresce também utilizando plataformas tecnológicas modernas para gerar riquezas. Assim, a Shark faz sua aposta principal nas riquezas geradas pelas atividades econômicas que têm como base a agricultura e a pecuária.
Chamada de super-híbrida, com tecnologia DMO híbrida plug-in, a Shark conheceu primeiro o Estado do agronegócio para começar a ganhar o Brasil brigando pela fatia do bolo no segmento das picapes – não, é camionhonete - médias. A novidade da BYD, primeira caminhonete híbrida plug-in do segmento, chega ao País com preço de R$ 379.800. De visual robusto e exclusivo, a BYD Shark se destaca também pelo conjunto propulsor formado pelo motor 1.5 Turbo, a gasolina, e um motor elétrico com bateria Blade de 29.6 kwh de capacidade.
“A chegada da BYD no país foi essencial para o cenário de transformação rumo a uma mobilidade sustentável. Com o lançamento da Shark a gente inaugura um novo segmento, que vai oferecer o que há de melhor entre as caminhonetes”, diz Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
Com a Shark, a BYD reforça a estratégia de acelerar a transição do país em direção a um futuro mais eletrificado, não apenas no urbano, mas agora também no off-road, entregando uma camionete média potente, tecnológica, segura e confortável. Por ser híbrida plug-in, a Shark pode ser utilizada puramente no modo elétrico com uma autonomia de até 100 km (NEDC), ideal para deslocamentos urbanos ou nas fazendas.
Pelos testes do Inmetro, a caminhonete Shark possui uma autonomia, na gasolina, equivalente a até 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada. Na combinação do motor elétrico com o motor de 1.5 turbo, a combustão, ela atinge uma potência combinada de 437 cavalos e 65 kgfm de torque. O conjunto leva a Byd Shark de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Somente no modo elétrico roda até 100 km de distância e no combinado tem autonomia de até 840 km. Seu conjunto propulsor faz da Shark a mais potente do país.
A nova plataforma DMO, base da caminhonete Shark, representa mais uma inovação da BYD para a combinação do estilo robusto do off-road com recursos de segurança e conforto. Em termos de tecnologia, a Shark começa se destacando por ser a única em todo o mercado a oferecer o head-up display, que projeta no para-brisa a velocidade, navegação e informações do ADAS, dentre outras informações, proporcionando mais conforto e segurança na condução do veículo.
O painel da BYD Shark oferece um ecossistema totalmente integrado, possibilitando ao condutor, através de comandos de voz, gerenciar de maneira intuitiva os modos de condução, ajuste das configurações de ar-condicionado e diversas tarefas. Ainda é possível gerenciar remotamente a caminhonete por meio do aplicativo BYD, que oferece funções à distância como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar-condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos, além de outras funcionalidades.
A bateria Blade é integrada a um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis) e funciona tanto como unidade de energia quanto parte da estrutura do veículo. Tendo a segurança como item imprescindível, a Shark conta com um Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360º e alerta de tráfego cruzado.
A BYD Shark tem medidas generosas. Internamente, seu amplo espaço é garantido pela distância de 3.260 mm de entre-eixos. Outra característica importante é em relação às capacidades de carga de 790 kg, de reboque que chega a 2.500 kg e a de transporte de mercadorias que é de 1.200 litros. Bem trabalhada no interior, onde o conforto desperta as atenções, por fora o visual bonito remete a uma caminhonete marcante pela robustez.
Dentre as diversas qualidades que vão conquistar os consumidores, além de vir como item de série o sistema VtoL(Vehicle to Load), a Shark oferece ainda mais energia por contar com mais três tomadas na caçamba para ligar equipamentos externos. A garantia da Shark é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade conta com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem.