A Ford dá seu primeiro passo rumo à eletrificação no Brasil
com o anúncio do lançamento da Maverick Hybrid. Primeira picape híbrida do mercado,
a novidade desembarca no mercado no primeiro trimestre de 2023.
A Maverick com tecnologia híbrida foi apresentada na última
quarta-feira, em São Paulo, durante a inauguração do Ford Academy, no Senai do
Bairro Ipiranga, onde também aconteceu o lançamento do programa social Ford
<Enter>. (https://www.dm.com.br/dm-autos/ford-academy-e-inaugurada-em-sao-paulo-junto-com-o-ford-enter-117084)
Importada do México, a Maverick Hybrid será o primeiro de
três modelos eletrificados que a Ford anunciou para o Brasil ainda em 2023. Os
outros dois são o Ford Mustang Mach-E e o Ford E-Transit, ambos somente
elétricos.
A Maverick eletrificada virá equipada com o motor 2.5 a gasolina. Embora não tenha sido confirmado oficialmente, seu propulsor a combustão deverá render 164 cv e 21,4 kgfm de torque, enquanto o elétrico deverá ter 128 cv e 23,9 kgfm.
A potência combinada será de 193 cv. O câmbio é do tipo
eCVT,com tração apenas dianteira, diferentemente da Maverick a combustão
vendida atualmente no Brasil, que tem tração 4x4. A suspensão traseira será do
tipo independente.
A picape híbrida da Ford, segundo a própria marca, pode fazer até 17,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, além de rodar mais de 800 quilômetros com um tanque de combustível. Já a bateria tem 1,1 kWh. A capacidade de carga é de 689 kg e o peso fica em 1.666 kg - quase 30 kg a mais que a versão Lariat FX, a combustão.
A Ford Maverick Hybrid terá central multimídia com tela de 8
polegadas, 7 airbags, freios a disco, rodas de liga-leve de 18 polegadas e Ford
Pass Connect.
Terá ainda faróis full-LED, alerta de colisão com frenagem
automática, painel de instrumentos com tela de 6,5 polegadas, chave presencial,
partida por botão, Android Auto e Apple CarPlay e vidro traseiro elétrico na
caçamba entre os principais itens.