Energia do futuro. Foi o tema da FPT Industrial, marca de
powertrain do Iveco Group, na Fenatran 2022. Na vanguarda da tecnologia, a
marca participou do maior evento do segmento de transportes da América Latina, de 7 a 11 de
novembro, no São Paulo Expo, compartilhando a sua visão revolucionária e
integrada para a transição energética. Desta forma, alia sustentabilidade e soluções
disruptivas para a oferta de acordo com a realidade local.
Pioneira em novos sistemas de propulsão e comprometida com a
meta de carbono zero do Iveco Group até 2040, a FPT apresentou na Fenatran 2022 sua
novíssima divisão ePowertrain com soluções completas em emissão zero.
Novidades
Dentre as novidades apresentadas pela nova divisão da FPT foram
apresentadas o eAxles (eixos elétricos), Central Drives (módulos de transferência
de potência), Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias (BMS);
o XC13, primeiro motor de plataforma multicombustível da FPT Industrial; a nova
geração dos motores das Séries F1, NEF e Cursor para o PROCONVE P8/Euro VI; a
nova versão do motor FPT N67 Natural Gas e o Original Reman, ambos para o
segmento on-road, de comerciais leves, caminhões e ônibus.
“Como parte da propulsão sustentável do futuro, a FPT
Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão
interna, ampliando tecnologias e soluções conforme cada missão”, afirma Marco
Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
A abordagem multienergia considera o protagonismo do diesel
no Brasil e o know-how da marca em aplicações a gás natural e biometano,
complementados com a recém inaugurada planta de ePowertrain em Turim, na
Itália.
ePowetrain: Futuro da mobilidade carbono neutro
A nova planta de e-Powertrain da FPT Industrial é a primeira
fábrica do Iveco Group totalmente livre de carbono, atingindo as metas ao
compensar as emissões de CO2 com a utilização de energia de fontes renováveis e
complementação com créditos de carbono.
Com uma área total de 15.000 metros quadrados, possui três
linhas de produção dedicadas à montagem de packs de baterias, Central Drives e
produção de eAxles para veículos comerciais pesados (HCVs). Funcionando a plena
capacidade, produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 módulos
de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro[1]ônibus e ônibus.
XC13: Plataforma multicombustível
Evolução dos motores Cursor, o XC13 tomou forma na Fenatran.
Do diesel ao gás natural –incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis
renováveis, o motor foi concebido de forma revolucionária, em várias versões,
para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo
final.
A versão movida a diesel oferece o melhor desempenho da
classe, com até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e
+14% de torque em comparação com o atual FPT Cursor 13 no padrão de emissões
Euro VI Step E (Europa). Desta forma o XC13 se posiciona como um dos principais
protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2.
Euro VI: Nova geração de motores pra o Brasil
Como parte das evoluções em emissões para a fase P8 do
Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), a nova geração FPT Euro
VI das Séries F1, NEF e Cursor agrega ainda mais eficiência e desempenho, com
injeção eletrônica Common Rail de última geração e Turbocompressor de Geometria
Variável (VGT), mais robustez e economia, com soluções como o sistema de
pós-tratamento HI-eSCR.
Em comparação ao PROCONVE P7, nível de emissões em vigor, o P8 traz significativas reduções de emissões: +70% de redução de HC (hidrocarbonetos não queimados); +50% redução de MP (material particulado) e +80% de redução de NOx (óxidos de nitrogênio).FPT Cursor 13 Euro VI
FPT N67: Agora para veículos comerciais
Na área de gás natural e biometano, o novo motor FPT N67 NG para veículos comerciais amplia a gama de motores de combustão interna da FPT Industrial. Consagrado em todo o mundo, já equipa no Brasil o New Holland T6 Methane Power – o primeiro trator do mundo movido a biometano –, e também está disponível para aplicações no segmento on-road, de transportes, seja em caminhões como também em ônibus.
O motor entrega o mesmo desempenho de um equivalente diesel,
além de ser compatível com GNL, GNV e biometano. A performance “Diesel Like”
alcança até 280 hp de potência e 1.000 Nm de torque.
Original Reman
Durante a Fenatran, o transportador conheceu também a
sustentabilidade e os benefícios do Original Reman, disponível para comerciais
leves, caminhões e ônibus. A remanufatura dos motores FPT F1A, F1C, N67 e
Cursor 13 entrega desempenho e consumo de motor novo, com menores custos. O
processo certificado pela FPT, com garantia de um ano, aumenta a vida útil dos
motores.
Com desempenho e consumo de motor novo, o Original Reman realiza
a atualização de componentes, proporciona redução do TCO com menor custo de operação e garante a disponibilidade do veículo, sempre apto a trabalhar e gerar receitas.
“A abordagem multienergia é a base da nossa estratégia de
produtos”, explica Rangel. “Com a chegada das soluções de ePowertrain agora produzidos em nossa planta em Turim, complementamos nossa oferta de soluções sustentáveis para movermos, conectados,
a energia do futuro”, completou.