Ford lança a nova geração da Ranger 2024. Renovada de ponta
a ponta, imponente, mais segura e tecnológica, a picape média da marca,
fabricada na Argentina, ganhou mais resistência com novo chassi e a nova
suspensão. Além disso, cresceu de tamanho e ficou mais moderna no visual externo
e no interior. Sem falar no interessante
motor 3.0 V6, que rende 250 cv de potência, equipando as versões mais completas
XLT e Limited.
O lançamento da nova Ford Ranger esquenta ainda mais a disputa no segmento das picapes médias da Brasil. A picape da nova geração da Ford é simplesmente a melhor de todas as Ranger já lançadas no mercado. Ela foi desenvolvida com o propósito de redefinir o segmento e pode tirar o sono das concorrentes diretas Toyota Hilux e Chevrolet S10.
O modelo da Ford deu um salto em qualidade e apelou feio no desempenho do novo motor 3.0 V6 de 250 cv de potência e da nova transmissão automática de 10 velocidades, somado ao recheado pacote de tecnologias de segurança, conectividade e comodidade. O visual é bastante atraente pela modernidade e robustez, somado à generosidade do espaço interno, do requinte e dos itens de comodidade.
Mostrada à imprensa especializada na Argentina, local da sua
produção, a Ranger 2024 causou boas impressões por conta da ampla renovação
visual, mecânica e tecnológica, além do conforto. A nova picape da marca
começou a se impor logo nas primeiras 24 horas de pré-venda no Brasil e na
Argentina, com a comercialização de 2.000 mil unidades.
Novidades
A nova Ford Ranger chega ao mercado brasileiro em cinco versões, duas motorizações, três transmissões e a inédita tração 4WD. Estão sendo comercializadas por enquanto apenas as versões Limited e XLT, com motor¨3.0 V6, turbodiesel de 250 cv e 61 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 10 velocidades, a mesma que equipa a picape grandona F-150 e o superesportivo Mustang.
Versões mais completas da linha, a Limited está sendo
vendida por R$ 319.990 e a XLT por R$ 289.990. Até o dia 26 próximo as vendas
serão direcionadas apenas aos clientes da marca. Ainda sem preços definidos, a
partir de setembro chegam as versões XLS nas configurações 4x4 e 4x2 e XL 4x4,
todas equipadas com motor 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 41 kgfm de torque.
As XLS 4x4 e 4x2 virão equipadas com transmissão automática
de seis velocidades, enquanto a XL, destinada ao trabalho, virá com transmissão
manual de seis marchas. Toda a linha tem cabina dupla, mas a Ford não descarta
o lançamento futuro de uma configuração também com cabina simples voltada para
o trabalho.
Disputa forte
A Ford Ranger 2024 mostrada na Argentina é, sem dúvida, não só a mais bonita, mas também a mais eficiente. A marca desenvolveu a nova picape para brigar com toda a força com a Toyota Hilux e a Chevrolet S10, suas principais concorrentes no mercado.
“A Ford é a maior autoridade mundial em picapes e usou toda
a sua experiência de mais de 100 anos à frente do segmento para a criação da Nova
Ranger”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. “É uma picape
feita sem concessões, que inova em todos os atributos e na proposta de mercado
para ser a referência da categoria e reforçar o seu papel como principal
produto do nosso portfólio na região.”
Itens exclusivos
A nova Ranger foi desenvolvida sobre uma nova plataforma,
com chassi maior e mais robusto. A carroceria ganhou visual com linhas modernas
e musculosas, em perfeita harmonia com frente imponente e os faróis de LED em formato
de C. As mudanças seguem o estilo icônico da família de picapes da Ford.
O interior da nova Ford Ranger traz um acabamento refinado e superior na categoria, com bancos de couro e ergonomia exemplar. Ela é a única a oferecer painel de instrumentos configurável com tela LCD de 8” ou 12,4”, multimídia de 10” ou 12” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador por indução e piloto automático adaptativo com stop & go.
A Ranger da nova geração oferece um conjunto de tecnologias
inédito na categoria. Alguns itens são o piloto automático adaptativo com stop
& go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente
autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de
manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa,
assistente de cruzamentos e câmeras 360°.
Tecnologias
A picape também é a primeira capaz de receber atualizações à distância (tecnologia OTA – “Over the Air”) para o aprimoramento contínuo de sistemas do veículo. Esse avanço vem da sua nova arquitetura elétrica totalmente conectada, com 36 módulos que trocam informação de forma integrada.
Outras inovações exclusivas na categoria são o sistema de
tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, a suspensão com amortecedores
traseiros externos à longarina e curso ampliado, a direção elétrica ativa, o
câmbio eletrônico E-shifter, o farol alto automático, o freio de estacionamento
eletrônico e os modos de condução inteligentes.
Os freios também foram aprimorados, com discos ventilados
nas quatro rodas, e a capacidade de reboque é de 3.100 kg, com estrutura e kit
de preparação elétrica já incluídos. O ângulo de ataque ampliado para 30º
contribui para um desempenho off-road ainda melhor. A picape é disponível nas cores
perolizadas Laranja Jalapão, Azul Belize, Preto Gales e Cinza Moscou; a
metálica Prata Geada: e as sólidas Branco Ártico e Vermelho Bari.
Ranger XLT
A Ranger XLT é equipada com motor diesel V6 3.0, transmissão automática de 10 velocidades, tração 4WD, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, câmbio eletrônico E-Shifter, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres e sete airbags.
Externamente, vem com rodas de liga leve de 17”, pneus
255/70 AT, faróis de LED com alto automático, faróis de neblina em LED, estribo
plataforma e retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico. A caçamba é
equipada com trava elétrica e iluminação.
Na cabine, além de painel de instrumentos digital com tela
de 8” e central multimídia SYNC 4 com tela touch de 10” e comandos de voz, tem
bancos de couro com ajuste elétrico em oito posições para o motorista, volante
revestido em couro com ajuste de altura e profundidade e espelho retrovisor
eletrocrômico.
Versão topo da linha, a XLT traz ainda reconhecimento de
sinais de trânsito, sensor de chuva, controle automático em descidas, sensor de
estacionamento dianteiro e traseiro e quatro modos de condução (Normal, Eco,
Escorregadio, Rebocar/Transportar), além de controle de estabilidade e outros
equipamentos já oferecidos na geração anterior.
Ranger Limited
A versão Limited, por sua vez, tem o mesmo conjunto mecânico da versão XLT. Ela se diferencia visualmente da XLT pelo santantônio estilizado e molduras dos para-lamas na cor do veículo, rodas de liga leve de 18” com pneus 255/65 AT, bagageiro de teto, lanternas traseiras de LED e protetor de caçamba.
Na cabine, além de central multimídia com tela vertical de
12”, vem com ar-condicionado dual-zone, descansa-braço traseiro e chave com
sensor de presença e partida sem chave. Traz também navegador off-road, dois
modos adicionais de condução (Lama/Terra e Areia) e monitoramento de pressão
dos pneus.
A Ranger Limited dispõe ainda de um kit opcional que
acrescenta painel de instrumentos digital de 12,4”, rodas de liga leve de 20”,
pneus 265/55 All Season e as tecnologias de assistência mais avançadas do
mercado.
Pagando R$ 20.000 a mais, esse pacote inclui também piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem e alerta de tráfego cruzado em marcha a ré, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°.
Ford Ranger 2024 – Versões e equipamentos
XL 4x4 MT6 – (Chega em Setembro)
Motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm
Câmbio manual de 6 marchas
Tração 4x4 com reduzida
Diferencial traseiro blocante
Rodas de aço de 16" com pneus 255/70
7 airbags
Direção elétrica
Ar-condicionado
Vidros dianteiros e traseiros elétricos
Coluna de direção com ajustes de altura e profundidade
Piloto automático
Acendimento automático dos faróis
Painel de instrumentos com tela de 8"
Multimídia SYNC 4 com tela de 10" com espelhamento sem fios e assistência
de emergência
FordPass com alertas sobre o veículo, vida útil de óleo e localização
Faróis halógenos com luzes diurnas
Retrovisores elétricos
Bancos em tecido
Assistente de partida em rampas e controles de tração e estabilidade
Limitador de velocidade
Controle de descida
Alarme
Provisão elétrica de reboque
Ford Ranger XLS 4x2 AT6 – (Chega em Setembro)
Todos os equipamentos da XL e mais:
Transmissão automática de 6 marchas
Tração 4x2
Rodas de liga-leve de 17" com pneus 255/70
Parachoques na cor do carro
Saídas de ar-condicionado para o banco traseiro
Carregador de smartphone por indução
Partida remota do motor com agendamento
Seletor de modos de condução (Normal, Eco, Rebocar e Escorregadio)
Câmera de ré
Sensor de estacionamento traseiro
Faróis fullLEDs
Faróis de neblina halógenos
4 entradas USB
Ford Ranger XLS 4x4 AT6 – (Chega em Setembro)
Todos os equipamentos da XLS 4x2 e mais:
Tração 4x4
Pneus de uso misto
Ford Ranger XLT 3.0 V6 AT10 4WD
Todos os equipamentos da XLS 4x4 e mais:
Motor V6 3.0 turbodiesel de 250 cv e 61,2 kgfm
Câmbio automático de 10 marchas
Tração 4x4 com modo automático, reduzida e bloqueio de diferencial traseiro
Bancos em couro premium
Banco do motorista com ajustes elétricos
Volante com revestimento premium
Seletor de marchas E-Shifter
Retrovisores externos com rebatimento elétrico
Estribo lateral plataforma
Sensor de chuva
Comandos por voz
Freio a disco nas 4 rodas
Freio de estacionamento eletrônico
Start-Stop
Alerta de colisão com frenagem automática e detecção de pedestres
Frenagem pós-colisão
Reconhecimento de sinais de trânsito
Sensor de estacionamento dianteiro
Farol-alto automático
Faróis de neblina em LEDs
Retrovisor interno fotocrômico
Caçamba com iluminação e trava elétrica
Ford Ranger Limited 3.0 V6 AT10 4WD
Todos os equipamentos da XLT e mais:
Rodas de 18" com pneus 255/65
Santantônio na cor do carro
Bagageiro no teto
Lanternas em LEDs
Molduras laterais na cor do carro
Protetor de caçamba
Multimídia com tela de 12"
Ar-condicionado automático de duas zonas
Chave presencial com partida remota
Seletor de modos de condução (Normal, Eco, Rebocar, Escorregadio, Lama, Areia)
Descansa-braço traseiro
Monitor de pressão dos pneus
Opcionais da Limited
Rodas de 20" com pneus 265/55
Painel de instrumentos de 12,4"
Piloto automático adaptativo com stop and go
Câmeras 360º
Alerta de tráfego cruzado em marcha ré com detecção de pedestres
Monitor de ponto-cego
Assistente de permanência e centralização em faixas
Assistente de manobras evasivas
Assistente de cruzamentos