A Ford apresentou para a imprensa
o seu tradicional balanço de atividades do ano, destacando as principais ações
realizadas em 2022. Além do lançamento da Maverick, da Ranger FX4 e da Transit
Furgão, a marca anunciou, dentro da sua agenda de eletrificação, a chegada de
três produtos em 2023: a Maverick Hybrid, o Mustang Mach-E e a E-Transit.
Essas, porém, não são as únicas novidades reservadas para o próximo ano.
“Teremos em 2023 os lançamentos
de dez produtos totalmente novos no Brasil, sem mudar o nosso foco em picapes,
SUVs e veículos comerciais, com qualidade e tecnologia global”, disse Daniel
Justo, presidente da Ford América do Sul. Dentre as novidades que virão em 2023
estão também a Ford F-150 e a nova Ranger.
Crescimento
No segmento de veículos
comerciais, um dos pilares do modelo de negócio da marca na região, a Transit
foi a van que mais cresceu no segmento de passageiros e a segunda que mais
avançou entre os furgões. Em 2023, com o objetivo de continuar o crescimento no
segmento de veículos comerciais, a linha será ampliada com a elétrica
E-Transit, que já está rodando em testes com grandes frotistas em São Paulo.
Terá também o lançamento da
Transit Automática, a primeira van automática do mercado, que chega no primeiro
semestre, e da Transit Chassi programada para o segundo semestre de 2023, que
permitirá à Ford competir em um segmento que representa 40% do mercado de vans.
Balanço e venda
O presidente da Ford América do
Sul destacou os resultados financeiros positivos da empresa na região, que já
soma cinco trimestres consecutivos de lucratividade. Esse desempenho, segundo
ele, mostra que a empresa está no caminho certo, com um negócio sustentável
para continuar investindo na satisfação do consumidor com inovação, produtos,
serviços e experiências cada vez melhores.
A previsão da empresa é de
crescimento do mercado automotivo em 2023, chegando a aproximadamente 2,2
milhões de unidades. E o plano da Ford é crescer acima do mercado com a
expansão do seu portfólio de produtos.
“Para a Ford, o nome do jogo em
2023 é crescimento. E, para isso, estamos trazendo esses produtos para competir
em segmentos em que antes não estávamos presentes”, disse Daniel Justo.
Investimento
A marca está investindo forte
também na jornada do consumidor, tanto digital como na rede, que tem hoje 110
concessionárias cobrindo todo o território nacional e passa por um processo de
modernização.
Dessas, 33 já inauguraram o novo
padrão global de identidade da marca, Ford Signature, com instalações modernas
que valorizam a comodidade e a transparência no relacionamento com o cliente. O
moderno depósito de peças em Cajamar, São Paulo, também contribui para agilizar
a entrega de itens no pós-venda.
Entre as conquistas de 2022, Daniel Justo enfatizou o papel do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, que este ano ampliou suas operações com a criação de 500 posições, chegando a mais de 1.500 profissionais atuando em projetos globais de ponta, como carros elétricos, conectados e tecnologias autônomas, de forma totalmente integrada ao ecossistema mundial de inovação da marca.
“O Centro de Desenvolvimento e
Tecnologia da Ford irá gerar este ano uma receita aproximada de R$ 500 milhões
para a empresa, o que é uma prova de que somos competitivos para exportar
inteligência automotiva”, afirmou.
Ford Academy e Ford <Enter>
A empresa inaugurou ainda o Ford
Academy, novo centro multifuncional da marca em São Paulo, e lançou o Ford
<Enter>, programa de capacitação de pessoas de baixa renda para o mercado
de tecnologia.
A Ford reforçou ao mesmo tempo o
seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão com a adesão a vários
fóruns corporativos: os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, o
Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência da REIS, o Fórum de Empresas e
Direitos LGBTI+ e a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero.