No ano em que a briga promete ser acirrada no segmento das
picapes grandes, a Ford põe em campo a norte-americana F-150, modelo mais
vendido naquele mercado há mais de 40 anos. Importada do Mexico, a “grandona” da Ford já
está no Brasil mirando a Ram, até então sem concorrente à altura, e espera agora
a grandona Chevrolet Silverado.
Os preços praticados na pré-venda da Ford F-150 já foram reajustados. Quem pagou R$ 470 mil na versão com perfil esportivo Lariat FX4 agora vai ter que desembolsar R$ 479.990. A versão de luxo Platinum FX4, inicialmente vendida por R$ 490 mil, passa a custar R$ 509.990 mil.
O motor Coyote 5.0 V8, o mais potente da categoria, é o
mesmo que equipa o superesportivo Mustang. Na F-150, porém, ele foi recalibrado
para se adequar ao perfil da picape e rende 405 cv contra os 483 cv do Mustang.
O torque de 56,7 kgfm é o mesmo do Mustang, mas seu tempo de pico na picape é
mais esticado.
Câmbio exclusivo
A Ford F-150 é também a única com transmissão automática de
10 marchas e vem com pacote off-road completo, incluindo tração 4x4, bloqueio
eletrônico do diferencial e oito modos de condução. O valente conjunto
propulsor, movido apenas a gasolina, leva a F-150 ao consumo de 6,3 km/l na
cidade e 8,6 km/l na estrada.
A nova picape estreia no Brasil o sistema multimídia e de
conectividade SYNC 4 de nova geração. Seu processador ficou duas vezes mais
potente, melhorou a interface, os gráficos e a
fluidez, além de passar a se comunicar mais fácil com o usuário. Seus
novos recursos são a tela de 12 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem
fio, reconhecimento de voz, comandos de iluminação 360º e o assistente de
trailer e segurança.
A F-150 não esqueceu o moderno sistema de conectividade Ford Connect. O sistema oferece travamento e destravamento remeto, partida remota com climatização, parida remota agendada, alertas de acionamento do alarme e de funcionamento, status do veículo (autonomia e odômetro), sistema de localização, pressão dos pneus e proteção de dados (privacidade do consumidor).
Sua caçamba, com capacidade para 1.370 litros, conta com
revestimento protetor especial, tampa com acionamento elétrico, escada de
acesso, iluminação em LED e tomada de 110 V. Ela também é capaz de rebocar
3.515 kg e já vem com preparação para engate, controle de freio e de oscilação
e assistente de manobras.
Visual esportivo
A versão Lariat da F-150, de visual mais esportivo, traz detalhes externos escurecido, como as rodas, grade e maçanetas e destalhes em tom avermelhado no interior. A versão de luxo Platinum exibe elementos cromados na carroceria e apliques em tom terroso na cabine, além de detalhes exclusivos como o oval Ford prateado no volante.
A Platinum traz ainda uma mesa de apoio no console, com
manopla do câmbio rebatível, e estribo com acionamento elétrico. Faróis de LED,
rodas aro 20 com pneus Hankook 275/65 R20 todo-terreno e sistema de som da
B&O são de série em ambas as versões.
Teste
Andar na gigante F-150 foi uma experiência quase que de
tirar o fôlego. Integrei um grupo de jornalistas automotivos convidados pela
Ford para andar na picape na pista de testes da marca, em Tatuí, interior de
São Paulo. A versão topo Platinum, que se destaca pelo gosto americano do
cromado em vários detalhes, como rodas, grade, maçanetas retrovisores e
ganchos, foi a escolhida.
Durante praticamente um dia inteiro, a F-150 foi colocada à
prova rodando na pista de asfalto e terra, além de poder conhecer o sistema de
tração de reboque, controlado por um botão no painel e controlado visualmente
pela câmera traseira, de altíssima resolução, espelhada na tela do multimídia
de 12 polegadas.
Na pista de asfalto, o motor Coyote 5.0 V8, a gasolina, que rende 405 cv na picape. Andou o suficiente para mostrar que a F-150 não impressiona apenas pelo visual imponente do design e pelo tamanho da carroceria. Ajudado também pela grade aerodinâmica ativa, o consumo oficial já mencionado não foge ao padrão de uma picape com tanta força e desempenho.
Ronco esportivo
A resposta com o pé no acelerador diante de toda a potência
e do torque de 56,7 kgfm, cola o corpo no banco. O ronco esportivo do motor
Coyote, muito parecido com o do Mustang, soa como um genuinamente esportivo nos
ouvidos. O conjunto propulsor leva a F-150 de 0 a 100 km/h em apenas 7,1s. No
Mustang Mach 1, com 483 cv, são necessários apenas 4,3s.
Diferente do Mustang, a transmissão automática de 10
velocidades faz as trocas de marchas mais longas. A reação menos poderosa do
conjunto motor e o câmbio trazidos do Mustang é consequência da calibração
feita para a melhor adequação à finalidade de uso da picape F-150. Nem por
isso, deixou de ter uma pegada com performance bem apimentada.
Saindo do teste on-road partimos para o off-road, também dentro do campo de provas da Ford. Dos oito modos de condução que a F-150 oferece, utilizamos o escorregadio e o areia para enfrentar com mais segurança os trechos de cascalho e arenosos.
Mesmo enfrentando pisos irregulares, o conforto interno não foi prejudicado, o que deve ser creditado à suspensão independente Double Wishbone na dianteira e eixo rígido com feixes de molas na traseira.
Tecnologias
As tecnologias colocadas à prova estiveram o tempo todo muito ativas, principalmente nas curvas com cascalho. Os controles de tração e estabilidade não dormiram um milésimo de segundo sequer. O que o braço não segurou, o sistema agiu com muita eficiência. A picape é generosa na aptidão para fora de estrada, dispondo de protetores inferiores, amortecedores otimizados para cada tipo de piso e bloqueio de diferencial eletrônico.
O modo de condução escolhido faz todos os ajustes de
suspensão e direção automaticamente para cada tipo de piso. Além dos que
lançamos mão durante a experiência na direção da F-150, a picape grande da Ford
dispõe ainda dos modos normal, eco, esportivo, lama/terra, rocha e reboque. São
quatro tipos de tração: 4x2, 4x4 A, 4x4 H e 4x4 L.
A caçamba da F-150 tem escada de acesso, tomada 110V (400W), iluminação Led, nichos com trava, protetor Spray-In e abertura e fechamentos por acionamento elétrico, com capacidade de 1.370 litros. Na Platinum a capacidade de cara é de 681 kg, menor do que os 728 kg da versão Lariat. Isso ocorre por conta da quantidade maior de acessórios da Platinum.
Tivemos também a experiência com o Pro Trailler. O sistema que atua como assistente de reboque na F-150 é controlado por um botão no painel. Após reconhecer todas as características do reboque, como tamanho, peso e altura, todo o controle de estacionamento é feito, sem as mãos no volante, girando o botão e visualizando a ampla tela, onde um pêndulo mostra o alinhamento do reboque.
O conforto e o espaço interno chamam a atenção. Olhando por fora,
as dimensões da picape não escondem seu tamanho. Por dentro, o espaço
impressiona muito mais. Sentado no banco do motorista a F-150 se agiganta ainda
mais. Os passageiros do banco traseiro não têm do que reclamar.
O conforto e as tecnologias de comodidade estão em todos os detalhes da F-150. Por exemplo, a altura dos pedais pode ser feita por ajustes elétricos com memória, assim como a altura e profundidade do volante e os bancos (o do motorista em 10 posições e o do passageiro em oito posições).
É de série na versão Platinum o rebatimento da manopla do câmbio, permitindo que console se transforme em uma superfície de apoio. Também é de série nessa mesma versão os estribos laterais elétricos, enquanto na versão Lariat são fixos.
Segurança
Nos quesitos de segurança, a Ford F-150 conta, além de oito airbags, com piloto automático adaptativo, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, assistente de descida, assistente em cruzamentos, sistema de monitoramento de ponto cego, com cobertura de reboque e câmera traseira com detecção de objetos.
Conclusão: Conduzir a F-150 requer cuidados. A picape é grande e o motor exageradamente bruto para andar. Portanto, segue o conselho: antes de querer “sentar” o pé no acelerador, pega as manhas primeiro. A picape da Ford que os americanos apreciam bastante pela sua robustez, desempenho, conforto e capacidade de reboque tem que ser respeitada.
Galeria: Ford F-150 Platinum FX4
Galeria: Ford F-150 Lariat FX4