Depois do Fiat Pulse, chegou a vez do seu irmão Fastback vestir a marca esportiva Abarth. O primeiro SUV Coupé da marca italiana acaba de ser picado pelo venenoso escorpião respeitado em todo mundo. O Fastback traz agora o melhor da performance, tecnologia e inovação em um legítimo Abarth feito sob medida para os amantes de velocidade e adrenalina.
A novidade chega ao mercado por R$ R$ 159.990, ocupa o topo da linha do modelo e se torna o segundo SUV Abarth no mundo (a estreia coube ao Pulse).
A marca Abarth retornou ao Brasil em novembro do ano passado na figura do Pulse, tornando o modelo o primeiro SUV no mundo a vestir a marca da esportividade, representada pela figura de um escorpião. É o signo do fundador da marca, Carlo Abarth, piloto de corridas. Antes do Pulse, outros dois modelos ganharam a marca do escorpião: o Stillo, em 2002, com a sua versão mais potente e, em 2014, o icônico 500 Abarth.
Condução apimentada
Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o novo Fastback Abarth ganha direção apimentada, sem perder os traços que fazem sucesso no SUV Coupé. O visual externo e o acabamento interno são nitidamente de um esportivo, mas é sobre o capô que o espírito esportivo ganha vida.
Andamos no SUV Coupé esportivo no Autódromo da Fazenda Capuava e sentimos no pé a força do motor que foi calibrado para impressionar.
Sem opcionais, o Fastback Abarth traz ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1" com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).
Como um autêntico Abarth, a performance do novo Fiat Fastback Abarth é seu ponto alto. Equipado com o motor de maior potência e torque da categoria - 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) e 270Nm, o modelo traz sob o capô o propulsor Turbo 270. Já quando o assunto é aceleração, ele também faz bonito e vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220 km/h (etanol) e a relação peso-potência é de 7,0 kg/cv.
Calibração
Para alcançar essa performance, o Fastback Abarth recebeu uma mexida no conjunto propulsor. Trata-se do mesmo motor turbo da linha convencional, assim como a transmissão, mas calibrados para render o máximo da sua capacidade em menor espaço de tempo.
Desenvolvido sobre a plataforma MLA, passou por ajustes específicos, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes.
Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante, típico de um autêntico Abarth. Já as suspensões garantem mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback).
As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.
O Fastback Abarth tem o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Aliás, comparado com o Fiat Fastback, o Abarth o tempo de resposta é até 49% mais rápido, entregando mais esportividade.
Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais funto-drive.
Botão Poison
Vale dizer ainda que o modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores.
Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio.
As trocas ficaram mais rápidas e faz a redução automática das marchas em frenagem. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.
A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo. Os detalhes esportivos do modelo são percebidos logo de cara, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo.
Os badges Abarth são uma marca registrada e não poderiam faltar também. Assim, estão na lateral e na dianteira do carro. Além disso, a Fiat Flag também pode ser vista na grade, enaltecendo a raiz italiana das marcas Fiat e Abarth.
Aerofólio
O SUV Coupé traz dupla saída de escapamento. Esse detalhe agrega ainda mais personalidade ao veículo. O aerofólio traseiro é outro ponto que chama a atenção. A peça contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica.
O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas. Além disso, o wide blade (friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô) ganhou revestimento em fibra de carbono.
Por dentro, o novo modelo possui elementos que lembram ao motorista que ele está em um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade.
Na versão esportiva, o painel ganhou revestimento que simula fibra de carbono. O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha. Estão ali não apenas como elementos de estilo, mas também traduzindo conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro.
Tecnologias
O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho.
O Fastback Abarth traz tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa. Conta também com paddle shifters ou “câmbio borboleta”.
O cluster digital de 7 polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O Fastback Abarth conta ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo. Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.
Recursos de segurança
A lista com os recursos de segurança é ampla e inclui o ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens são capazes de prevenir ou minimizar impactos em situações de risco, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo.
Além disso, o Fastback com a marca do escorpião conta com o ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas.
O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura. Na lista estão ainda ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.
Preços
Com a chegada do Fastback Abarth, houve um novo posicionamento de preço na gama. O preço sugerido da versão Limited Edition Powered by Abarth foi reduzido em R$ 8.000. Confira abaixo todos os valores:
- Fiat Fastback Turbo 200 AT: R$ 121.990
- Fiat Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990
- Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990
- Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490
- Fastback Abarth: R$ 159.990
Ficha Técnica - Fastback Abarth Flex 1.3 AT6
Motor: Transversal dianteiro, 4 cilindros em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Alimentação: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Vitesco, multiponto e direta
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão: Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,459
2ª – 2,508
3ª – 1,556
4ª – 1,142
5ª – 0,852
6ª – 0,672
Ré – 3,185
Diferencial: 3,683
{Tração: Dianteira
Sistema de freios: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série, a disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante na dianteira e a tambor (diâmetro de 203 mm), refrigerado com regulagem automática
Suspensão dianteira: Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos telescópico
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira: Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes
Amortecedores: Hidráulicos telescópico
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção: elétrica de série com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de giro: 10,9 m
Rodas: Medida: 7,5” x 18” Pneus: 215/45 R18
Peso do veículo: Em ordem de marcha: 1.299kg
Capacidade de carga: 400 kg
Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.425 mm
Largura do veículo: 1.780 mm (s/espelhos) 1.989 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.544 mm
Distância entre-eixos: 2.532 mm
Bitola dianteira: 1.484 mm
Bitola traseira: 1.510 mm
Ângulo de entrada: 20°
Ângulo de saída: 23°
Altura livre entre os eixos: 215 mm
Altura mínima do solo: 187 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Velocidade máxima: 220 km/h (etanol) / 219 km/h (gasolina)
0 a 100 km/h: 7,6 s (etanol) / 8,0 s (gasolina)
Consumo: Ciclo urbano: 10,3 km/l (gasolina) / 7,2 km/l (etanol) Ciclo estrada: 13,1 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)