A Ford prepara o lançamento da versão atualizada do sistema
de direção sem mãos BlueCuise. O sistema, que está conquistando cada vez mais
adeptos na América do Norte, receberá em breve a versão BlueCruise 1.2, com
novos recursos. Hoje, mais de 114.000 clientes já adotam a tecnologia. Ela permite
conduzir o veículo de forma semiautônoma, sem as mãos no volante, em mais de
200 km de rodovias do continente identificadas como “Hands-Free Blue Zones”.
O BlueCruise 1.2 traz três novos recursos: assistente de
mudança de faixa, sistema de reposicionamento na faixa e assistente preditivo
de velocidade. O assistente de mudança de faixa facilita as ultrapassagens e é
acionado quando o motorista toca na seta. Ele anuncia a manobra por viva-voz e
pode até sugerir a troca para uma faixa mais livre em tráfego lento.
O assistente preditivo de velocidade ajusta suavemente a
velocidade do carro ao se aproximar de uma curva fechada e avisa o motorista
com antecedência do que há pela frente. Já o sistema de reposicionamento na
faixa muda sutilmente a posição do veículo, especialmente ao se aproximar de
veículos maiores, para aumentar a margem de segurança.
Sensores e alertas
O BlueCruise vem como item de série nas versões atuais da
F-150 e do Mustang Mach-E, além de modelos da Lincoln nos EUA. Ele também pode
ser instalado em versões anteriores desses veículos equipadas com tecnologias
de assistência ao motorista, por meio de atualização de software. Em ambos os
casos, é preciso aderir a um plano de serviço que inclui atualizações regulares
de mapas.
Essa tecnologia é classificada como assistência ao motorista
de Nível 2 da SAE. Ela comanda automaticamente a direção, o acelerador e os
freios do veículo, mas o motorista deve manter a atenção na pista e estar
pronto para assumir o volante em caso de necessidade. Mais de 67 milhões de
quilômetros já foram rodados com o seu uso desde o lançamento, em 2021.
Ao identificar uma estrada pré-qualificada, o BlueCruise
confirma se as linhas da pista estão visíveis e se o motorista mantém os olhos
na estrada antes de ativar a direção sem as mãos. Para mostrar que o sistema
está ativo o painel exibe mensagens animadas e uma iluminação azul – visível
até para pessoas com daltonismo. E se o motorista precisar retomar a atenção ou
o controle do veículo, a câmera e os sensores disparam um alerta visual e
sonoro.
Melhorias
Os engenheiros da Ford continuam a refinar o desempenho, o
visual e os sensores do BlueCruise para oferecer uma experiência cada vez mais
próxima da direção humana, melhorando também os mapas com atualizações na
nuvem.