Home / DMAutos

DMAUTOS

Ford Focus deixa de ser produzido e não terá sucessor

Modelo sairá do mercado global após quase 30 anos; fábrica será transformada em centro logístico

Imagem ilustrativa da imagem Ford Focus deixa de ser produzido e não terá sucessor

O Ford Focus, um dos modelos mais emblemáticos da montadora, terá sua produção encerrada definitivamente nos próximos meses. A decisão foi confirmada pela própria empresa, reiterando um anúncio feito anteriormente pelo sindicato alemão IG Metall. A última unidade do hatch médio sairá da linha de montagem no dia 30 de novembro.

Especulava-se que a Ford poderia reconsiderar a descontinuidade do Focus no mercado europeu, adotando uma estratégia semelhante à da Volkswagen com o Polo. No entanto, a montadora manteve seu planejamento inicial, encerrando sua participação no segmento de hatchbacks médios. O modelo seguirá o mesmo destino do Fiesta, que teve sua produção encerrada em 2023, após quase cinco décadas de vendas.

No Brasil, o Ford Focus chegou ao mercado no ano 2000, sendo fabricado na Argentina e comercializado nas versões hatch e sedã. O modelo deixou de ser vendido no país em 2019, sem um substituto direto. Durante sua trajetória, foi um dos principais representantes da marca e competiu diretamente com Volkswagen Golf, Fiat Bravo e Chevrolet Cruze Sport6, entre outros.

Ford altera portfólio e foca em novos segmentos

Com o fim do Focus, a Ford encerrará a produção de carros de passeio tradicionais na Europa. O portfólio da montadora passará a ser composto exclusivamente por SUVs, veículos comerciais, elétricos e modelos de nicho, como o Mustang. A decisão de descontinuar o hatch ocorreu em meio ao otimismo em torno da eletrificação. Mesmo com a recente desaceleração da demanda por veículos elétricos, a montadora optou por manter seus planos.

Outro fator determinante foi a queda na demanda por hatchbacks médios. Em 2024, o Focus registrou 85.118 unidades vendidas na Europa, representando uma redução de 15% em comparação ao ano anterior. No mesmo período, a Ford comercializou 461.291 veículos no continente, uma retração de 16% em relação a 2023.

Fábrica na Alemanha será convertida em centro logístico

Com o encerramento da produção do Focus, a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, deixará de produzir veículos e será transformada em um centro de serviços e logística. Atualmente, essa unidade é a única responsável pela montagem do modelo no mundo, após o encerramento da fabricação na Argentina em 2019 e na planta de Chongqing, na China, no ano passado.

Nos últimos meses, a Ford tentou vender as instalações de Saarlouis, mas não encontrou compradores interessados. A fábrica, em operação desde 1966, é uma das mais antigas da montadora na Europa. Como parte de seu plano de investimentos, a empresa decidiu priorizar as unidades de Valência, na Espanha, e de Colônia, também na Alemanha.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias