Impossível não se sentir bem a bordo do Fiat Mobi. Sem muito
embromação para dizer logo que o subcompacto da marca italiana não decepciona
em nada como modelo urbano, fica a dica para quem planeja ter um na sua
garagem. Não fica pensando muito sobre as opções ofertadas no mercado dentro do
segmento dos pequenos adequados para o dia a dia das cidades: O Mobi atende as
expectativas.
Vou logo dizendo que a matéria que você está lendo a
respeito do modelo da Fiat não é paga. É minha opinião, tanto que eu teria um
na minha garagem se minhas necessidades diárias fossem atendidas por um modelo
subcompacto. O Mobi, produzido no complexo industrial de Betim (MG), seria
minha primeira opção no segmento de entrada do mercado.
Caso os olhos mirem para uma versão de visual mais agressivo e apelo off-road, a Trekking, que custa a partir de R$ 72.290, faz bem esse papel. Dentre das estratégias das marcas em oferecer configurações com cara de aventureiras, o Mobi Trekking é cheio de estilo.
Visual
Seus grafismos no capô, na lateral seguindo toda a extensão
das portas, na parte inferior, e a tampa do porta-malas na cor preta, além da
moldura nos paralamas dão um charme todo especial na versão Trekking do Mobi.
Foi exatamente a versão com cara de aventureira que a Fiat
cedeu ao DMAutos para avaliação. Afinal, há uma tendência cada vez mais forte
para a aquisição de modelos urbanos com perfil de trilhas.
No caso, o Fiat Mobi Trekking torna-se uma opção com essas
características. Na nossa avaliação com o modelo cedido pela Fiat, o chão foi o
limite. Saímos do asfalto e percorremos bons trechos de terra nos arredores de
Hidrolândia, município localizado a pouco mais de 30 km de Goiânia.
Na cidade, o Mobi Trekking se mostrou espertinho, fácil de estacionar e bastante econômico. Na terra, rodando em piso molhado, a versão enfrentou situações de lama e cascalho com bastante disposição. Obviamente, os osbstáculos enfrentados não foram os de um legítimo off-road. É preciso entender que o Mobi foi concebido para ser urbano e as aventuras para o modelo são aquelas dentro do razoável.
Motor
O motor 1.0 Fire Evo Flex, aspirado, de 74 cv (etanol), em
boa sintonia com o câmbio manual de cinco marchas, respondeu bem às exigências do
pé no acelerador, com duas pessoas a bordo (motorista e passageiro).
Só pelo exposto acima indico o Mobi como excelente opção de
compra, mas o subcompacto de visual com apelo off-road e que não apresenta
qualquer sinal de preguiça para andar tem outras qualidades.
A versão Trekking chegou ao Mobi na linha 2022 com a ideia
de incrementar o modelo e seguir o mesmo passo de sucesso do seu irmão Argo
Trekking. A novidade foi uma tacada de mestre da Fiat e o Mobi Trekking caiu no
gosto do consumidor, tornando-se uma das versões mais procuradas do subcompacto.
O visual atualizado do modelo 2022 foi mantido na linha 2023.
Na versão Trekking, os novos grafismos em preto com detalhes na cor laranja
ganharam destaque no capô e na parte inferior das portas. No quesito segurança,
o controle de estabilidade e de tração e o assistente de partida em rampa
passaram a ser oferecidos opcionalmente no Pack Safety.
A então recém-chegada versão Trekking deu um empurrão nas vendas do Mobi, em 2022. Foram comercializadas cerca de 73 mil unidades do subcompacto, números que o colocaram como o quinto automóvel mais emplacado do país, ficando atrás apenas da Fiat Strada, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Onix Plus.
Dimensões
Com seus 3,56 metros de comprimento, 1,66 metro de largura,
1,55 metro de altura e 2,30 metros de distância de entre-eixos, o Mobi pesa
apenas 969 quilos na versão Trekking,
sendo um dos carros mais leves do mercado.
O porta-malas do Mobi tem capacidade para 215 litros. É
bastante pequeno. O banco traseiro não é bipartido, o que limita as
possibilidades de rebatimento. O Mobi Trekking traz barras longitudinais de
teto que ampliam a altura e deixam o modelo mais imponente.
A versão com aparência off-road vem com capota bicolor,
calotas escurecidas, retrovisores com pintura black piano, adesivo preto na
coluna do meio do carro e maçanetas na cor da carroceria.
As rodas são de aço estampado com medidas 5.5 x 14 polegadas
com calotas integrais, calçadas com pneus com baixa resistência à rolagem
175/65 R14. O subcompacto tem 19 centímetros de altura livre em relação ao
solo. Seu espaço interno impressiona considerando tratar-se de um modelo
subcompacto.
Internamente, o Mobi Trekking conta com volante multifuncional,
console de teto com porta-objetos, espelho auxiliar e central multimídia
UConnect com tela personalizável sensível ao toque de 7 polegadas, espelhamento
de smartphones com Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, que pode
parear até dois celulares ao mesmo tempo.
A versão Trekking conta também com sensor de pressão dos pneus, porta-malas com tapete em carpete e airbags frontais.
Versão Like
Além da Trekking, o Mobi é oferecido ainda na versão de
entrada Like, ambas equipadas com o mesmo motor 1.0 Fire Evo Flex aspirado com
74 cavalos de potência, com etanol, a 6.250 rotações por minuto e 9,7 kgfm de
torque a 3.850 rpm, sempre associado ao câmbio manual de 5 velocidades.
O modelo subcompacto acelera de zero a 100 km/h em 13,8
segundos e pode chegar a 152 km/h com o mesmo combustível, conforme a informa a
fabricante. O consumo informado pelo Inmetro Mobi é de 13 km/l com gasolina e
de 8,9 km/l com etanol, na cidade, e de 14,1 km/l e de 10,1 km/l,
respectivamente, no rodoviário. Durante avaliação, o consumo foi de 9,3 km/l
com etanol, na cidade, e de 11,2 k/l, com o mesmo combustível, na estrada.
Preços
O Fiat Mobi Trekking parte de R$ 72.290, mas apenas para a
cor Preto Volcano. Nas demais cores o valor sobe um pouco. Por exemplo, nas sólidas
Branco Banchisa e Vermelho Montecarlo, ambas com teto preto, o preço inicial
sobe R$ 850. Na perolizada Cinza Strato, também com teto preto, o aumento é de
R$ 1.290. Na cor metálica Cinza Silverstone, sempre com teto preto, a fatura
aumenta em R$ 1.790.
A versão Trekking pode ser incrementada com três pacotes de
opcionais. O Pack Safety acrescenta controle de estabilidade e de tração e Hill
Holder (assistente de partida em aclive) e custa R$ 700. No Pack Style II, por
R$ 2.200, são incluídos retrovisores externos elétricos com Tilt Down e luzes
indicadoras de direção, sensor de temperatura externa e rodas de liga leve 5.5
aro 14.
O Pack Top agrega faróis de neblina, volante com regulagem
de altura, cintos dianteiros com regulagem de altura, comando interno de
abertura do porta-malas e do tanque de combustível, alarme antifurto e rodas de
liga leve escurecidas, por R$ 3.800.
Ficha técnica: Fiat Mobi Trekking
Motor: 1.0 Fire Evo Flex aspirado, 999 cm³, quatro cilindros,
injeção multiponto
Potência: 74 cavalos com etanol e 71 cavalos com gasolina a 6.250 rpm
Torque: 9,7 kgfm com etanol e 9,3 kgfm com gasolina a 3.250 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Suspensão: dianteira tipo MacPherson, roda tipo independente e molas
helicoidal, traseira tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas
helicoidal
Carroceria: hatch subcompacto com quatro portas e cinco lugares
Dimensões: 3,56 metros de comprimento, 1,68 metro de largura, 1,54 metro
de altura, 2,30 metros de entre-eixos
Peso: 969 quilos
Tanque: 47 litros
Porta-malas: 215 litros