O novo Fiat Pulse Abarth, primeiro SUV da marca esportiva no
mundo, é lançado com preço de R$ 149.990. O
modelo, identificado pelo escudo do escorpião, torna-se referência no mercado com
seu visual esportivo, motor apimentado e direção provocante. Como Abarth, o Pulse
é o SUV compacto mais rápido do mercado na sua categoria, indo de 0 a 100 km/h
em apenas 7,6 segundos e alcançando velocidade máxima de 215 km/h.
Dirigimos o Pulse Abarth no Autódromo de Tarumã, no Rio
Grande do Sul, antes mesmo do seu lançamento oficial. Quer saber como foi? Só
mesmo abordo do esportivo para descrever melhor a sensação de pilotar o “suvizinho”
com DNA de pista Fiat. Visual bonito e motor 1.3 turbo, de 185 cv, calibrado
para condução esportiva, o Pulse Abarth é pura emoção.
Performance
Acelerando como um autêntico Abarth, o Pulse Abarth possui câmbio automático de até seis marchas e é equipado com o motor Turbo 270 com potência de 185 cv e torque de 27,5 kgfm. É o mesmo conjunto do Fiat Fastback, mas com a diferença de ter recebido nova calibração para a máxima performance.
Para o lançamento da marca Abarth no Brasil, houve
investimento em infraestrutura. A rede de concessionárias Abarth foi
dimensionada para ter 60 pontos de vendas (48 já estão operando). A rede criada
para cuidar do esportivo carrega não só o logotipo do escorpião, mas também
toda a identidade visual da marca e uma equipe capacitada para receber os
apaixonados por esportividade.
O Fiat Pulse Abarth é equipado com o motor Turbo 270 e é tão
completo que dispensa opcionais. Ele sai de fábrica reunindo, por exemplo,
conteúdos como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1"
com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência,
freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática
de faróis e alerta de mudança de faixa.
Design
O Pulse Abarth chega
com detalhes em vermelho, cor característica da marca. A começar por uma faixa
lateral, com uma assinatura que traz velocidade e dinamismo. O retrovisor e uma
linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges
Abarth não poderiam faltar e estão presentes tanto na lateral quanto na
dianteira. A Fiat Flag também está presente na grade. Traz ainda rodas de 17”
Racing exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único.
Na parte frontal do SUV há ainda linhas que evidenciam a
musculatura do modelo, como o aplique superior com design de fibra de carbono e
a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência. Também
traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque
frontal mais baixo e largo.
DNA Abarth
Já na parte de trás, traz exclusividade na antena shark
super esportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o
DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e
ronco característico da marca.
A exclusividade de seu DNA envenenado também está marcada no interior escurecido. O imponente símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. Claro que a cor marcante da Abarth - vermelho - não poderia faltar.
Os bancos exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de
braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio.
Evidenciando o acabamento único do SUV há também uma faixa vermelha presente no
painel e a letra "E" do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse
tom.
Para completar, o console central possui aproveitamento
máximo dos espaços, com diversos porta-objetos. Já o cluster digital é
personalizável e traz a mesma estética esportiva Abarth. O modelo está
disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Vermelho e Preto Volcano,
com detalhes externos em vermelho. Já as opções em Vermelho Montecarlo possuem
detalhes em cinza ou preto.
Plataforma MLA
Feito sob medida, o Pulse Abarth foi desenvolvido na
plataforma MLA, com modificações específicas, como nova calibração do câmbio,
que deixam as trocas mais rápidas e esportivas. As suspensões trazem mais
estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes.
A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.
Equipado com rodas mais largas (17”) para mais estabilidade
e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma nova direção, que é mais
direta e precisa. O sistema de freio também foi redimensionado para não perder
seu legítimo DNA Abarth.
Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido
ao novo sistema de exaustão. Para isso, foi realizado um trabalho minucioso
para atingir a afinação perfeita de um som vibrante e empolgante. Como um
esportivo realmente utilitário, ele possui altura de um verdadeiro SUV, com vão
livre do solo de 217 mm.
Pegada esportiva
O SUV de pegada esportiva possui três modos de direção
disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, Manual trazendo
versatilidade e personalidade e o Poison, exclusivo da marca, com resposta
rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive. Aliás, com seu mapa especial do
acelerador é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando
comparado com o modo Normal.
O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.
Ainda conta com uma calibração super esportiva do câmbio,
com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para
auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para
retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos
intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.
Segurança e Tecnologia
Nos quesitos segurança e tecnologia, o SUV esportivo traz
diversos itens de série, que em outros modelos da categoria são oferecidos como
opcionais. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o Connect////Me,
plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O
usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a
localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal
como Alexa ou Google Assistant.
Além disso, o Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas
avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: comutação
automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de
emergência.
Mais conforto
Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir. O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.
O Pulse Abarth também traz paddle shifters, mais conhecidos
como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um
toque, é possível trocar de marcha. O SUV ainda vem com wireless charger
(carregador por indução) para smartphones, cluster full digital 7"
específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na
tela principal, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full
led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento
automático dos limpadores de parabrisa e Keyless Entry'n Go.
Para completar, quando o cliente liga o veículo, há o
welcome movement Abarth no cluster e na tela da central multimídia.
Outros Abarth
A marca já teve dois veículos comercializados no Brasil antes. Em 2002, tivemos a versão mais potente do Stilo e, em 2014, o icônico 500 Abarth. Mas a história da marca é muito mais antiga. Ela nasceu em 1949, com a paixão de Carlo Abarth por corridas, um piloto com o talento de envenenar carros comuns. Desde então, ficou conhecida pela esportividade, performance e experiência única de direção.